10/07/2023 às 11h13min - Atualizada em 11/07/2023 às 12h00min

Tire dúvidas sobre as principais fraudes em aplicativos móveis

Práticas incluem cliques falsos, impressões falsas, instalações falsas de aplicativos e tráfego de bot; valor perdido com fraudes pode variar de US$ 6,5 bi a US$ 19 bi por ano, segundo levantamento global feito pela eMarketer

Rocket Lab

Com o aumento do uso de dispositivos móveis e o crescimento contínuo da publicidade digital, a indústria deste segmento enfrenta um desafio crescente em relação às fraudes de anúncios em dispositivos móveis. As práticas fraudulentas em mobile ads comprometem a eficácia dos anúncios e minam a confiança dos anunciantes e dos usuários. Para se ter uma ideia, o montante perdido com fraudes em âmbito global pode variar de US$ 6,5 bi a US$ 19 bi por ano, segundo levantamento feito pela eMarketer.  
 

Pensando em esclarecer as dúvidas sobre fraudes no marketing de aplicativos, a Rocket Lab – adtech de soluções integrais para aquisição de usuários e retargeting em apps móveis – levantou as principais dúvidas sobre o tema para os esclarecimentos de Guilherme Basani, VP Global de Revenue da empresa. Confira:  

 

  1. O que são fraudes mobile?  

A fraude de anúncios para dispositivos móveis abrange diversas atividades fraudulentas que visam enganar o sistema de publicidade digital, prejudicando os anunciantes. Essas práticas incluem cliques falsos, impressões falsas, instalações falsas de aplicativos e tráfego de bot. 

 

  1. Qual o impacto da fraude em anúncios para dispositivos móveis? 

As consequências da fraude de anúncios online vão além dos custos econômicos. Segundo um estudo global da eMarketer, estimativas apontam para bilhões de dólares perdidos anualmente em fraudes, variando de US$ 6,5 a US$ 19 bilhões. Embora represente uma perda financeira significativa para as empresas, também afeta a eficácia das estratégias de marketing. Ao aumentar as métricas de desempenho, os golpistas podem persuadir os anunciantes a alocar mais orçamento de anúncios para suas campanhas fraudulentas. Desta forma, os anunciantes perdem dinheiro pagando por impressões e cliques falsos, o que reduz seu retorno sobre o investimento (ROI) e dificulta a medição precisa dos resultados de suas campanhas. 

 

  1. Quais as principais diferenças entre fraude e tráfego inválido?  

Tanto o tráfego inválido quanto a fraude afetam os orçamentos dos anunciantes, mas em contextos diferentes. O tráfego inválido refere-se a qualquer atividade não relacionada e relevante para uma campanha de marketing, como visitas ou interações que não se originam de usuários segmentados para esse tipo de campanha (por exemplo, uma campanha segmentada para o Rio de Janeiro, mas que trouxe usuários de São Paulo), ou seja, que não são o objetivo da campanha, mas continuam sendo pessoas reais. Já a fraude acontece quando alguém realiza atividades intencionais para obter benefícios indevidos ou enganar outras pessoas ou sistemas. Por exemplo, cliques falsos em anúncios podem ser criados para aumentar os custos do anunciante ou conversões falsas para ganhar comissões, portanto, a fraude não trará usuários reais para essa campanha. 

 

  1. Como é possível identificar se a campanha está com altas taxas de fraude?  

O monitoramento constante é o primeiro passo para identificar anomalias no comportamento do usuário, sensores do dispositivo e muito mais. Três outros pontos importantes a serem avaliados são: tempo de clique para instalar, taxas de conversão e taxa de novos dispositivos e NDR. 

  • Tempo de clique para instalar: é o tempo entre o clique e a instalação e é usado para determinar a autenticidade das instalações do aplicativo. Um CTIT (tempo de instalação do clique) suspeitosamente curto (menos de 10 segundos) pode indicar atividade fraudulenta, como instalações geradas por bot ou práticas enganosas; 

  • Taxas de conversão: práticas fraudulentas podem distorcer as taxas de conversão gerando dados falsos sobre o desempenho do aplicativo e dificultando a identificação de usuários genuínos e valiosos. Como regra geral, deve-se suspeitar de qualquer coisa que seja boa demais para ser verdade, pois provavelmente não é; 

  • Taxa de novos dispositivos e NDR: a taxa não detectável (NDR) representa a porcentagem de impressões, cliques ou conversões falsas que passam despercebidas. NDR refere-se à taxa de fraude de anúncios que não pode ser detectada por sistemas de segurança e validação. Permite uma resposta rápida e eficaz, bloqueando o acesso a recursos críticos, notificando os usuários afetados e fornecendo informações valiosas para futuras investigações. 

 

  1. Como posso proteger meu app contra fraudes em anúncios para dispositivos móveis? 

Uma das chaves é a implementação de tecnologias avançadas de detecção de fraudes, como a análise de padrões e comportamentos suspeitos, e a colaboração com terceiros especializados em verificação e prevenção de fraudes. Outro ponto relevante é promover educação e conscientização sobre o tema. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências e técnicas usadas pelos golpistas, bem como compartilhar as práticas recomendadas, pode ajudar a fortalecer o espaço de anúncios para celular e proteger os anunciantes contra possíveis fraudes. 

  

  1. Quais as práticas recomendadas para combater fraudes em anúncios mobile?  

Existem algumas práticas que podem ser realizadas para combater fraudes em anúncios mobile , como: 

  • Monitoramento constante: rastreie regularmente as métricas de publicidade, como impressões, cliques e conversões por meio de ferramentas confiáveis de atribuição e análise para detectar padrões suspeitos e anomalias de dados. 

  • Valide seu tráfego: implemente soluções de validação para identificar e filtrar o tráfego não humano, como bots e click farms . Escolha uma ferramenta que tenha detecção de fraude por meio de ferramentas técnicas do Mobile Measurement Partner (MMP) para sinalizar fraude em tempo real e pós-atribuição. 

  • Trabalhe com parceiros/empresas de AdTech confiáveis com políticas claras de fraude em anúncios para celular: certifique-se de que eles implementem medidas e filtros de segurança para prevenir e detectar atividades fraudulentas. Também é importante garantir que, caso sejam identificados usuários fraudulentos, a empresa não cobre por eles. 

  • Escolha parceiros que façam questão de educar o cliente sobre fraude: Busque empresas que falem abertamente sobre fraude e lhe dêem a garantia de que estão trabalhando com uma empresa que trabalhará honestamente com seus clientes. 

  

“Além disso, é de extrema importância estabelecer fortes acordos contratuais que definam as responsabilidades e obrigações de ambas as partes na luta contra a fraude em anúncios móveis. Com monitoramento constante, validação de tráfego e colaboração com parceiros confiáveis, empresas e marcas podem proteger seu aplicativo e maximizar sua receita publicitária”, conclui Basani  

 


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