14/03/2022 às 15h17min - Atualizada em 14/03/2022 às 16h35min

JR Diesel sobe banco de dados para ambiente em nuvem da Binario Cloud em apenas 9 minutos

Distribuidora referência no mercado obtém um resultado 95% mais eficiente em relação aos testes graças ao Binario Cloud Compute e Database Service

SALA DA NOTÍCIA Henrique Aragão
Binario Cloud
JR Diesel

Nove minutos. Esse foi o tempo necessário para que a JR Diesel, uma das maiores distribuidoras de peças seminovas do Brasil, subisse seu banco de dados para o ambiente da Binario Cloud, graças ao suporte, performance e facilidade que a provedora de nuvem entrega em seus serviços. O resultado obtido foi 95% mais eficiente do que a média que o mercado estabelecia para a realização do mesmo serviço, que, segundo estudos realizados durante o projeto, pode chegar a até 180 minutos de downtime para deploy completo do banco de dados em cloud.
 

Para Brendo Mascarenhas, business development executive da Binario Cloud, “em um mercado de commodity, que oferece tanta pluralidade na entrega de um mesmo produto, realizar nosso serviço com excelência é um feito que deve ser enaltecido”. E é este estudo de caso que você vai conhecer agora.
 

A JR Diesel se destaca no mercado brasileiro por sua visão e prática alinhadas às mais inovadoras recomendações mundiais de sustentabilidade ambiental, entregando aos consumidores do país o conceito norte-americano de Peça Verde: peças seminovas ou remanufaturadas de alta qualidade que podem ser aplicadas na manutenção de veículos.
 

De acordo com informações da distribuidora, para produzir novas peças automotivas, as empresas emitem aproximadamente 270 Kg de CO² na atmosfera. A utilização da Peça Verde, além de ser uma opção mais econômica para o consumidor, representa um salto na maturidade da indústria no quesito sustentabilidade ambiental.
 

A proposta da JR Diesel de consumo sustentável tem tudo a ver com o conceito de cloud computing. Na prática, manter uma infraestrutura on-premise significa elevar o consumo de energia elétrica, ter a necessidade de descartar hardware após determinado período, além da possibilidade de sofrer acidentes, como incêndios ou alagamentos. Além de impactar o meio ambiente, todos esses pontos representam risco financeiro para o negócio.
 

Por isso, com o objetivo de participar de um ecossistema mais sustentável, tanto no quesito ambiental, quanto de negócios, a JR Diesel detectou a necessidade de migrar seu banco de dados físico para um serviço em nuvem e realizou testes para entender os impactos da migração para sua operação. Nos primeiros testes com outros provedores, os resultados não foram satisfatórios para os objetivos de negócio da distribuidora: apresentando diversos impeditivos, pré-requisitos e burocracia para realizar a migração do banco de dados, os provedores de nuvem mais reconhecidos do mercado estimaram um tempo de parada que poderia chegar a até 3 horas de downtime.
 

Foi aí que a Witec It Solutions, Binario Cloud Partner que já realizava outsourcing de operações para a distribuidora, apresentou os serviços da provedora brasileira. “A Binario Cloud tem a premissa de otimizar o investimento das empresas no consumo de recursos computacionais. Nosso trabalho é focado em entregar serviços de alta qualidade com pouca burocracia para mitigar o impacto da migração para os usuários, bem como para que as organizações passem a trabalhar com um modelo de TI focado em agregar valor para o negócio, muito mais sustentável a longo prazo, resiliente, flexível e simples, como deve ser”, comenta Luiz Fernando de Souza, CBO da Binario Cloud.
 

Graças a este modelo de negócio focado em user experience e democratização dos serviços de cloud, além da qualidade da engenharia e arquitetura da Binario Cloud, a JR Diesel migrou seu banco de dados com 95% menos impacto à operação, em apenas 9 minutos. Pouco tempo depois, foi detectado um gargalo relacionado ao flavor de Binario Cloud Compute provisionado para a instância. Entretanto, o time de TI responsável foi capaz de realizar o upgrade dos recursos contratados em poucos cliques através da plataforma da Binario Cloud (o Central), entregando alto nível de satisfação e experiência do usuário.
 

Para Mascarenhas, “só foi possível superar as expectativas do cliente de baixo impacto para a operação, graças à maturidade técnica da equipe e da infraestrutura da Binario Cloud”. Quando se trata do ativo mais valioso da organização — os dados — tempo é dinheiro, literalmente. Neste estudo de caso, é possível compreender a importância de contar com um provedor de computação em nuvem que conhece profundamente as demandas da indústria nacional e que está comprometido com a otimização do investimento em recursos computacionais. Graças a essa mentalidade, a JR Diesel agora tem seu banco de dados provisionado em um data center LEED Gold, certificado por padrões globais de segurança, performance e sustentabilidade, totalmente alinhado com os valores da organização.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »