22/06/2023 às 10h25min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h00min

O impacto da Inteligência Artificial nos estudos: uma nova era de aprendizado

Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e marca do UOL EdTech, mostra como as novas tecnologias podem auxiliar no cotidiano dos estudantes

SALA DA NOTÍCIA Redação

Nesta altura, é praticamente impossível não ter ouvido falar do ChatGPT. Com diversas funcionalidades, ele é capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos (inclusive em linguagem de programação) e resolver cálculos. Sem dúvida, esses avanços tecnológicos e algoritmos sofisticados estão revolucionando a forma como aprendemos e interagimos com o conhecimento, desempenhando um papel cada vez mais importante no campo do aprendizado e oferecendo uma série de benefícios aos estudantes. 

No entanto, é importante ressaltar que a Inteligência Artificial chega para agregar valor, ao invés de substituir os professores, atuando assim, como um complemento aos estudos. 

Neste cenário de inovação, é natural surgirem diversas dúvidas. Pensando nisso, o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, elaborou um conteúdo detalhado para esclarecer e explicar como a Inteligência Artificial pode influenciar e auxiliar nos estudos. Confira:   

1. Explicação de conceitos 

Caso o estudante não tenha entendido por completo um conteúdo compartilhado pelo professor, as IA’s podem fornecer explicações com outros pontos de vistas que ampliam as possibilidades de compreensão da matéria, independentemente do nível de dificuldade. Desta forma, o aluno recebe as informações de diferentes maneiras, garantindo assim, a compreensão do tema ou assunto abordado.   

 2. Resolução de problemas 

Para quem tem mais dificuldade com as disciplinas de exatas, o ChatGPT mostra um passo a passo detalhado dos problemas. Isso auxilia na melhor compreensão na hora de resolver uma questão de matemática ou física.     

3. Prática de redação 

A IA é capaz de analisar e corrigir redações de forma rápida e precisa. Os algoritmos de processamento de linguagem natural são usados para avaliar a estrutura, gramática, estilo e coerência dos textos, fornecendo feedback imediato aos estudantes e ajudando-os a melhorar suas habilidades de escrita. Ou seja, o aluno é o protagonista dos seus estudos e não depende de outras pessoas para evoluir.   

4. Pesquisa e fornecimento de informações 

A Inteligência Artificial generativa facilitou ainda mais o processo de pesquisa para os estudantes. O que antes exigia uma visita demorada à biblioteca e depois uma leitura de horas em alguns sites da internet, hoje podem ser resolvidos em poucos segundos depois de uma pergunta ao ChatGPT. Mas é importante lembrar que a base de dados da ferramenta só vai até 2021 e, por isso, é necessário complementar os estudos com outras fontes confiáveis. 

5. Estudo de idiomas 

O desafio de aprender um novo idioma agora se torna menos complicado, pois estas ferramentas podem fornecer exemplos de frases e corrigir erros gramaticais, auxiliando o aprendizado. Além disso, também podem colaborar até no planejamento de estudos de uma nova língua, ajudando na organização de uma rotina mais eficiente. 

As possibilidades são muitas e a IA pode ser uma grande aliada dos estudantes na busca por um aprendizado personalizado. O objetivo é ajudar o desempenho e otimizar o tempo com o uso inteligente da tecnologia. 

Claro que a maior rede de estudos do Brasil não ficaria de fora: O Passei Direto foi a primeira edtech brasileira a lançar uma inteligência artificial, o Ed, que ajuda a acelerar o processo de aprendizado. Ele é capaz de responder perguntas e atender às demandas dos estudantes em menos de um minuto, oferecendo respostas sobre diversos assuntos de diferentes áreas de conhecimento. 

Para saber como novas tecnologias podem auxiliar no cotidiano dos estudantes, acesse o blog oficial da maior rede de estudos do Brasil. 


Link
Notícias Relacionadas »