Toda empresa está sujeita a ser vítima de fraudes e irregularidades. Embora seja uma situação grave, é infelizmente mais comum do que se imagina.
Para tomar medidas efetivas para prevenção e combate a esse problema, é importante conhecer o perfil do fraudador, saber que tipos de ações são as mais comuns, os sinais de alerta e as ferramentas de proteção, sendo o Canal de Denúncia a mais importante delas.
A fraude caracteriza-se por um ato de má-fé, com intenção de prejudicar alguém e/ou se beneficiar indevidamente. Dentre os vários tipos, destacam-se:
Esses atos causam grandes prejuízos financeiros e de reputação para as empresas.
Ainda que as fraudes possam ser cometidas por qualquer pessoa, é possível delimitar um padrão de comportamento e um perfil consistente da pessoa que geralmente se envolve neste tipo de ato.
Por isso, fique atento aos sinais de alerta.
A Consultoria de Negócios KPMG realizou uma pesquisa inédita sobre o perfil do fraudador no Brasil e aponta algumas possíveis características.
Os atores principais das fraudes são, em geral:
Ele é, além disso, um especialista ou coordenador/gerente, alocado na área de operações, comercial ou gestão — em geral, sempre ocupando alguma posição elevada, ocasião que permite a ele o conhecimento sobre o trânsito de informações e os “caminhos” para cometer as fraudes.
Quanto aos motivos pelos quais essas pessoas se envolvem nesses atos, somos surpreendidos: a intenção de obter, estritamente, um “ganho pessoal” não é o principal motivador.
Em vez disso, “atingir metas corporativas” ficou em primeiro lugar (38%) e “acobertar um erro” em segundo (31%), seguido de “obtenção de ganhos pessoais” como a terceira principal causa (27%).
Os fraudadores também costumam ter um padrão de comportamento que se manifesta em alguns sinais.
Chama a atenção o estabelecimento de relações atípicas com terceiros (43%), o estilo de vida (roupas, bens, viagens, etc.) incompatível com sua remuneração e ter dívidas excessivas (25%).
No contexto brasileiro, as fraudes mais frequentes são as que envolvem conflitos de interesses (68%), roubo de ativos (52%), adulteração de documentos (49%) e, por último, manipulação (violação ou vazamento) de dados e informações (24%).
Esses são, assim, os traços de perfil e sinais presentes no comportamento geral do fraudador brasileiro.
Conhecer esses padrões pode ajudar a identificar qualquer movimentação suspeita. Contudo, se ater somente a esses aspectos não é o suficiente.
Para se precaver eficientemente contra essas e outras irregularidades, devem-se utilizar também os protocolos e as ferramentas capazes de detectar as fraudes.
Além de diagnosticar as possíveis fraudes dentro da organização, é essencial compreender as ferramentas e processos que podem preveni-las e auxiliar a enfrentá-las.
A KPMG elencou os principais meios de detecção de fraudes:
Ocupando o primeiro e o segundo lugar no ranking de meios de detecção, as denúncias anônimas (72%) e nominais (40%) são o principal veículo para identificação de fraudes, seguidos da auditoria interna (33%), e controles internos (31%).
Como o gráfico deixa claro, a atenção ao Canal de Denúncias pode ser definitiva para a detecção e, consequentemente, combate às fraudes.
Esses dados revelam a potência dessa ferramenta enquanto uma poderosa aliada das empresas.
O Canal de Denúncias é uma plataforma importantíssima para organizações de todas as naturezas, tamanhos e segmentos — com eficácia comprovada e, agora, demandado por lei.
Ele visa proteger a empresa e seus colaboradores, inibindo e combatendo todos os tipos de irregularidades.
Condutas indevidas no ambiente de trabalho, incluindo as fraudes, são realidades, e causam prejuízos nos resultados e na imagem da organização.
Como fica explícito com os dados trazidos acima, ter um Canal de Denúncias deve ser uma prioridade, principalmente quando o objetivo é inibir fraudes.
Adicionalmente, desde setembro de 2022, com a Lei 14.457, a ferramenta torna-se obrigatória para todas as empresas que possuem CIPA, como forma de reforçar as políticas de cuidado ao trabalhador e combate ao assédio.
Assim, com o Canal de Denúncias, sua empresa fica protegida e evita as consequências negativas decorrentes de potenciais condutas indevidas.
Sobre a Contato Seguro
Criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato Seguro é uma empresa pioneira no oferecimento de uma solução terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e comunicação sobre a plataforma.
O Canal está presente, hoje, em mais de 1.500 empresas de 37 países diferentes e atende em 12 idiomas.
Para mais informações, entre em contato via site, e-mail ou telefone:
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