12/07/2023 às 09h37min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Grupo Mabu investe em Inteligência Artificial, gera receita adicional aos negócios e digitaliza a experiência dos clientes

Conceito Noticias
www.hoteismabu.com.br
Divulgação / Mabu
As mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas. Em poucas décadas, a tecnologia vem alcançando um patamar, que até então não se imaginava como aplicável em nosso dia a dia. A Inteligência Artificial passou a ser realidade nos mais diversos setores econômicos e começa a impactar numa transformação e adaptação da sociedade.
A partir de 2023 começamos a sentir mais perto as mudanças com diversas ferramentas surgindo, como por exemplo a gravação final dos Beatles, com o falecido John Lennon nos vocais, conforme anunciou Paul McCartney, em entrevista ao programa “Today”, da BBC Radio 4.
Com essa transformação diversos setores econômicos passam a investir também em ferramentas de IA. É o caso do setor hoteleiro, onde o Grupo Mabu lançou em outubro de 2022, a assistente virtual Mia, que automatiza a consulta por informações, reforça o relacionamento com os hóspedes desde o primeiro contato para reservas ou dúvidas, até a avaliação pós check-out.

“O Grupo Mabu está em um processo de transformação digital, sempre em busca de novas ferramentas tecnológicas para encurtar o processo de digitalização, e estar mais próximo dos clientes com mais empatia”, afirma Jorge Della Via, Diretor de Tecnologia e Inovação. Segundo ele cerca de 80% das dúvidas dos nossos hóspedes são respondidas e solucionadas durante 24h por dia. “Por isso, identificamos o projeto da assistente como uma colaboradora do Grupo, tornando a experiência dos nossos clientes ainda mais positiva, com uma resposta rápida e amigável”, reforça.
Para Della Via a Inteligência Artificial, como toda a ferramenta de tecnologia, desde que faça sentido estratégico para a empresa, trazendo resultados ou levando experiências pode contribuir em muito no mundo empresarial. “A aplicação e utilização da IA traz mais oportunidades em alguns segmentos, profissões e funções que antes não existiam e passaram a existir, e principalmente oportunidades de um novo aprendizado para todas as pessoas. E no Grupo Mabu, sempre tivemos o cuidado de aplicar a tecnologia para resolução de um problema ou para que traga benefícios aos colaboradores e clientes”, enfatiza.
A hotelaria no Brasil ainda é muito tradicional na aplicação de tecnologia de ponta com olhar estratégico. “Trazer o conceito da área de TI como estratégia de negócio, transformando em uma unidade de negócios, gerando receita e planejando melhorias contínuas em todas as frentes está no DNA do grupo, que prioriza a tecnologia como pilar estratégico, independente da meta ou investimento”, reforça Della Via.
Em relação a Mia, Della Via afirma que, para a sua implantação foi realizado um grande projeto, “o Roi financeiro desse investimento ocorreu em 5 meses e hoje a Mia já virou um braço importante da geração de receita 100% online sem interação humana, gerando em 15 meses mais de R$ 2,5 Milhões em Hospedagem, Ingressos e Room Service, obtendo uma satisfação de 92% e mais de 85% de Opt-in em um universo de 101mil usurários”, finaliza.
O pilar de tecnologia é presente do Grupo Mabu, que além do atendimento virtual o Grupo Mabu já possui outras frentes em tecnologias implementadas, como reconhecimento facial, pré check in online, check out express, room servisse online, solicitação de serviços.

Sobre a Mia Assistente Virtual
A Mia Assistente Virtual já pode ser acessada por meio do WhatsApp. A simpática onça-pintada, personagem que já é parte da Turma Mabu em homenagem a fauna nativa, foi escolhida por já ser um dos personagens com maior sucesso nos momentos de interação com os visitantes. Além de apresentar características de sua persona similar as dos colaboradores como a simpatia, comunicação e proatividade. 

A nova assistente virtual possui inteligência artificial e, a partir do cruzamento de informações, é capaz de responder questões sobre os empreendimentos, reservas, check-in e inclusive auxiliar os hóspedes durante a hospedagem. 

O canal de atendimento já pode ser utilizado pelos clientes, com segurança e autenticidade das informações durante o atendimento, de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).




 
Link
Notícias Relacionadas »