12/07/2023 às 15h43min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h00min

De Embedded Finance à Embedded Economy: Estamos chegando na era da interconectividade total

*por Victor Urano, cofundador da Pluggy

Gabriella Visciglia
 

Pense quantas vezes você já se deparou com longas pesquisas antes de contratar um novo serviço - seja para fazer uma viagem, contratar um novo provedor de internet ou um plano de saúde. Agora, imagine ter um aplicativo que só te apresente soluções que fazem todo sentido pra você? Parece algo distante de ser realizado, né? E se eu te contar que não é?

 

Hoje, as APIs (Application Programming Interface) permitem integrar aplicativos e soluções com muita facilidade, o grande desafio é criar as experiências que as pessoas querem que usem os potenciais e dados da imensidão de aplicações disponíveis. Os marketplaces, como o Mercado Livre, já são capazes de apresentar resultados personalizados na busca de produtos dentro do site ou do app, apresentando os itens por ordem de preço e relevância, por exemplo. Contudo, quando falamos do setor de serviços, são necessárias informações além da palavra-chave para filtrar os resultados ideais, ou seja, entender detalhes sobre quem você é determina ou não o seu acesso a determinado tipo de solução, como o crédito por exemplo

 

O chamado Embedded Finance, ou finanças incorporadas, busca integrar serviços financeiros às experiências de compras, seja simplificando o processo de pagamento, permitindo um parcelamento no check-out, sugerindo um seguro pro produto adquirido ou propondo economizar o arredondando uma parte do valor gasto. O Embedded Finance atenua a linha que separa os serviços financeiros dos não financeiros e começa a incorporar aspectos da análise financeira e comportamental de cada usuário. 

 

Na prática, imagine que você está em busca de um novo plano de saúde. Por meio de um novo sistema baseado no Embedded Finance, ao pesquisar por “seguros de saúde” o cruzamento dos seus dados permitirá a apresentação de opções que estejam de acordo com o seu orçamento e perfil consumidor, avaliando informações mais aprofundadas, como: gastos com prévios com farmácia e quantidade de membros na família. 

 

Hoje, para que essa solução se torne real, existe um questionamento central: como podemos criar uma estrutura em que, todos os serviços disponíveis no mercado, estejam reunidos de modo que as APIs possam comparar e apresentar qual o produto é o melhor para a minha necessidade? 

 

O primeiro passo é ter acesso à informações mais aprofundadas sobre o usuário, adquiridas por meio do Open Finance, por exemplo. Ao saber quem é o cliente e quais são seus hábitos de consumo, as APIs são capazes de cruzar os dados, identificar e oferecer o melhor serviço ou solução para aquele perfil de consumidor. 

 

Acredito que aplicações baseadas no Embedded Finance estão bem próximas de se tornar realidade e devam se popularizar cada vez mais. Por meio deste desenvolvimento, será possível oferecer mais facilidade e economia aos consumidores, além da competitividade entre os fornecedores. A evolução deste sistema poupará tempo e dinheiro dos usuários, ofertando o serviço com o nível de qualidade esperado e o preço adequado àquele perfil com poucos cliques, estendido a todos os setores da economia.


 
Link
Notícias Relacionadas »