04/07/2023 às 18h14min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h00min

Com percurso casca grossa e mar agitado, XTERRA Brasil desafia competidores em Caraguatatuba

SALA DA NOTÍCIA XTERRA Brasil
http://xterra.com.br/
Rodrigo Barreto
A primeira semana de julho começou a todo vapor no universo dos esportes radicais. A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu a quarta etapa do XTERRA Brasil – maior circuito de esportes outdoor do mundo. Com o céu parcialmente nublado, que acabou deixando o percurso mais desafiador e o mar mais agitado, cerca de 1.600 mil atletas competiram nas modalidades de Swim Storm, Triathlon, Trail Run, Kids e Caminhada Ecológica 3k.

Com a temperatura oscilando, ainda foi possível aproveitar todo visual da região que conta com trilhas, espécies de animais e plantas típicas da Mata Atlântica na praia Martim de Sá, um dos principais pontos turísticos das praias da região.

 
Na sexta (30), a Martim de Sá recebeu o XTERRA Village, arena aconchegante proporcionando ambientação dos atletas, trocas entre eles e experiências com marcas parceiras, além da retirada de kits para os atletas de Triathlon e Swim Storm, que tiveram exclusividade para garantir um melhor foco e concentração para a manhã seguinte.

Já no sábado (1º de julho), a praia foi tomada pelo espírito competitivo dos atletas no XTERRA Village. Com início a partir das 6h para retirada de kits também do Triathlon e Swim Storm. As provas de Trail Run 5k, 10k, 21k, Caminhada 3k e Kids tiveram início da entrega de kits a partir das 8h e encerramento às 14h.
 
As disputas começaram no mar para os participantes do Triathlon e Swim Storm por volta das 8h. Os vencedores da prova de Triathlon foram os atletas Camila Alves e Luiz Felipe, que ficou com a segunda colocação na etapa de Bonito (MS).

"O que falar da prova? Simplesmente excepcional! A natação com um mar incrível, o percurso do XCO surpreendeu pra caramba, e a corrida nem se fala, na verdade foi bem desafiador, muita subida, muito técnico, tanto na bike quanto na corrida. Mas passou a linha de chegada, aí você vê tudo o que fez, os treinos, tudo valeu a pena e foi incrível essa etapa", falou Camila, vencedora da prova de Triathon.

Na categoria masculina, o vencedor foi o um velho conhecido da família XTERRA Brasil. Campeão de Trail Run 10k e vice-campeão de Triathlon na última etapa em Bonito, no Mato Grosso do Sul, o atleta Luiz Felipe, mais conhecido como Felipinho, não deu chances aos adversários e garantiu a vitória em Caraguá.

“A etapa de Caraguá foi diferente, vim com o intuito de dar meu melhor na prova, tanto que fiz uma largada boa e fiquei até surpreendido que fiz uma natação boa e consciente. Fiz um pedal no limite, dei tudo o que eu tinha, e a corrida que é o meu melhor, é o que eu mais gosto. Percurso duro, digno de um XTERRA, com muito corre descidas impossíveis de descer correndo. Estou feliz demais com a minha performance. Hoje consegui pegar meu técnico, ele é meu ídolo, cresci no XTERRA observando-o e estou muito feliz com essa etapa. Quero agradecer minha mãe, meu técnico, minha namorada, o clube e a família XTERRA que me abraçou esse ano”, comemorou o campeão.

Segundo colocado no Triathon, Hugo Amaral é técnico de Felipinho e embaixador do XTERRA Brasil. O Profissional destacou a qualidade e dificuldade do percurso da prova e exaltou a qualidade de seu pupilo.

“Primeira vez no XTERRA de Caraguá, realmente impressionado com a etapa, me surpreendeu bastante, tanto na beleza da região, quanto na dificuldade e na diversão das trilhas e no percurso das provas, tanto na bike e na corrida. A natação muito divertida também, várias boias, com um circuito bem legal. Feliz com o resultado, principalmente com o pupilo que chegou em primeiro lugar, fizemos uma dobradinha e quero parabenizar todos os atletas que participaram, que vieram de longe participar da prova, pessoal da região e a organização, impecável mais uma vez”, falou o embaixador.

Aventuras no período da tarde

Após o horário de almoço, a Martim de Sá foi palco das provas de Trail Run 5,10 e 21k e Caminhada 3k.

Na prova de Trail Run 21k, os grandes vencedores foram os corredores Alison da Silva Santos e Jucelia Mota. Os atletas destacaram o nível de dificuldade do circuito e o espirito competitivo do evento.

“Galera, o XTERRA está cada vez melhor, naquela ideia de quem gosta de Trail com aventura, casca grossa. Acho que o XTERRA é conhecido no mundo do Trail por ser um percurso casca grossa, e é isso. O XTERRA é aquela ideia, é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior. Eu falo no quesito casca grossa. Vem você para o XTERRA!”, comentou Alison.  

O discurso de Alison foi endossado pela campeã Jucelia: “Uma prova duríssima, mas muito linda, percurso maravilhoso, foi uma prova incrível, muito difícil e desafiadora, mas maravilhosa. Eu gostaria de agradecer a organização, eu acho que foi uma prova muito bem organizada, superou as expectativas, inclusive eu participei ano passado e esse ano o percurso melhorou bastante. Tinha uma estrutura muito boa, bombeiro na trilha, hidratação, então assim, só elogios mesmo”, falou a competidora.

Conhecida no mundo dos esportes de corrida, a atleta e treinadora esportiva Vera Saporito garantiu a segunda colocação na prova de Trail Run 21k. E mais, a competidora tem história no XTERRA, afinal já são 11 anos participando dos eventos nos diversos estados do Brasil. Amante de provas técnicas, a vice-campeã destacou o percurso e recomendou o circuito para os amantes de corrida.

“Faz 11 anos que eu participo do XTERRA, mas o Endurance, de 80 e 50km. Achei o percurso bem bacana, a primeira parte, principalmente porque eu sou uma atleta que gosta muito de prova técnica. Prova mais de Endurance. A segunda parte mais rápida, então o pessoal que manda bem no asfalto, mandou muito bem. E gostei bastante da organização, fazia muito tempo que eu não fazia prova, aqui na praia, em Ilhabela, enfim. Gostei muito de voltar, recomendo e está bem bacana o percurso”, comentou Vera.

No Trail Run 10k, a vitória ficou com os competidores Dário Xavier e Maria das Graças. Na prova de 5k os grandes vitoriosos foram os atletas Wesley Santos e Dazia Batista dos Santos.

Crianças agitam a praia com o XTERRA Kids – As crianças também mostraram que estão aptas a participarem do circuito e agitaram a praia no final da tarde de sábado no XTERRA Kids, mostrando que o evento é uma oportunidade para todos da família aproveitarem um fim de semana com esporte e aventura.
 
Confira no link os resultados de Caraguá: https://www.cronotag.com.br/v2/resultados_.php?a=1074

Turismo e desenvolvimento econômico na região do litoral norte

Movimentando a economia e o turismo local, o XTERRA contou mais de 3.000 mil pessoas presentes. Marcelo Suckow, responsável por Convênios na Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba, destacou a presença a importância do XTERRA no turismo da cidade.

“É a primeira vez que eu faço a prova do XTERRA, que é um evento que traz uma energia ímpar, evento esportivo sempre traz essa galera animada, tem uma energia muito positiva, então para cidade, para o turismo da cidade tá fazendo muito bem, porque traz um pessoal de alto padrão, um pessoal que curte saúde, que curte natureza, então só tem a somar pra gente, é muito importante. Espero que ano que vem tenha mais uma etapa em Caraguá”, contou.

O evento também movimento a economia loca, o funcionário Paulo, da Verão Choperia e Restaurante, destacou a movimentação na Martim de Sá e a importância de um evento de grande porte para os comerciantes locais.

“Estamos bem em frente a competição XTERRA, está sendo maravilhoso o pessoal está super animado, agitando super a Martim de Sá, a praia. Tá valendo a pena pra gente comerciante, está super movimentado, tá bem organizado, segurança, parte de médicos. O evento precisa vir mais vezes para Caraguá. E é isso, muito legal a etapa aqui, muito bom para nós comerciantes”, finalizou.
Uma das principais novidades para 2023 foi a retomada da parceria XTERRA com a The North Face, marca global de produtos outdoor com mais de 50 anos de mercado. Atleta e embaixadora da The North Face. Rachel Magalhães, coordenadora de marketing da marca exaltou o evento e comemorou a colaboração entre as empresas: "É muito bom a The North Face estar de volta ao XTERRA, patrocinando esse grande evento, o maior circuito de off road de novo, porque o Trail está de volta a marca. Estamos com vários modelos de calçados específicos para esse tipo de terreno, temos produtos que casam muito bem, então é muito bom juntar as duas coisas. O maior circuito com uma das principais marcas all door e as pessoas vêm equipadas. Elas conseguem ir mais longe, elas conseguem aproveitar cada etapa, cada prova, criar memória, é muito legal bater papo com o pessoal que já viveu o XTERRA antigamente com a The North Face e está vivendo de novo. Porque aqui a gente faz amigos, cada vez que a gente monta a tenda, a gente relembra o passado, faz planos para o futuro, acho que o caminho é bem por aí", finalizou.

Na sequência, será realizada a etapa de Costa Verde (RJ) – com inscrições abertas.
 
Link
Notícias Relacionadas »