24/11/2021 às 17h17min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h00min

Black Friday: Como vender mais pelo WhatsApp?

Ferramenta proporciona mais flexibilidade a pequenos empreendedores Especialista dá dicas de como impactar os clientes

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
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Varejistas de todos os cantos do país se organizam para aproveitar uma das datas que mais movimenta o comércio nacional, a Black Friday, que acontece no próximo dia 26 de novembro. Com o objetivo de aumentar as vendas durante o período, empreendedores buscam se diferenciar no atendimento para entender as necessidades do seu público e ir de encontro com essa demanda.

Tanto para os comerciantes como para os clientes, a utilização do WhatsApp possibilita que as compras sejam realizadas de maneira rápida, independente do segmento ou do tamanho do negócio. Conforme dados publicados (WhatsApp, 2019), o aplicativo tem mais de dois bilhões de usuários espalhados pelo mundo e mais de 120 milhões de brasileiros possuem o WhatsApp.

Para muitos empreendedores, aumentar as vendas por meio do WhatsApp ainda é um desafio. De acordo com Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, rede de assessoria de marketing digital com mais de 200 escritórios pelo país, e mentor de Growth, a tecnologia pode e deve ser utilizada para facilitar a interação entre os clientes e os diversos pontos de contato da empresa.

"As pessoas querem ser atendidas rapidamente nos meios digitais, a qualquer hora. Com isso, ao utilizar o WhatsApp para vender, o empreendedor consegue realizar um atendimento humanizado, mesmo nos canais digitais, e ainda criar um sistema de gestão com as informações. A ferramenta também proporciona mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio, por exemplo", aponta o especialista.

Lippert explica ainda que, ao chamar o cliente pelo nome e falar sobre os produtos e serviços de interesse de forma direta, o empreendedor pode criar ofertas personalizadas. "Não importa por qual canal o cliente chegue, ao tratá-lo de forma única e humanizada o empreendedor consegue se diferenciar, e com isso, criar um histórico e preferências de consumo desse cliente" .

Por isso, neste período de Black Friday 2021, é fundamental conhecer mais sobre as melhores formas de encantar os consumidores. Confira algumas dicas de Guilherme Lippert para vender pelo WhatsApp.

1. Simplifique a interação com os clientes e seja objetivo


Com a utilização do WhatsApp, você de fato pode estar próximo do cliente e em um canal que ele está acostumado a usar. Portanto, as mensagens precisam ser humanizadas, rápidas e objetivas, ou seja, direto ao ponto. Se há necessidade de enviar áudios, estes devem ser curtos (até um minuto), pois o cliente pode não ter tempo para ouvir e com isso comprometer seu atendimento e sua venda.


2. Utilize a versão WhatsApp Business para impactar seu negócio


A versão Business do aplicativo foi criada para pequenas, médias e grandes empresas e, sem dúvida, é a melhor forma de conversar com os clientes. Possui funcionalidades que geram impacto no negócio, como quais mensagens foram entregues aos consumidores, por exemplo. Outra dica é que, por meio de etiquetas, o empreendedor pode criar grupos e se organizar para atender tanto os novos clientes como os já existentes. Pode nomear esses grupos como "novo pedido", "novo cliente", "produto pago", etc. Utilizar o recurso Status (igual ao Stories do Instagram e Facebook) também é outra dica valiosa para deixar os clientes empolgados com o seu produto ou serviço. Nesse espaço pode-se criar diversas campanhas especiais de desconto, como a Black Friday, por exemplo. E, ainda, na função catálogo o WhatsApp permite que o empreendedor faça o upload das imagens dos produtos disponíveis e publicar alí (junto com o valor) para seus clientes.

3. Crie anúncios com direcionamento de destino para o WhatsApp

O empreendedor pode ainda, ao criar as campanhas de Facebook Ads ter o objetivo de mensagem direcionado para o número de Whatsapp Business do negócio. Isso funciona muito bem. Uma vez que o WhatsApp já está enraizado na rotina das pessoas, essa transição de plataformas é uma forma de facilitar o contato direto entre consumidor e empresa.

Sobre a V4 Company - Com sede da matriz localizada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a V4 Company é uma rede de profissionais que implementa e otimiza o processo de vendas pela internet. Por meio da análise e aprimoramento do tráfego, engajamento, conversão e retenção, a V4 busca potencializar o impacto comercial de um negócio. Com mais de 200 unidades de franquias espalhadas pelo país, a V4 Company atualmente tem cerca de 2.600 empresas ativas. Já passaram pelo portfólio de V4 Company marcas como Dell, Sorrifácil, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up, Smart Fit entre outros. Em 2021, a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan, Rock In Rio e SOMA.


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