16/05/2023 às 12h43min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h00min

Construção de plataforma digital em saúde: padronização é um desafio

O Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS) vai debater como os avanços na área da saúde digital possibilitarão a integração de informações por meio de plataformas digitais. O encontro integra a 28ª Hospitalar, o principal evento do setor de saúde na América Latina, que ocorrerá entre 23 e 26 de maio no São Paulo Expo, em São Paulo.

SALA DA NOTÍCIA Nora Ferreira
https://www.hospitalar.com
Divulgação
A adoção de plataformas digitais pelos  sistemas de saúde do mundo, públicos ou privados, é uma tendência mundial. Formadas por diversos elementos, como hardwares e softwares, essas grandes estruturas digitais têm o potencial de armazenar dados dos pacientes produzidos por diferentes instituições de saúde, como laboratório e hospitais. Assim, o médico poderá conhecer o histórico do paciente, com informações vindas das mais diversas fontes, o que permitirá um diagnóstico mais assertivo.

Um dos desafios para a integração eficiente das informações de saúde é resolver a falta de padronização dos dados, afirma o médico Antônio Carlos Lira,  presidente da Sociedade Brasileira de informática em Saúde e especialista da Oncologia DOr. No dia 24 de maio, ele falará sobre a estratégias necessárias para a construção das plataformas digitais em saúde no Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), que ocorrerá na 28ª Hospitalar, o principal evento e plataforma de geração de negócios e networking do setor de saúde na América Latina, que ocorrerá entre 23 e 26 de maio, no São Paulo Expo, em São Paulo.


Falta de uniformidade
Hoje, as informações de saúde de um paciente são armazenadas por instituições de saúde em diferentes  sistemas, formatos e estruturas. A padronização de dados é fundamental para garantir o acesso e o compartilhamento das informações, entre as diversas instituições, sistemas, profissionais de saúde e os próprios pacientes.
  Um exemplo consagrado da uniformização dos dados em saúde é a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A CID fornece códigos relativos à classificação e codificação das enfermidades e uma ampla variedade de sinais, sintomas, achados anormais, denúncias, circunstâncias sociais e causas externas de danos ou da doença. É usada em todo o mundo em diferentes documentos de saúde, como atestados e diagnósticos.

O presidente da Sociedade Brasileira de informática em Saúde afirma que, sem a padronização da estrutura de dados, não haverá interoperabilidade. Uma vez que o sistema utilize estruturas padronizadas de comunicação e dados, os profissionais de saúde poderão mais facilmente compartilhar e acessar dados sobre o paciente”, explica Antônio Carlos Lira. Na sua visão, a interoperabilidade precisa ser construída de forma coletiva com abrangência nacional ou internacional.

O médico esclarece que já há um roteiro da OMS, voltado à estratégia de saúde digital, e  consensos de várias organizações visando a padronização de informações em saúde baseada em consensos internacionais. O objetivo é favorecer a troca eletrônica dos registros dos pacientes. Segundo ele, o Brasil já vem estruturando há alguns anos as premissas desta estratégia. Acreditamos que criação da Secretaria de Saúde de Digital no Ministério da Saúde  possa acelerarr avanços neste sentido”, observa.

Outro desafio é  a adoção de um registro unívoco para o acesso a essas informações. Antônio Carlos Lira acredita que  o CPF – Cadastro de Pessoa Física, está se consolidando como chave única do sistema. Ele acredita que outro desafio para a incorporação dos padrões a serem adotadas vem da necessidade de capacitação específica. “É necessário contar com profissionais capacitados para executar esse trabalho, sobretudo o de convencer os desenvolvedores de softwares em saúde a adotar esses padrões em suas aplicações”, assevera.

Terminada esta etapa, haverá um longo caminho a percorrer. O trabalho é árduo e deve ser feito de maneira contínua, porque são muitas padronizações e não poderá haver descontinuidade na construção destas plataformas digitais em saúde”, conclui.

Serviço – Hospitalar 2023- O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”
Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html.
Credenciamento: https://www.hospitalar.com/pt/quero-visitar.html. - Antecipado: Gratuito. No Local: R$70,00.
Credenciamento imprensa: https://www.euvou.net.br/HOSPITALAR2023-IMPRENSA.  

Sobre a Informa Markets Latam
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Acesse www.informamarkets.com.br para saber mais.



 
Link
Notícias Relacionadas »