18/02/2022 às 17h16min - Atualizada em 19/02/2022 às 00h00min

Conservação do solo e os benefícios da agricultura orgânica

*Giovanna Cappellano

SALA DA NOTÍCIA Suzi Correa
gpimage.com.br
GRUPO SABARÁ

Uma das formas de conservação do solo é por meio da agricultura orgânica. Produzida sem agrotóxicos sintéticos, transgênicos e fertilizantes químicos, a agricultura orgânica, além de influenciar na qualidade dos alimentos e na saúde de quem consome, também beneficia a saúde do trabalhador agrícola e a qualidade do solo, água, vegetação e animais locais, já que as técnicas do processo respeitam o meio ambiente.

Conheça os seis principais benefícios da agricultura orgânica:

1.Ausência de agrotóxicos: como não é usado pesticida sintético na agricultura orgânica, o ecossistema produtivo é mais saudável, desde o solo ao alimento. 

2.Qualidade de vida no campo: os cultivos orgânicos geram emprego e renda justa para os trabalhadores do campo, pois as certificações orgânicas resguardam os direitos básicos dos trabalhadores. Então, a agricultura orgânica contribui na melhora da saúde e das condições socioeconômicas das comunidades rurais. 

3.Conservação do solo: ao contrário da agricultura convencional, a agricultura orgânica visa a conservação do solo por meio de práticas mais sustentáveis. Nesse tipo de agricultura, tudo é reaproveitado. É possível, por exemplo, realizar adubação ou proteção contra pragas com partes das plantas. Na agricultura convencional, essas partes seriam descartadas ou até queimadas. Esse processo permite a manutenção da saúde do solo e de todo ecossistema envolvido para uma produção mais eficiente e menos agressiva. 

4.Bem-estar animal: na produção orgânica, os animais são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais e antibióticos sintéticos. Com os animais mais saudáveis e com a alimentação à base de plantas, é possível utilizar os excrementos como adubo. Dessa forma, há redução de resíduos e o ciclo é fechado.

5.Promoção da biodiversidade: a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de pássaros, insetos, animais, além de fungos e bactérias presentes no solo, importantes para o crescimento da vegetação da região e para a manutenção dos ecossistemas.

6. Captura de carbono: a conservação da saúde do solo contribui para que o carbono sequestrado pelas plantas fique preso no solo. Como o gás carbônico é removido da atmosfera, o impacto ambiental é minimizado.

Como a Concepta Ingredients promove adoção de práticas agrícolas orgânicas e sustentáveis 

A Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará, há anos trabalha para entregar produtos orgânicos e sustentáveis com garantia de rastreabilidade, saudabilidade, textura e sabor, que possam gerar valor aos clientes, fornecedores, comunidades, colaboradores e acionistas e, assim, incentivar que outras empresas também participem de ações que fluam de encontro com o progresso sustentável e responsável. Além disso, sua cadeia produtiva está alinhada aos valores defendidos pela ONU, principalmente, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 15 (vida terrestre) e 12 (consumo e produção responsáveis).

O portfólio de ingredientes orgânicos e exóticos da Concepta conta com 12 produtos, dos quais 66,66% possuem certificação orgânica BR (Brasil) e 83,33% contam com a certificação orgânica EOS (União Europeia) e NOP (Estados Unidos).  A lista de produtos considerada é: Licuri (óleo), Babaçu (óleo), Maracujá (óleo), Patauá (óleo), Cupuaçu (manteiga), Castanha do Brasil (óleo), Coco (óleo), Sancha Ichi (óleo) e, recentemente, o Açaí (óleo, extrato, pó e xarope).

O lançamento do Extrato e do Xarope de Açaí contribuem de forma direta com o desenvolvimento socioeconômico na Amazônia e impactam indiretamente cerca de 5.072 famílias que vivem do cultivo da coleta do açaí que origina quatro produtos (extrato, xarope, pó e óleo) de açaí. Elas atuam em 1610 hectares de área conservada, sendo 1.079.430 hectares de área orgânica em conservação.

Ademais, o Grupo Sabará é reconhecido mundialmente pelo seu Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®️, criado em 2000, que garante a rastreabilidade completa de matérias-primas provenientes da Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga. O projeto tem foco no engajamento de comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos da biodiversidade por meio de iniciativas em quatro pilares: desenvolvimento humano de maneira equilibrada, conservação da água e da biodiversidade, ética e transparência e rentabilidade adequada, promovendo o respeito, a dignidade e a inclusão socioeconômica.

Os resultados obtidos são: 

  • + 1,9 milhão de hectares orgânicos conservados de forma indireta por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros;

  •  + 6 mil trabalhadores rurais, incluindo comunidades quilombolas e indígenas, potencialmente engajados na cadeia de fornecimento da Concepta;

  •  227 hectares de floresta nativa certificada orgânica por incentivo direto da Concepta, que representam cerca de 256 campos de futebol de área preservada;

  •   + 27 mil pessoas impactadas indiretamente por essa relação;

  •   R$ 7,5 mil em média de renda extra por tonelada por família por ano.

*Giovanna Cappellano é coordenadora da área de ESG do Grupo Sabará, companhia com 65 anos de história que oferece tecnologias sustentáveis, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de tratamento de água, indústrias de alimentos e bebidas, nutrição e saúde animal. 

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »