01/07/2019 às 14h39min - Atualizada em 01/07/2019 às 15h03min

Diretriz para prática clínica de cirurgia bucomaxilofacial é lançada no Brasil

A diretoria do CBCTBMF, publicou, em 06 de dezembro de 2018, as diretrizes e recomendações para os procedimentos bucomaxilofaciais.

DINO
http://www.cfernandes.com.br/


A diretoria do CBCTBMF (Colégio Brasileiro de Cirurgia Traumatologia Buco-Maxilo-Facial), publicou, em 06 de dezembro de 2018, as diretrizes e recomendações para os procedimentos bucomaxilofaciais. 

O lançamento veio para concluir o trabalho de três gestões, e teve de mais de dez especialistas no assunto. O novo documento traça as diretrizes básicas para aplicação de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), com base em evidências científicas, nacionais e internacionais, deliberadas recentemente. 

Evento de publicação reuniu membros de diversas áreas da saúde

O evento de lançamento reuniu representantes do Conselho Regional de Odontologia, de operadoras de saúde, do Instituto Ética Saúde, de consultoria especializada em compliance, cirurgiões dentistas e associados do CBCTBMF, que discutiram sobre os futuros rumos da cirurgia bucomaxilofacial no Brasil. 

Durante o anúncio de abertura, a coordenação da equipe responsável pela elaboração das diretrizes e recomendações reiterou que o Colégio sempre esteve preocupado com a ética, desde antes da adoção da política de compliance ou de quaisquer apontamentos jurídicos, demandas suspeitas presentes em meios de comunicação ou discussão legal. 

Ainda de acordo com a coordenação: 

“Este documento tem o objetivo de evitar subindicações e superindicações. Deve servir de base para a tomada de decisão dos especialistas, convênios e operadoras, hospitais, e de referência em processos judiciais, para agências de saúde, de governo e de outras sociedades que interagem com a bucomaxilofacial. E, também, como assessoria tecnológica de desenvolvimento de material OPME”.

A presidência da entidade, no intuito de reforçar a importância do envolvimento e inclusão de todos os profissionais envolvidos no processo, reiterou que: “o Colégio tinha a obrigação – pelo tamanho da entidade, pela qualidade dos profissionais envolvidos e pela quantidade de membros comprometidos com a formação de novos profissionais – mestrado e doutorado – no país, de trazer um protocolo como este. Vamos ouvir a sociedade e as operadoras, para aprimorarmos este protocolo constantemente”.

A publicação

As diretrizes e parâmetros para realização de procedimentos bucomaxilofaciais incluem: 

  • O conceito de OPMEs;
  • A metodologia de elaboração, por meio de revisões sistemáticas, perguntas clínicas, e medicina baseada em evidência;
  • As indicações para os principais procedimentos da especialidade, como, por exemplo, deformidades ortognáticas, cirurgias dento alveolares, fratura dos ossos da face, disfunções da articulação temporomandibular, cistos, tumores e reconstruções ósseas. 

A publicação ainda propõe a forma como deverá citar todas as diversas diretrizes nos textos periciais e públicos, nos comentários sobre a especialidade, nas discussões científicas, determinando um código para cada orientação. Como exemplo, é possível citar a Recomendação ALFA (correspondente ao código α), que trata sobre o senso ético básico. 

É importante salientar que, ainda que haja parâmetros e sugestões técnicas para o ato da profissão, o alicerce estrutural das relações está fundado no respeito ao paciente, com um profissional munido de integridade, caráter e princípios, visando sempre construir os melhores resultados técnicos, levando em consideração o conhecimento científico da atualidade. 

Cirúrgica Fernandes dispõe dos melhores equipamentos para procedimentos bucomaxilofaciais 

Na Cirúrgica Fernandes, é possível encontrar todos os produtos hospitalares necessários para a realização de procedimentos bucomaxilofaciais, desde a anestesia até o curativo, passando por todas as etapas do processo.

Navegue pelo site para conferir o catálogo.

 



Website: http://www.cfernandes.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%