04/07/2019 às 13h30min - Atualizada em 04/07/2019 às 16h12min

Associação Pública CISAMREC investe em modernização de sistema e tem um crescimento de 917% na quantidade de pacientes atendidos em Criciúma

O CISAMREC, que em 2016 atendia 700 pacientes por mês, hoje atende cerca de 8.000, aproximadamente 400 pacientes por dia. O número de procedimentos realizados também sofreu um impacto positivo e registrou cerca de 9.000 por mês, cerca de 450 procedimentos por dia. Entre março de 2013 a maio de 2019 foi contabilizada uma média de atendimento de 2.763 pacientes por mês.

DINO


Com investimento em tecnologia e um novo sistema de atendimento, o CISAMREC contabilizou um crescimento de 917% na quantidade de pacientes atendidos, no comparativo de 2017 e 2019. A Associação Pública que é formada por 12 municípios consorciados de Santa Catarina, atende gratuitamente usuários do SUS e servidores públicos municipais devidamente regulamentados, e é mantida por meio do rateio dos consorciados através do Fundo Municipal de Saúde.

O CISAMREC, que em 2016 atendia 700 pacientes por mês, hoje atende cerca de 8.000, aproximadamente 400 pacientes por dia. O número de procedimentos realizados também sofreu um impacto positivo e registrou cerca de 9.000 por mês, cerca de 450 procedimentos por dia. Entre março de 2013 a maio de 2019 foi contabilizada uma média de atendimento de 2.763 pacientes por mês. Esse crescimento foi possível graças a atualização e inovação do sistema de gestão e da otimização dos processos internos que envolvem autorização e agendamento de consultas, emissão e liquidação das Guias de Requisições, entre outras atividades.
Os serviços e insumos comprados pelo CISAMREC para os municípios vão desde consultas médicas, procedimentos especializados, exames laboratoriais, diagnósticos por imagens, medicamentos, fraldas geriátricas, kit-glicemia, entre outros serviços. Hoje, ele é o único dos 14 consórcios de saúde do estado de Santa Catarina que possui um Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos informatizado e integrado com os 12 municípios da região.
Rodrigo Santana, Diretor Executivo da Celk Sistemas, fala da gratificação em ver como o trabalho da Celk vem impactando diferentes regiões em todo país. "Ficamos impressionados e gratificados em ver como a tecnologia pode apoiar a gestão das cidades brasileiras e impactar, diretamente, a vida de milhares de pessoas. Conseguimos ver resultados positivos e relevantes nos cases que já realizamos em mais de 10 anos de atuação no mercado. "

Inovação e tecnologia a serviço da saúde

A implementação do Sistema Celk Saúde na gestão do CISAMREC impactou diferentes setores, pois disponibilizou aos prestadores e consorciados um Sistema Integrado único e 24hs, que permite o acesso em qualquer lugar sem necessitar de infraestrutura para instalação da solução e armazenamento. Uma ferramenta flexível e fácil, que permite a gestão total e eficiente a partir de informações em tempo real, atendendo aos requisitos de privacidade e confidencialidade da informação da saúde.
Com o módulo para Consórcio de Saúde, da Celk Sistemas, foi possível conectar Consórcio, Municípios e Prestadores com funções totalmente integradas que simplificam os processos internos, geram maior economia e contabilizam uma diminuição considerável no tempo de espera para os pacientes, que 180 dias na fila de espera reduziu para apenas 30. "O Sistema, informatizado e integrado, além de proporcionar a resolutividade e eficiência dos atendimentos nos setores de agendamentos das SMS, proporcionou o arranjo de todos os serviços e do registro histórico das informações. Funcionalidades que tem colaborado consideravelmente para a diminuição do tempo/fila de espera dos pacientes. " Pontua Roque Salvan, Diretor Executivo do CISAMREC.
Um dos principais desafios da Associação era tornar mais fácil a comunicação interna e externa, além de eliminar, em todas as etapas, os processos administrativos que dependiam da utilização e preenchimento manual de formulários e papéis. Além de resolver esses problemas, o novo sistema melhorou a acessibilidade dos usuários por ser leve e permitir acesso remoto de qualquer lugar, sem necessitar de infraestrutura para instalação da solução e armazenamento. Também foi possível a disponibilização de perfis configuráveis, relatórios e consultas gerenciais da produção, entre outras funcionalidades que otimizaram a rotina administrativa do CISAMREC.
Parceiros, prestadores de serviços, profissionais médicos e outros especialistas, bem como os laboratórios de análises clínicas e, principalmente os 12 setores de agendamentos nas SMS que totaliza 50 usuários, foram impactados pela utilização do novo sistema da Celk, além da própria área de administração interna do CISAMREC, que foi a mais beneficiada com a implantação do CELK SAÚDE para a gestão.

Sobre a Celk Sistemas

A Celk Sistemas é uma empresa especialista em gestão de saúde que atende aos setores público e privado. São mais de 10 anos no mercado oferecendo soluções e tecnologias que contribuem para a gestão de empresas e organizações de saúde como hospitais, laboratórios, clínicas, consórcios, etc.
Sobre Criciúma
Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina, Região Sul do país. Segundo as estatísticas do IBGE de 2018, o município conta com 213.023 habitantes, sendo a principal cidade da Região Metropolitana Carbonífera, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a sétima maior do estado de Santa Catarina.
Pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, Criciúma abriga mais de 252 mil cadastrados e está entre os 100 municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual sua Rede Social Favorita?

47.2%
26.8%
16.3%
8.9%
0.8%