09/07/2023 às 08h10min - Atualizada em 10/07/2023 às 00h00min

Descobrindo o mundo teatral: parcerias inovadoras entre artistas e guias turísticos

Artistas e guias turísticos oferecem experiências que impulsionam o turismo cultural

SALA DA NOTÍCIA Lucas Franco
Por Lucas Franco

O turismo cultural está abrindo novos horizontes ao combinar eventos artísticos com o conhecimento especializado dos guias turísticos. Essa tendência inovadora busca proporcionar aos viajantes uma imersão completa na cultura de um destino, conectando-os às artes e oferecendo perspectivas autênticas e aprofundadas. Um exemplo bem-sucedido dessa parceria pode ser encontrado em Nova York, onde um teatro colaborou com uma empresa de guias turísticos para criar uma experiência teatral enriquecedora para os visitantes.
No coração de Nova York, o renomado Teatro Majestic tem cativado turistas interessados em cultura ao estabelecer uma parceria inovadora com a Broadway Walking Tours, uma empresa de guias turísticos locais. Juntos, eles desenvolveram um programa  que combina visitas guiadas pelos bastidores do teatro com a oportunidade exclusiva de assistir a uma apresentação teatral.

Os guias turísticos da Broadway Walking Tours compartilham histórias fascinantes sobre o teatro, desde seus primórdios até os dias atuais. Eles oferecem informações detalhadas sobre espetáculos, falam sobre truques de alguns dos atores, sobre os bastidores e as personalidades que moldaram a história do teatro na cidade. Os visitantes, mais tarde, têm o privilégio de vivenciar um espetáculo que, de alguma forma, estava presente nas histórias contadas anteriormente. Se por um lado as histórias contadas melhoram a experiencia de assistir ao espetáculo, por outro o espetáculo complementa os conhecimentos que o guia forneceu. Os turistas tem a sensação que, de alguma forma, estão fazendo parte da história daquele teatro.  
Esse modelo de parceria entre o Teatro Majestic e a Broadway Walking Tours tem sido amplamente elogiado pelos turistas. A combinação do conhecimento especializado dos guias com a experiência teatral tem encantado os visitantes, oferecendo-lhes uma visão privilegiada do mundo teatral de Nova York. Esse é apenas um caso dentre as muitas opções de visitas guiadas que tem aparecido pelos teatros da Broadway e que estão cada vez mais cheias. 

A tendência de unir eventos artísticos e guias turísticos tem também se proliferado na Europa e já chegou também ao Brasil. Em São Paulo, por exemplo, algumas empresas de turismo e guias turísticos têm incrementado seus passeios ao incluir visitas guiadas ao Teatro Municipal de São Paulo, seguidas de espetáculos. Nesse caso, os guias deixam os turistas na porta do teatro para fazerem a visita guiada oferecida pelo próprio teatro. O passeio programado garante para o turista a visita guiada e a reserva para os ingressos da peça que o grupo de turistas vai assistir. Essa combinação única permite aos visitantes explorar a arquitetura e a história do teatro, além de desfrutar de eventos artísticos de qualidade.
Roberto Santos, um turista que participou de um desses pacotes, compartilhou sua experiência na cidade de São Paulo. Ele elogiou a capital paulista como um destino excelente para o turismo cultural, destacando a possibilidade de conhecer um pouco da arquitetura e história da cidade, além de assistir a eventos artísticos de alta qualidade.
A parceria entre eventos artísticos e guias turísticos inclusive tem começado a chegar no interior do Brasil com iniciativas muito interessantes e promissoras.
Um exemplo é a experiente Cia. Teatro Labirinto, localizada na cidade histórica de Diamantina em Minas Gerais. A companhia teatral que conhece essa iniciativa turística por ter viajado com suas peças por vários países tem buscado trazer para a cidade um evento que faz exatamente essa conexão entre um evento artístico e turismo cultural. A Cia. propõe uma visita guiada no histórico Teatro Santa Izabel que culmina na apresentação da peça 10 Minutos de Lucidez. A Cia. tem tentado estabelecer parcerias com guias turísticos locais para oferecer aos visitantes uma experiência cultural completa. O grupo relata que inicialmente teve mais dificuldades, mas que a medida em que os guias têm compreendido a proposta, tem começado a aparecer grupos que vêm pela indicação dos guias. Segundo a companhia, alguns guias ainda argumentam que o horário do evento impediria de fazer outros passeios, outros dizem que os turistas não teriam ânimo para assistir a um espetáculo, mas, pouco a pouco, já começam a aparecer guias turísticos que se organizam para incluir o evento do teatro em seus roteiros. 
Segundo Renata Soares, defensora do turismo artístico-cultural no Rio de Janeiro: "casos como o do Teatro Labirinto, que apresentam dificuldades de criar essa conexão entre guias e artistas, são comuns em locais que não estão habituados a estabelecer parcerias com artistas e grupos artísticos. Em geral, se cria alguma desculpa mais ou menos verdadeira para justificar, mas que na verdade é apenas reflexo do receio da parceria. Mas essas barreiras vão sendo quebradas quando os guias e empresas de turismo vão percebendo o potencial desse tipo de evento e o quanto ela é positiva para todos os lados." A Cia. Teatro Labirinto tem trabalhado para superar esses obstáculos, destacando os benefícios que a colaboração traria para ambos os setores, beneficiando não apenas a companhia teatral, mas também os guias turísticos, que teriam a oportunidade de oferecer uma experiência mais abrangente e diferenciada, além de beneficiar o próprio teatro de Diamantina que está sendo palco desse evento.
Não dá para negar que as parcerias entre eventos artísticos e guias turísticos estão se tornando uma tendência crescente no turismo cultural, proporcionando aos visitantes experiências autênticas e diferenciadas. O potencial dessa abordagem  tem se espalhado pela Europa, EUA e já está se ampliando no Brasil. No entanto, é um movimento que tende a chegar mais rápido nas grandes capitais e possivelmente leve mais tempo para chegar à algumas cidades do interior que não conhecem ainda essa tendência no mundo do turismo. Mas, parece que esse turismo artístico-cultural que promove um diálogo aberto e colaborativo entre artistas e guias turísticos, é um movimento que veio para ficar.


Lucas Franco – jornalista e especialista em turismo cultural

Link
Notícias Relacionadas »