14/02/2022 às 18h17min - Atualizada em 15/02/2022 às 00h00min

Gatos ganham lar em residencial para idosos no Rio de Janeiro

Hoje cerca de 40 felinos fazem parte do dia a dia do residencial localizado na Zona Portuária do Rio

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação CSL
A Casa São Luiz (CSL), tradicional instituição de longa permanência para idosos do Rio, foi escolhida para ser lar de um grupo muito especial de moradores. Hoje, cerca de 40 felinos fazem parte do dia a dia do residencial. Pensando no bem estar dos animais, a Casa construiu um gatil. O objetivo, além de castrar os gatos para controle da natalidade dos bichanos e da vacinação para melhor segurança, é fazer com que o contato entre animais e idosos seja usado como técnica terapêutica.

O local ganhou o nome de Gatil Maria das Neves, homenagem à ex-funcionária e atual moradora da CSL apaixonada pelo ronronar dos gatos que adotaram a instituição como lar. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) da Prefeitura do Rio de Janeiro que realizou uma vistoria para verificar se o local era adequado e também garantiu a castração dos gatinhos em hospitais veterinários públicos e a vacinação na própria Casa São Luiz.

Em tempo, Dona Maria, 86 anos e guardiã dos felinos, teve na Casa São Luiz o seu primeiro emprego. Aos 18 anos foi assessora de Ruth Ferreira de Almeida, ex-Diretora Presidente da CSL e sobrinha-neta do fundador Visconde Ferreira de Almeida. Já aos 20 anos dirigiu a cozinha da instituição. Dona Maria também trabalhou nos setores de Compras e Assistência Pessoal da Casa. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »