13/07/2023 às 16h52min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Enquete de SP escolhe o nome “Barti” para filhote de onça

Votação foi realizada, entre os dias 5 e 12 de julho, em rede social da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/enquete-de-sp-escolhe-o-nome-barti-para-filhote-de-onca-de-unidade-de-conservacao/

 

O público escolheu, e o nome Barti foi o mais votado para o novo filhote de onça-pintada, encontrado na Unidade de Conservação do Contínuo Ecológico de Paranapiacaba. O diminutivo de Bartira, do tupi, flor, desbancou os concorrentes com 890 votos (47,6%). O batismo vem acompanhado da revelação do sexo – que até então não havia sido identificado: o felino é uma fêmea.

A enquete foi realizada, entre os dias 5 e 12 de julho, no perfil do Instagram da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (@semilsp), e contou com 1.871 votos.

Quatro opções foram postas para votação. O segundo colocado na disputa foi Acapu, com 423 votos (22,6%), nome de uma árvore também conhecida como angelim-de-folha-larga, uacapu, pitangueira, agapu, teca-brasileira e aracuí; o terceiro, Futuro, com 339 votos (18,1%), uma lembrança que o meio ambiente precisa das onças e com elas presentes na mata, no topo de cadeia, o futuro da humanidade está garantido; e, o quarto, Doramundo, com 219 votos (11,7%), alusão ao filme brasileiro que se passou naquela região.

“A enquete, sobretudo, colocou em evidência a questão da preservação dessa espécie primordial para o nosso meio ambiente. Além disso, conscientizou sobre a importância de se manter esse animal na natureza, especialmente aqui no Estado de São Paulo, onde está criticamente ameaçado de extinção. Com isso, queremos, cada vez mais, estimular e envolver a sociedade nas nossas ações”, pontuou a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

A captura das imagens de Barti foi realizada por meio de câmeras Trap, equipamentos instalados no meio da floresta e que começam a gravar quando é detectado movimento. O animal foi identificado por integrantes do projeto de monitoramento dos felinos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ação de monitoramento

As populações de onças-pintadas no interior da Unidade de Conservação e de todo o mosaico do Paranapiacaba variam de 06 a 35 indivíduos, monitorados há 17 anos, por meio do projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): “As onças-pintadas do Contínuo de Paranapiacaba: identificação individual, estimativa populacional e apropriação pela sociedade”.

A ação é coordenada pela pesquisadora de mastofauna Beatriz Beisiegel, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Semil e Fundação Florestal (FF).

O projeto ainda tem possibilitado a inferência de histórias de vida e relações familiares entre as onças da área e revelado um grande potencial para a mobilização da sociedade a favor da conservação da espécie.

Sobre a espécie

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e uma das espécies mais emblemáticas das matas brasileiras. A espécie, que antes habitava uma grande extensão, hoje está presente em poucas regiões, e a Mata Atlântica do sudoeste do Estado de São Paulo é um desses locais.

Seu tamanho varia entre 1,1 m e 1,85 m (cabeça e corpo), com uma cauda entre 44 a 65 cm. O peso pode variar de 52 a 158 kg, com os machos sendo normalmente maiores que as fêmeas.

Fotos: https://we.tl/t-qQY09x300K

 

O post Enquete de SP escolhe o nome “Barti” para filhote de onça apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »