01/12/2021 às 14h53min - Atualizada em 01/12/2021 às 15h10min

Meu Futuro Digital lança programa para capacitar um milhão de jovens do ensino médio em tecnologia

Iniciativa começou com o projeto-piloto #OTechTaOn que está capacitando 300 jovens da rede pública, com metade das vagas ocupadas por mulheres

SALA DA NOTÍCIA Gabriella Visciglia
https://meufuturodigital.org/

Organização Não Governamental (ONG) Meu Futuro Digital anunciou o lançamento do 1M EM TECH, um programa que visa capacitar um milhão de jovens do ensino médio em tecnologia e incentivar outros a seguirem carreiras em tecnologia.

As parcerias do programa incluem a Avanade, consultoria de inovação digital líder no ecossistema Microsoft; Fundação IMED, instituição com o objetivo de fomentar o desenvolvimento humano, econômico e social por meio da educação; REF+, segunda maior agência de comunicação independente do país; e Embaixadores da Educação, ONG comprometida em gerar transformação e ajudar a construir uma sociedade melhor.

O programa executado em fases, teve início com o projeto piloto #OTechTaOn. Neste primeiro momento, a iniciativa está capacitando 300 alunos do ensino médio de escolas públicas. Sendo que, como parte do compromisso do programa, metade das vagas são exclusivas de estudantes do sexo feminino. Dos 896 finalistas do projeto piloto, mais de 60% eram mulheres, o que comprova o interesse do gênero em ingressar no mercado de tecnologia. 

O projeto, realizado virtualmente e totalmente subsidiado, está equipando estudantes participantes com habilidades digitais relevantes por meio de duas jornadas - Despertar e Preparar: 

  • Despertar é um curso para iniciantes projetado para apresentar e ajudar jovens a desenvolverem habilidades essenciais de TI.
  • Preparar é para jovens que desejam aprofundar suas habilidades de TI, incluindo participantes que concluíram a jornada do Despertar. Com este curso, os estudantes aprenderão programação e as habilidades básicas necessárias para procurar seu primeiro emprego em empresas de TI.

O projeto piloto oferece não apenas a capacitação. Nele os estudantes também contam com o acompanhamento de 50 mentores da Avanade. Com isto, além deles desenvolverem habilidades essenciais de TI também são orientados por profissionais capacitados e experientes na área, que podem contribuir muito com o pontapé inicial dos jovens na tecnologia. 

Para Rubem Duek, Cofundador e CEO do Meu Futuro Digital, o 1M EM TECH traz um grande potencial transformador. “Essa iniciativa demonstra que estamos no caminho certo para transformar o Brasil no país da tecnologia. Temos muitos jovens talentos espalhados pelo país e com o 1M EM TECH podemos mudar a realidade desses jovens e oferecer um futuro que antes não era cogitado”, explica.

“Cada vez mais a tecnologia desempenha um papel crucial em nossas vidas. E, como essa indústria continua a se expandir e evoluir em ritmo acelerado, é essencial preparar a próxima geração com as habilidades de TI relevantes, além de qualificá-la para os empregos do futuro. Por isso, a Avanade está empenhada em investir em jovens e mulheres para que possam desenvolver carreiras prósperas em TI, o que impactará também toda a nossa comunidade de forma positiva”, reforça Patricia Valloni, Líder de Cidadania Corporativa em Mercados em Crescimento da Avanade.

 Para saber mais e também se inscrever, acesse: https://www.meufuturodigital.org/o-tech-ta-on/

 

Sobre o Meu Futuro Digital

O Meu Futuro Digital é um movimento com o propósito de transformar o Brasil para o futuro do Trabalho e da Educação por meio da Tecnologia da Informação. Um ecossistema de empresas e entidades que tem a intenção estratégica de acelerar a inclusão de jovens e profissionais nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), de modo a promover inclusão por meio da formação, mentoria e emprego de alta renda na área de TI no Brasil.

Sobre a Avanade

A Avanade é a consultoria líder em soluções inovadoras de digital e nuvem, soluções de negócios e experiências baseadas em design do ecossistema Microsoft. Nossas pessoas trazem um pensamento novo e ousado, combinado com tecnologia, negócios e experiência no setor para ajudar a causar um impacto humano nos nossos clientes, seus clientes e seus colaboradores. Somos o poder impulsionador do Accenture Microsoft Business Group, ajudando as empresas a encantar clientes, capacitar nossas pessoas, otimizar operações e transformar produtos, alavancando a plataforma Microsoft. A Avanade tem 40 mil profissionais em 25 países, que trazem aos nossos clientes o melhor pensamento com uma cultura colaborativa que honra a diversidade e reflete as comunidades nas quais operamos. Maioria de propriedade da Accenture, a Avanade foi fundada em 2000 pela Accenture LLP e pela Microsoft Corporation. 

Sobre a Fundação IMED

A Fundação IMED é uma instituição sem fins lucrativos, que desde 2006 promove impacto científico e social através de pesquisa aplicada. Em 2021, fomos reconhecidos como ICT pelo MCTI, e vamos potencializar nosso impacto através das Leis do Bem e de Informática.

Em 2014 criamos o programa #TeuFuturo, que visa acelerar jovens talentos do ensino médio através da formação técnica e comportamental para seguir na Ciência da Computação e conectar com o primeiro emprego. Somente em 2021, estamos impactando mais de 700 jovens de 100 cidades e vamos impactar 10.000 estudantes até 2025 em todo o Brasil.

Sobre a REF+

A REF+ tem como propósito inspirar pessoas com verdade, inovação, entregando resultados - valores representados nas campanhas que desenvolve. Fundada em 2002, a agência está em constante crescimento no mercado latino-americano e vem se destacando entre as maiores do Brasil. Com atuação estratégica e contemporânea, a REF+ adota o posicionamento “Art & Science”, metodologia que reflete a união da criatividade com a análise de dados. Dentre seus principais clientes estão Barilla, Danone, Decolar, Despegar, Oracle, Porto Seguro e Serasa.

Sobre o Embaixadores da Educação

Embaixadores da Educação é uma organização sem fins lucrativos que forma alunos de escolas públicas como realizadores, com alta capacidade de execução para resolução de desafios sociais, para que sejam a mudança que sonham em ver em suas escolas e comunidades se tornando protagonistas de suas próprias histórias e da sociedade que sonham em construir.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

45.3%
25.8%
17.2%
10.9%
0.8%