17/05/2023 às 11h17min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h42min

Segunda edição do Arena CELTA abre inscrições para formar uma nova geração de startups

Iniciativas de todo o país podem participar gratuitamente do programa promovido pela Fundação CERTI com patrocínio do Sebrae Nacional

SALA DA NOTÍCIA Alexandre Lenzi - [email protected]
Primeira Via Comunicação Integrada
Divulgação

O Arena CELTA, programa da Fundação CERTI voltado para formar uma nova geração de startups, terá sua segunda edição repleta de novidades. O programa nacional, que agora conta com patrocínio do Sebrae, terá uma edição em Florianópolis (SC), e dois eventos paralelos, o Arena Na Estrada, um em Santarém (PA) e outro em Caxias do Sul (RS).

 As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de junho no site https://celta.certi.org.br/arenacelta/. A participação é gratuita e, no caso do Arena CELTA, contempla capacitação por meio de uma plataforma online e também encontros presenciais em Florianópolis (SC). Para o Arena Na Estrada, a programação prevê um dia de atividades: em Santarém, no Pará, com foco em iniciativas para a economia verde; e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com foco em soluções para a indústria. As datas das edições do Arena Na Estrada ainda serão confirmadas.

"O Arena CELTA consolida-se como um evento nacional, com foco na seleção de boas ideias que podem ser transformadas em uma nova geração de startups de sucesso. O grande diferencial do nosso programa é a aproximação real com investidores, com outras empresas já consolidadas e com todo o ecossistema CERTI", avalia o superintendente geral da CERTI, Erich Muschellack. Para o Sebrae, trata-se de uma importante iniciativa para promover o empreendedorismo país afora. "Estamos sempre em busca de novas oportunidades para promover uma nova geração de empreendedores. E a parceria com a CERTI na nova edição do Arena CELTA é uma estratégia certeira nesse caminho, com foco em um setor tão promissor, que é o segmento de tecnologia e inovação, uma área que gera muitos empregos qualificados e contribui diretamente para tantas outras atividades econômicas", afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Na nova edição do Arena CELTA, ao longo de seis semanas, as empresas selecionadas participarão de rodadas que envolvem muito aprendizado, treinamento e networking. Serão promovidos três rounds presenciais e uma arena final abordando temas como "validação do problema", "acesso ao mercado" e "finanças e captação de recursos". A cada um deles, apenas uma parte das empresas segue adiante. E 20 iniciativas participam da arena final, quando fazem uma apresentação do modelo de negócios para potenciais clientes e investidores. Os rounds presenciais estão agendados para 26 de junho, 10 e 24 de julho e 4 de agosto, quando ocorre a grande final. 

Participantes da primeira edição comemoram bons resultados

A primeira edição do programa, realizada em 2022, recebeu 98 inscrições e 52 empresas foram selecionadas, incluindo representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.  A 4FeedStock, que desenvolve tecnologia e inovação em sustentabilidade, foi uma delas. "O evento ajudou a desenhar o nosso modelo de negócio, simplificamos e evoluímos a forma de apresentar a nossa proposta de valor aos clientes, além de sermos instigados a avançar em governança e planejamento estratégico", avalia o CEO da 4FeedStock, Willian Furtado de Farias Junior. A empresa de Florianópolis está incubada no CELTA e comemora os bons resultados. "A participação no Arena nos trouxe mais autoridade e confiança por parte dos nossos clientes. Conseguimos fechar um contrato muito importante com um dos maiores players no segmento de gestão de resíduos", diz Willian.

A b-algae, empresa de biotecnologia, também já fechou contratos com investidores, o que permitiu a adaptação ao espaço disponibilizado para incubação no CELTA e o desenvolvimento de uma infraestrutura que atende aos regulatórios exigidos para o setor. Sobre a participação no Arena CELTA, o CEO da startup, Herculano Cella, afirma que os ensinamentos adquiridos nos quatro rounds do evento é que permitiram viabilizar a startup. "Recebemos muita capacitação para nos diferenciarmos no mercado", destaca. 

Outra participante do Arena, a i.GO for Education, uma edtech de aprendizagem de empreendedorismo, tecnologia e inovação, começou sua história em Cuiabá, no Mato Grosso. Depois de algumas tentativas, a empresa conseguiu mudar para Florianópolis em busca dos benefícios do ecossistema local. "As mudanças e ajustes que fizemos com base nos aprendizados no Arena trouxeram resultados imediatos, o programa foi essencial para colocar a empresa no trilho certo. E, hoje, ser incubada pelo CELTA é a realização de um verdadeiro sonho", afirma o CEO da startup, Saulo Rocha. 

"Estar entre no principal ecossistema de inovação de Santa Catarina, com certeza, energiza nosso time. Ganhamos voz. O mercado passa a nos escutar pelo fato de estarmos incubados no CELTA", acrescenta o CEO da LimpMe, Bruno Rosa. A cleantech do setor de limpeza automotiva ecológica também conseguiu um lugar como incubada CELTA depois de participar da primeira edição do Arena.

 

Sobre o CELTA

O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), primeira Incubadora do Brasil, foi idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI, que acumula expertise em mecanismos que incentivam o empreendedorismo. Reconhecida como melhor incubadora do Brasil e acompanhando os novos movimentos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, o CELTA atua no Parque Tecnológico Alfa e no Sapiens Parque, proporcionando o ambiente propício para aproximação e networking entre startups e grandes empresas para a promoção da inovação corporativa e a geração de negócios. Das empresas que entraram no CELTA, 96% estão no mercado

 

Sobre a CERTI

Criada em 1984, a CERTI está hoje à frente de quase 100 projetos e tem 400 funcionários diretos. Com atuação nacional e clientes como SEBRAE, Petrobras, Embraer, Siemens, WEG e Celesc, a fundação opera como uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporcionam soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. Tem sede em Florianópolis e instituições afiliadas em Manaus e em Brasília. Atua também em bioeconomia e no fomento e crescimento regional e nacional por meio da promoção do empreendedorismo inovador. É uma instituição independente e sem fins lucrativos.

 

Sobre o Sebrae

Promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.


Link
Notícias Relacionadas »