17/05/2023 às 17h05min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h42min

Trabalho no combate à hipertensão premia presidente da WSO

A neurologista Sheila Ouriques Martins recebeu a premiação pela World Hypertension League

SALA DA NOTÍCIA Viviane Soares Bucci

Por meio de trabalho voltado à redução do risco de hipertensão populacional feito pela WSO (World Stroke Organization), a neurologista e presidente da entidade, Sheila Ouriques Martins – que também preside a Rede Brasil AVC, recebeu a premiação Daniel Lackland Excellence Award in Collaboration and Advocacy for Population Hypertension Risk Reduction, concedido pela World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão).

A hipertensão arterial é responsável por 80% dos casos de AVC hemorrágico, por causar pequenas lesões nas artérias do cérebro que ficam frágeis e podem romper. Assim como o efeito da pressão alta por muitos anos pode causar também o AVC isquêmico, com oclusão de uma artéria cerebral devido ao estreitamento direto dos pequenos vasos cerebrais, ou predispor a aterosclerose, que é o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Também pode predispor à fibrilação atrial por seu efeito no coração, que é uma arritmia cardíaca, e por este batimento descompassado do coração se formam coágulos que viajam pela circulação indo até o cérebro, causando um AVC isquêmico.

“Fico muito feliz e honrada em receber esse prêmio e o trabalho de conscientização para a prevenção desse mal silencioso continua. É preciso cada vez mais orientar as pessoas sobre o problema e incentivar as modificações no estilo de vida, para combater a questão e suas consequências, como o AVC, principal causa de morte no mundo e que pode ser evitado em até 90% dos casos, quando os fatores de risco, como a hipertensão, são controlados”, frisa.


Trabalhos publicados

Outro importante feito, também conquistado neste mês, foi a publicação dos trabalhos da segunda edição do Global Stroke Alliance – que aconteceu em São Paulo, em agosto do ano passado, na Frontiers of Stroke, renomada editora de pesquisa e plataforma de ciência aberta.

O Global Stroke Alliance é uma iniciativa da WSO que reúne especialistas, gestores de saúde, ministros da Saúde, associações de pacientes e indústria para avaliar e discutir as melhores estratégias para a implementação de programas de AVC em todos os níveis: prevenção, tratamento e reabilitação. Em 2022, o evento reuniu 1.200 participantes em três dias de intensa programação, com mais de 100 palestras, apresentadas por profissionais de diversas partes do mundo.
“Também seguimos trabalhando intensamente nas pesquisas e no trabalho de combate ao AVC, para que possamos reverter as estatísticas de morte e de incapacidade pela doença”, conclui Sheila.

Sobre a Rede Brasil AVC
A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações no site http://www.redebrasilavc.org.br/
 
Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC)
A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) é o único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários. Mais informações em https://www.world-stroke.org/
 
Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp
Geice Silva – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp

Link
Notícias Relacionadas »