09/02/2022 às 17h47min - Atualizada em 10/02/2022 às 00h00min

Penha realiza capacitação inédita em Primeiros Socorros Emocionais

“Essa cidade tem uma administração que gosta de pessoas e cuida dos seus profissionais”, disse a terapeuta.

SALA DA NOTÍCIA Patrick Schneider - Jornalista
www.consultorioemocional.com.br
Patrick Schneider
Na primeira semana de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação de Penha proporcionou aos profissionais da rede municipal de ensino uma capacitação inédita sobre saúde mental e emocional, com a Psicanalista e Terapeuta Camila Custódio, que abordou os Primeiros Socorros Emocionais. A profissional foi cedida pelo Sistema Aprende Brasil, uma empresa do Grupo Positivo.

O objetivo da formação é capacitar os profissionais para intervenções urgentes, e habilitá-los a dar suporte emocional à equipe e aos alunos.

A Psicanalista explica que os primeiros socorros Psicológicos (ou emocionais) estão para a psicologia assim como os primeiros socorros médicos estão para a medicina. Dessa forma, eles são a base da resposta em uma situação de crise, emergência ou desastre. “Fundamental essa capacitação, por que os profissionais da Educação lidam com situações muito adversas o ano todo: alunos com tendência suicida, práticas de automutilação, situações de abuso sexual, violência doméstica, bullying, transtornos alimentares e o próprio luto, infelizmente permeiam a escola. É pesado para o profissional e ele precisa de apoio e preparo”, explica Camila.

De acordo com a profissional a situação se agrava na volta às aulas, principalmente num cenário ainda pandêmico. “A pandemia maximiza tudo, ainda mais quando se tem profissionais, crianças e adolescentes com transtornos mentais diagnosticados como ansiedade e depressão. E não podemos esquecer que para a maioria das crianças a escola é a única fonte de cuidado e proteção em saúde mental. Por isso, capacitar os profissionais é cuidar de todos”, comentou.

Camila parabenizou o Município pela capacitação e celebrou o resultado em sala de aula. “Ao prefeito Aquiles e a Vice-Prefeita Juraci, Camila Príncipe, enfim, a toda a Educação de Penha os meus parabéns pela sensibilidade com o tema. Essa cidade tem uma administração que gosta de pessoas e cuida dos seus profissionais. E eu fico muito feliz com o feedback dos professores que participaram da capacitação por que eles compreenderam a necessidade da técnica de Primeiros Socorros Emocionais como fundamental para realização de um trabalho com mais qualidade”, finalizou a terapeuta.
--
Camila Custódio é Psicanalista e Terapeuta, especialista em Primeiros Socorros Emocionais. É idealizadora do Consultório Emocional (@consultorioemocional), é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica e Coach. Especialista em Gestão da Emoção, Consultora em Desenvolvimento Humano. 

Escreve sobre saúde emocional, relacionamento e empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Atende a pacientes online de todo o Brasil e do exterior. Palestrante e consultora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »