17/05/2023 às 15h54min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h42min

Região de Araçatuba apresenta aumento na criação de empregos pelo terceiro mês

No acumulado anual, o aumento foi 3,3%

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/regiao-de-aracatuba-apresenta-aumento-na-criacao-de-empregos-pelo-terceiro-mes/

A região de Araçatuba registrou, em março de 2023, aumento de 1,8% na criação de empregos formais, sendo o terceiro mês consecutivo com resultados positivos. Foram gerados, no terceiro mês do ano, 3.099 postos de trabalho, contra 2.215 no mesmo mês do ano anterior, que também teve menos aumentos do que em 2022 (1,3%).

O setor de serviços impulsionou o resultado positivo de março deste ano, com 2.728 postos, um aumento de 2,3% em relação ao mês anterior. Em seguida temos indústria, que criou 2.190 empregos formais, ou 2,6% a mais que em fevereiro de 2023, seguida de agricultura, com 692 postos de trabalho (3,3% de aumento) e construção, com 297 empregos (0,8%). O setor do comércio apresentou, em março deste ano, estabilidade relativa (-0,3%).

O emprego formal no estado de São Paulo aumentou 124% em março de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Fundação Seade. Foram criados 51 mil postos de trabalho, mais do que o dobro em relação aos 22 mil gerados em março de 2022.

O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços – com destaque para transportes, armazenagem e entregas -, com 37 mil postos; e construção, com outros 9 mil. Na indústria foram criadas 6 mil vagas e o agro registrou relativa estabilidade.

Entre as diferentes regiões do Estado, a Metropolitana de São Paulo foi a que registrou o desempenho mais expressivo, com a geração de mais de 20 mil empregos durante o mês de março de 2023. Também apresentaram saldo positivo no emprego no período as regiões administrativas de Campinas (8 mil), São José do Rio Preto (4 mil) e Franca (2,6 mil).

Somente na capital paulista foram cerca de 14 mil postos de trabalho no mês, com destaque para o setor de serviços seguido pela construção civil.

O estudo

O estudo desenvolvido pelo Seade sobre mercado de trabalho aplica dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para as unidades da federação e regiões, foram utilizados dados com ajustes e estoques de empregados do início de janeiro de 2023.

O levantamento completo sobre o emprego no estado de São Paulo e regiões paulistas está disponível em https://trabalho.seade.gov.br/ .

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas de São Paulo. Os principais levantamentos englobam mercado de trabalho, tecnologia, pesquisas econômicas (PIB, investimentos, etc.), população, mortalidade e natalidade, entre outros.

O post Região de Araçatuba apresenta aumento na criação de empregos pelo terceiro mês apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »