17/05/2023 às 12h15min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h42min

Detran do Espírito Santo digitaliza processos, ganha eficiência e reduz fraudes com SAS

Projeto de modernização inclui uso de soluções para julgamento automático de infrações, validação de documentos e combate à fraude

SALA DA NOTÍCIA Letícia Rodrigues
Mohamed Hassan por Pixabay

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) iniciou em 2019 um projeto de modernização e digitalização de seus processos. Com mais de 50 anos de atuação, a instituição tinha praticamente todos os seus processos baseados em papel, o que causava morosidade no atendimento e dificultava o seu controle e gestão.

Desafio

Ao iniciar o projeto, o objetivo do Detran|ES era se tornar um órgão digital, automatizar processos, coibir tentativas de fraudes na emissão das carteiras de habilitação e, principalmente, evitar que os contribuintes tivessem que ir ao órgão para realizar serviços. Para isso, foram idealizados quatro grandes eixos: verificação automatizada de documentos e processos; otimização de processos com julgamento automático das contestações de multas; Cerco Inteligente, com uso de câmeras de radar para identificação de veículos com alertas de furto e roubo e, por fim, uso de biometria facial e verificação de documentos para combate à fraude.

Para a execução desses projetos, o Detran|ES realizou uma licitação que definiria o parceiro da implementação e a plataforma tecnológica que serviria de base para cada um dos projetos. A concorrência foi vencida pela Vert, parceira do SAS, que adotou as soluções SAS Detection & Investigation e SAS Visual Analytics como ponto de partida para as implementações. 

“O que o Detran|ES fez é um excelente exemplo de como o uso de dados, com apoio da tecnologia, pode prevenir fraudes, proporcionar uma melhor tomada de decisão no setor público, além de alcançar uma operação mais ágil, agregando valor à prestação de serviço aos cidadãos também”, resume Marcelo Laranjeira, head para governo e bancos públicos do SAS Brasil. 

“O investimento em inovação para melhorar o serviço prestado aos capixabas é uma premissa do Governo do Espírito Santo, sob a liderança do governador Renato Casagrande, e é a principal marca da nossa gestão no Detran|ES, iniciada em 2019. Por isso, implantamos projetos pioneiros no País, como o Cerco Inteligente, que, em poucos meses, já mostrou sua eficiência no combate a diversos tipos de crime no Estado. Além disso, também transformamos o Órgão a partir da digitalização de processos, oferta de diversos serviços on-line e uso da inteligência artificial para cruzamento de dados, identificação de possíveis fraudes na emissão de documentos e automatização de tarefas até então manuais”, salienta o diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira. 

Solução

Para o desenvolvimento das soluções, o Detran|ES fez a compra por núcleos de processamento e da consultoria para o desenvolvimento e implementação. O órgão contratou também serviços de treinamento e de transferência de conhecimento.

Combinadas, as soluções do SAS conseguem trabalhar em um ciclo analítico completo, desde a extração dos dados, tratamento, construção da modelagem estatística até a visualização dos dados, atendendo aos projetos de ponta a ponta. A partir daí, tudo foi desenvolvido com a tecnologia SAS embarcada. A equipe do SAS também atuou próxima da Vert, estudando projetos nacionais e internacionais que tivessem similaridade e que pudessem gerar valor tanto ao Detran|ES quanto à própria Vert. 

Utilizando as mais diversas abordagens e técnicas estudadas, uma série de projetos já foram realizados até o momento e outros estão sendo implementados com o uso da plataforma SAS Detection and Investigation e seus componentes. Saiba mais sobre cada um deles:

Verificação automática de documentos

Verificação e validação automática de documentos em processos de renovação de CNH, primeira habilitação e transferência de veículos, aplicando métodos de automação de processos robotizada (RPA) e aprendizagem de máquina. Foi automatizada, até o momento, a análise dos seguintes documentos: CNH, Carteira de Identidade, comprovantes de residência e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. 

O projeto envolveu a criação de componentes integrados de tratamento de imagens, detecção e reconhecimento de textos e integração com bases de dados legadas via API’s. A solução possibilita que 84% do volume de documentos verificados seja processado e validado automaticamente, sem intervenção humana. O volume atual de processos automatizados, contendo vários documentos em cada, é de aproximadamente 800 por dia. 

Já foram verificados automaticamente um total de 154 mil processos, totalizando 340 mil documentos processados. A solução verifica a autenticidade das CNH e demais documentos, comparando dados de biometria facial e as imagens de assinaturas, aplicando métodos de Visão Computacional, bem como a extração de entidades dos textos nos documentos, para validação juntos às bases, usando técnicas de mineração textual.

Combate à fraude com biometria facial

Verifica em tempo real a identidade dos condutores em aulas práticas em Centros de Formação de Condutores utilizando algoritmos para pré-processamento de imagens com localização dos rostos, extração das características e conferência automática contra a base de fotos do Detran|ES. 

Para isso, foram desenvolvidos e aplicados algoritmos e modelos de aprendizagem de máquina, bem como métodos de automação de processos robotizados (RPA). Atualmente a solução está processando, em média, 60 mil verificações de identidade por meio da biometria facial por mês.

Observatório do Trânsito

Aplicação com transformação e integração de dados referentes ao trânsito no Espírito Santo e sua apresentação por meio da plataforma SAS Visual Analytics com infográficos interativos, dashboards, dentre outros recursos.

Julgamento automático de infrações

O julgamento automático de contestações de multas de trânsito é baseado na jurisprudência de decisões vigentes ou de aprendizado a partir do histórico de decisões com o uso de mineração de textos e inteligência artificial (métodos de aprendizagem de máquina), com a aplicação de técnicas de NLP (Natural Language Processing), classificação de textos, análise de tópicos e análise de sentimentos com ganho de produtividade na elaboração dos pareceres de análise das contestações. 

Foram desenvolvidos algoritmos que classificam os pareceres nas classes corretas e implementam a reaprendizagem dos modelos, lidando com possíveis alterações nas interpretações dos processos.

Cerco Inteligente

O projeto consiste na análise das imagens capturadas pelas câmeras de vigilância nas rodovias do Espírito Santo com o uso de machine learning para extração de informações como placa, marca e cor do veículo em tempo real. As informações são utilizadas, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, para identificação de veículos com alerta de roubo ou furto e envio dos dados para as equipes da Polícia Militar e Polícia Civil com o intuito de auxiliar no combate ao crime. 

Além disso, as imagens também são utilizadas para direcionar ações de fiscalização e melhoria do trânsito no estado por meio da Sala de Comando e Controle existente na sede do Detran|ES. São 226 câmeras de vigilância gerando, em média, 50 mil imagens por hora, e totalizando 1,2 milhão de imagens disponíveis por dia para análise.

Planos futuros

O plano de digitalização do Detran|ES conta com um roadmap de inovações que prevê a implementação de outros projetos, como a gestão de contratos de guincheiros, que é um serviço pago pelo Detran e que fará uso de IA para checar todos os dados. Também está prevista a criação de um ambiente de simulações para testes de melhorias com base nas informações coletadas digitalmente pelo órgão.


Link
Notícias Relacionadas »