30/06/2023 às 16h28min - Atualizada em 01/07/2023 às 00h00min

Defesa Civil de SP realiza Simulado de Inundação de represa em Franco da Rocha

Operação acontece em Franco da Rocha, neste sábado (1), para avaliar a eficácia dos planos de contingência e a capacidade de todos os órgãos

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/defesa-civil-de-sp-realiza-simulado-de-inundacao-de-represa-em-franco-da-rocha/

A Defesa Civil do Estado realiza neste sábado (1) em Franco da Rocha um simulado de inundações e abertura das comportas da Represa Paiva Castro. O objetivo é preparar a comunidade local e dar respostas rápidas em situações de tragédias e desastres naturais.

Durante o simulado de inundação, serão criadas condições semelhantes às de uma situação real de enchente. O intuito principal é testar a capacidade de resposta dos órgãos envolvidos, a eficácia dos planos de contingência e a preparação da população para enfrentar esse tipo de situação. Participam do simulado, além da população local, a Prefeitura de Franco da Rocha, Defesa Civil Municipal, Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), Sabesp, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e Parque Ecológico Juquery

O treinamento do Governo de SP abordará a operação das comportas, incluindo a coordenação entre os responsáveis pela abertura e o monitoramento do fluxo de água resultante. Isso permite avaliar a eficácia dos protocolos de operação das comportas, bem como as medidas de segurança adotadas para proteger a população e a infraestrutura.

Este é o sexto simulado realizado pela Defesa Civil este ano, onde são observados diversos aspectos, como a comunicação entre os envolvidos, a atuação das equipes de resgate, a efetividade dos planos de evacuação, a capacidade de mobilização de recursos e a resposta da população diante das instruções de segurança. Essas atividades contribuem para o aprimoramento das ações em casos reais de desastres, permitindo ajustes nos procedimentos e treinando os participantes para situações de emergência.

“É importante ressaltar que os simulados são realizados com o intuito de fortalecer a preparação e a resposta a desastres, visando à proteção da vida e do patrimônio das pessoas. Eles são fundamentais para identificar pontos de melhoria e promover o treinamento necessário para enfrentar situações adversas de maneira mais eficiente e segura”, concluiu o diretor de Preparação e Prevenção, Major PM Vagner Martins.

O post Defesa Civil de SP realiza Simulado de Inundação de represa em Franco da Rocha apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »