20/09/2021 às 17h17min - Atualizada em 20/09/2021 às 17h25min

N1 IT lança programa de conscientização profissional com foco em LGPD

Security Awareness Training, idealizado pela empresa do Grupo Stefanini, promove capacitação em segurança digital e orientação para que colaboradores que atuam no mercado corporativo possam acompanhar os pontos cruciais da nova legislação

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
O tema LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem sido amplamente difundido e, mais ainda, está na pauta do dia tanto no mercado corporativo como no campo pessoal, afinal, toda a sociedade é impactada com as determinações da nova lei que regulamenta nossos dados (nome, CPF, endereço). E como as empresas e instituições estão lidando com essa movimentação que trará relevantes medidas em vários patamares, especialmente, no mundo dos negócios?
Pensando nos desdobramentos e na necessidade de todos estarem afinados com o devido conhecimento e aprofundamento nesse assunto, a N1 IT, empresa do Grupo Stefanini, desenvolveu o Security Awareness Training (SAT), novo programa de capacitação em segurança digital, alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O SAT é um treinamento direcionado para ser aplicado aos colaboradores de empresas que precisam atuar de acordo com as exigências da nova legislação. A LGPD assegura sobre o uso, o armazenamento e a proteção de dados das pessoas. E, desde agosto deste ano, a lei passou a penalizar, com advertência ou multas elevadas, as empresas que descumprirem alguma das normas vigentes.
Um dado relevante que aponta para essa premissa das corporações é que 54% dos ataques nas empresas acontecem por conta de pessoas e, com essa realidade, é essencial treinar, conscientizar, explicar conceitos da nova Lei para todos os colaboradores, e não somente para equipes de TI e do board. Esses dados foram levantados pela Ponemon Institute e a nCipher Security e divulgados no "Estudo de Tendências Globais em Criptografia 2020".
Embora já esteja a plenos pulmões e em vigor, pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral aponta que 40% das empresas ainda não estão adaptadas às exigências da LGPD. A LGPD funciona como um instrumento jurídico necessário no desenvolvimento da rede. Atualmente, as pessoas confiam uma série de dados pessoais em diversas plataformas, seja num simples cadastro para acessar conteúdo de um site ou ao fornecer o CPF para ter desconto em uma loja, como uma drogaria, por exemplo. Os limites impostos pela LGPD aos detentores destes dados são essenciais pois, cientes que podem sofrer punições decorrentes de vazamentos ou uso indevido de informações pessoais, empresas privadas e órgãos públicos precisarão agir com a máxima cautela.
É nesse contexto que a N1 IT, consultoria em TI especializada em serviços na nuvem e em segurança digital com mais de 11 anos no mercado, colocou no ar o programa SAT para orientar os colaboradores de empresas e de suas equipes a se manterem alinhados com as diretrizes da LGPD e que possam extrair todo o conhecimento abrangente e suas implicações para estarem em dia com a nova legislação. "É de fundamental importância colocar seus executivos diretos em consonância com essa nova adaptação. É uma forma de mostrar aos seus clientes que a organização zela pelos dados das pessoas e o quanto está atenta para as mudanças que ocorrem no cenário digital", explica Shirley Fernandes, diretora Comercial da N1 IT.
O SAT é um desenvolvimento do Partner Coaching Program (PCP), responsável por treinamentos especializados e reconhecido no Brasil e na América Latina. Além disso, o PCP atua em conjunto com diversos parceiros conceituados de companhias como a Κaspersky, Microsoft, Ingram Micro Brasil e Scansource Brasil. A capacitação está estruturada em três etapas que vão do básico ao avançado, por meio de videoaulas que podem ser assistidas no momento que estiver disponível. Ou seja, é uma grande oportunidade de preparar a equipe para lidar como esse novo cenário das regras e normas de proteção e segurança de dados digitais.
Dentro do treinamento proposto pelo SAT, é possível se aprofundar e adquirir essa conscientização profissional voltada especificamente para os detalhes da LGPD. Entre as diversas abordagens, serão destacadas as boas práticas de segurança, como entender os riscos e como se prevenir, tanto em ambiente pessoal, quanto corporativo.
Para mais informações, acesse https://tecnologia.n1it.com.br/programa-de-conscientizacao-profissional
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%