03/07/2019 às 15h10min - Atualizada em 03/07/2019 às 16h12min

Ações promocionais para o Dia dos Pais necessitam de estratégias diversificadas

O Dia dos Pais está a apenas algumas semanas e, embora esse feriado não seja tão grande quanto ao dedicado às mães, é considerada a quarta melhor data para o varejo nacional. De acordo com pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, o faturamento da data já pode ser comparada ao do Dia dos Namorados, com ticket médio estimado em R$ 350 em 2019.

DINO
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Ponta de gondola e balcao degustacao Dia dos Pais 2019


De acordo com Matthew Shay - Presidente e CEO da National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo) estima-se que os consumidores gastem uma alta histórica de US $ 16 bilhões no Dia dos Pais em 2019. Ele ainda reforça que “Na última década, os gastos com presentes do Dia dos Pais aumentaram significativamente. Os varejistas estão prontos, com presentes que não terão problemas para impressionar o pai. ”

A data vem ganhando cada vez mais força e adeptos, mas é preciso garantir a visibilidade da ação. O timing também é muito importante. Apesar de grande parte dos consumidores deixarem as compras para a última hora, as pesquisas começam muito antes.

Para a marca / loja não ficar de fora e aproveitar os benefícios da data para o varejo, vale a pena observar essas dicas:

Repensar o espaço

Como em qualquer outra data comemorativa, o ideal é reorganizar o espaço para destacar as melhores sugestões de presentes para os pais. 

Itens de baixo valor, em promoção e até combos incentivam a compra por impulso e contribuem para alavancar as vendas. Portanto, elaborar espaços que realcem esses produtos é um diferencial.

As categorias de produtos mais vendidas em 2018 e as tendências para 2019 estão listadas em barions.com.br/ideias-de-acoes-promocionais-para-alavancar-as-vendas-do-dia-dos-pais

Se a loja não possui muitas mercadorias para os papais ou público masculino em geral, deve-se considerar a possibilidade de vender vales-presente, cartões de felicitações ou pequenos agrados para se manter relevante para a data.

Combos e coleções especiais para o Dia dos Pais

Não é raro encontrar consumidores com dificuldade em escolher um presente, mesmo que para uma pessoa próxima como o pai.

Criar combos ou coleções específicas para a data ajuda os que têm dificuldade em fazer compras. Esta também é uma boa alternativa para limpar o estoque, ofertando produtos que estavam parados.


Explorar a comunicação visual

Realocar itens ou criar combos pode não ser suficiente. Para destacar produtos ou serviços especiais para a data, usar e abusar das ferramentas de comunicação visual, displays e cenografia geram grande destaque.

O primeiro passo de uma campanha de Dia dos Pais:
Um bom ponto de partida é contar com empresas especializadas em PDV, como a Bárions Produções,empresa referência no segmento, com atuação nacional e uma equipe altamente capacitada, com atendimento 360º. Saiba mais em barions.com.br/abarions

As vitrines são as grandes responsáveis pela atração de clientes para o interior da loja. Pesquisas sugerem que produtos expostos em vitrines vendem até 70% mais que os demais.

Marcas / empresas que estão realizando a primeira campanha ou ainda em dúvida do que fazer, o banner tradicional ou até o adesivo de recorte já são capazes de alterar o clima de uma vitrine e destacar a mensagem da marca.

Vitrines mais elaboradas podem conter displays especiais em PS, MDF ou acrílico e itens de cenografia, além de complementos em adesivos e outros acessórios. 

Dicas para uma Vitrine perfeita? https://www.barions.com.br/dicas-para-criar-a-vitrine-perfeita

Integrar campanhas digitais

O comércio eletrônico é um importante canal para o varejo. Em 2019, 34% dos compradores disseram que planejavam comprar presentes do Dia dos Pais on-line.

Mesmo que uma marca concentre as vendas em lojas físicas, estratégias online podem ser grandes aliadas.

Para saber mais sobre estratégias online para o Dia dos Pais 2019 acesse https://www.barions.com.br/8-ideias-de-acoes-promocionais-para-o-dia-dos-pais

Explorar o Senso de Humor

Se há uma época do ano em que piadas sobre os pais são bem aceitas é no Dia dos Pais.

Considerar, então, adicionar uma ‘pitada’ de humor na campanha e peças publicitárias, desde a vitrine, decoração interna e impressos até as campanhas on-line como e-mail marketing e post nas redes sociais pode ser um bom atrativo para consumidores com pais de perfil mais bem humorado.

E, claro, marcas com produtos divertidos para os homens, devem aproveitar a data para promovê-los.

Vale Presentes: o coringa da data

Os vale presentes foram um dos primeiros itens citados neste artigo, mas vale a pena abordá-los em um tópico exclusivo. Isso porque foram citados como a quarta opção de presente mais popular para 2019.

Desenvolver cartões de presente exclusivos para o Dia dos Pais 2019 e colocá-los em espaços chave da loja, como os balcões de pagamento e até displays personalizados são alternativas para marcas / lojas que não oferecem produtos atraentes para a data.

O vale presente pode ser muito mais lucrativo do que você imagina.
Acesse o artigo completo para conferir como criar vale-presentes de encher os olhos e os benefícios para o qualquer negócio. https://www.barions.com.br/8-ideias-de-acoes-promocionais-para-o-dia-dos-pais

Guia de presentes

Os guias de presentes são sempre uma boa ideia para grandes eventos de varejo e ocasiões especiais - e o Dia dos Pais não é uma exceção.

Para o Dia dos Pais de 2019, as marcas devem identificar produtos da linha que atraem os pais e criar um guia de presentes. Para melhores resultados, é fundamental inserir os produtos em categorias diferentes, sempre que justificável. 

Evitar estereótipos

Independentemente do tipo de promoção ou campanha que a marca decida realizar, tenha em mente que tipo de imagem de pai que você está reproduzindo. Um estudo da Dove Men + Care Internal Research, divulgada no blog Think With Google - EUA, descobriu que “apenas 7% dos homens podem se relacionar com representações de masculinidade na mídia”.

Portanto, é importante certificar-se de que a mensagem e ofertas para o Dia dos Pais estão alinhadas com o perfil do público da marca. Algumas perguntas simples podem ajudar a estabelecer essa conexão: 

- Que tipo de pai / homem usa os produtos?

- Qual é o perfil do público alvo?

- Quais são os interesses?

Além disso, é imprescindível considerar como as mães ou as crianças veem as figuras paternas em suas vidas - afinal, mães e filhos são os principais clientes para este feriado. Descobrir suas percepções sobre os pais e certificar-se de que as campanhas reflitam essas percepções fazem parte do segredo do sucesso das divulgações de Dia dos Pais.



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