20/10/2021 às 14h25min - Atualizada em 21/10/2021 às 00h00min

O que é análise SWOT e por que sua empresa deve fazer

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O sucesso de um negócio depende muito das estratégias adotadas em sua administração, seja focado no intuito de otimizar as vendas, alcançar novos públicos ou qualquer que seja o seu objetivo. Uma análise SWOT permite identificar melhores técnicas nesse sentido.

 

Isso ocorre porque o mercado não é de fato uma estrutura estável, se encontrando em completo processo de atualização, adaptando-se às novas necessidades do público, que surgem como resultado das mudanças que ocorrem na sociedade.

 

Como o avanço das tecnologias de informação, que aliadas ao uso da internet fizeram com o que consumo de conteúdo não só se expandisse, como se tornasse uma das principais atividades do ser humano em relação às plataformas digitais.

 

Reagindo a isso está também o mercado comercial, com as compras em sites virtuais tornando-se um dos principais meios de consumo dos clientes, vide a praticidade que esses estabelecimentos digitais trazem para as atividades de compra dos consumidores.

 

Junto a isso existe também o mercado de serviços, no qual encontrar uma empresa de informatica SP se torna uma atividade muito mais simples de realizar, permitindo entrar em contato com essas companhias, além de compará-las com os seus concorrentes.

 

Essas mudanças constantes faz com que as empresas também necessitem de modificações constantes, para responder às vontades do público e ao mesmo tempo destacar o seu maior potencial no mercado competidor, como uma opção de prestígio.

 

O marketing existe justamente para estudar o mercado e desenvolver novas estratégias, de forma a aprimorar as suas ações nesse sentido, apresentando técnicas capazes de não só manter o seu negócio como algo de valor, mas também com a possibilidade de crescer.

 

Como na utilização de um software para gestão de logistica e frete, de forma a otimizar os prazos de entregas com os quais uma fábrica fornecedora trabalha, destinando seus materiais para outras empresas em um tempo menor, mantendo segurança da entrega.

 

Para chegar a essa concepção, as empresas envolvidas devem analisar o mercado de uma forma completa, ou seja, observando o que acontece dentro das paredes do seu empreendimento, além das relações ocorridas do lado de fora.

 

Uma das técnicas desenvolvidas pelo marketing em relação a esse estudo é a chamada análise SWOT, uma técnica capaz de colocar a sua empresa no caminho do progresso, favorecendo ao seu público e ao mesmo tempo aos interesses do empreendedor.

Como funciona uma análise SWOT?

Esse tipo de estudo funciona a partir de uma observação de conceitos internos e externos aos quais se encontra um negócio, levando em conta as vantagens e desvantagens presentes em cada um desses campos, identificando possibilidades e também desafios.

 

Uma sigla que vem do inglês, a análise SWOT acaba sendo conhecida no Brasil também por um nome muito mais amigável, pode-se assim dizer, sendo denominada como uma análise FOFA, agindo um importante diagnóstico do mercado.

 

Os tópicos que dão título às duas siglas, SWOT e FOFA, são:

 
  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).
 

Diferentes conceitos que podem ajudar uma administradora predial SP a melhor estruturar as suas atividades, de modo a atingir diferentes objetivos, como aumentar o seu número de clientes ou até mesmo expandir os seus serviços, partindo para o meio nacional.

 

Independente do objetivo da empresa ou do ramo ao qual ela se encontra, esses quatro tópicos podem ajudar o seu negócio a alcançar novas posições no mercado, destacando-se como um forte concorrente dentro da sua área de comércio, aproximando-se do público.

 

Tais atividades de análise se encontram divididas em dois diferentes meios, o campo interno, relacionado às atividades de produção de uma fábrica, por exemplo, e também o meio externo, mais focado na relação com os clientes, concorrentes e parceiros comerciais.

Forças e Fraquezas: Ações internas de um negócio

Nenhum negócio terá sucesso com o seu público se não organizar antes o que acontece no seu ambiente interno, e é com isso que se opera a análise de forças de uma companhia, identificando os fatores que a tornam um nome competitivo no mercado.

 

As forças de uma empresa podem estar relacionadas à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, os preços praticados pela companhia, e até mesmo atividades que envolvem a atuação dos seus funcionários, que receberam um treinamento de NR 22 (Norma Regulamentadora) para trabalharem.

 

As fraquezas, por outro lado, estão relacionadas aos pontos negativos de uma companhia, capazes de prejudicar o número de vendas de uma empresa, além da imagem que esse negócio tem com o público, com uma percepção negativa sendo tida como uma fraqueza.

 

Uma equipe desmotivada, um serviço de baixa qualidade e por fim uma entrega demorada dos seus produtos aos clientes consumidores. Um conjunto de pontos negativos que desvalorizam a sua empresa e o seu potencial de se expandir no mercado.

 

Por isso, a análise SWOT ao ser aplicada no campo interno de uma empresa ajuda a definir soluções que possam resolver alguns dos problemas encontrados dentro da sua companhia, assim como apontar a possibilidade de se investir nas suas forças identificadas.

 

Como na instalação de um programa cupom fiscal eletronico, que permite que as suas lojas otimizem o controle das suas finanças, além de agilizar a entrega desses documentos aos clientes, aprimorando uma atividade vista como de campo interno da empresa.

Oportunidades e Ameaças: o lado de fora da empresa

O ambiente interior é de grande importância para as empresas, sendo necessário uma constante análise sobre o que está acontecendo debaixo do teto do seu empreendimento, ao mesmo tempo, é essencial estar atento ao que ocorre no campo exterior.

 

Voltando ao conceito do mercado ser algo que se encontra em frequente atualização, não é muito difícil chegar a conclusão de que para uma empresa se destacar no ambiente exterior ela precisa conhecer as particularidades do seu público, assim como do mercado que atua.

 

Dessa forma, esse processo é algo que se encontra em um constante movimento, com as possibilidades do comércio multiplicando-se de acordo com as ferramentas disponíveis, apoiadas nos hábitos atuais de consumo do seu público-alvo.

 

Entre essas possibilidades, se destacam as parcerias comerciais, como na contratação de uma empresa que faz terceirização gestão financeira, permitindo que o seu negócio opere com um melhor controle das suas finanças.

 

Assim como existem as oportunidades, existem também as ameaças, sendo conceitos do ambiente externo que mesmo sem uma relação direta com as suas atividades podem prejudicar o trabalho realizado em sua empresa.

 

Um acidente natural, por exemplo, pode prejudicar uma fábrica de xarope de milho, ao ter as suas plantações de milho prejudicadas por um período de seca, afetando a produção da sua mercadoria, afetando assim a sua qualidade e até mesmo o seu preço.

 

Existem também as ameaças conectadas às mudanças sócio-políticas, como uma modificação no método de vigilância adotado pelos órgãos competentes, sendo preciso trabalhar com uma consultoria de preventiva de multas, de forma a impedir certos danos.

 

Sejam tópicos internos ou externos, focados em pontos positivos ou negativos, é importante que a sua empresa conheça a profundidade de cada uma dessas realidades, de forma a identificar as melhores atitudes que devem ser tomadas para o progresso do seu negócio.

 

As vantagens capazes de destacar as suas atividades entre os seus concorrentes de mercado, apresentando-se como a melhor opção para o público, o que a longo prazo pode potencializar as operações realizadas em sua companhia.

As vantagens de se operar uma análise SWOT

Como em qualquer análise, os maiores benefícios apresentados estão relacionados a uma melhor identificação sobre  seu objeto de estudo, o que no caso de uma análise SWOT está relacionado a fatores de base comercial.

 

Logo, as suas vantagens estão associadas a um melhor aproveitamento das atividades realizadas em sua empresa, com esse diagnóstico comercial, de base interna e externa, facilitando às suas ações por meio de quesitos como:

 
  • Melhora nos produtos e serviços;
  • Auxílio na tomada de decisões;
  • Maior engajamento com o público;
  • Análise aprimorada das estratégias adotadas.
 

Um conjunto de oportunidades que se mostra positiva para os mais diferentes mercados, independente do porte comercial desse negócio. Indo desde uma pequena loja de bolos e outros doces de confeitaria, a um grande escritório que oferece legalização societária.

 

Em apoio a essa pluralidade de setores comerciais, está o fato da análise SWOT, que pode ser aplicada a todos os tipos de negócio, podendo ser realizada de maneira simples, seja com anotações em uma planilha de papel ou com um software especializado.

 

Só é preciso identificar qual o tipo de estratégia melhor se adequa ao tamanho da sua empresa e ao nível de especificidade que você busca analisar em relação às suas atividades internas e externas.

 

Portanto, se o marketing trabalha com a identificação das melhores oportunidades para o mercado, a análise SWOT opera como uma ferramenta especializada para esse objetivo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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