13/07/2023 às 16h08min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

HR4Results 2023: Palestrantes renomados, inovações em IA e recorde de público e empresas participantes

Maior evento de Recursos Humanos da América Latina promoveu conexão entre mais de 5 mil profissionais da área

AI
Gupy

O Futuro do RH é agora! Essa foi a grande temática que permeou o HR4Results 2023, maior evento do setor de Recursos Humanos e Liderança da América Latina, que reuniu mais de 5 mil participantes, mais de 100 palestras  e 110 expositores para compartilhar insights e impulsionar a eficiência das equipes.

Realizado no final de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reuniu milhares de profissionais e líderes de RH de diferentes setores. A edição foi palco de palestras inspiradoras, ações para estimular networking, com salas de reuniões disponíveis para uso de todos os participantes e anúncio de lançamentos da Gupy, empresa líder em soluções para RH no Brasil, que realiza o evento desde 2018, quando sua primeira edição contou com apenas 200 participantes.

Uma das principais temáticas abordadas durante o HR4Results 2023 foi o Futuro do RH, algo que era tratado há anos, mas que, graças ao avanço da tecnologia, finalmente chegou. Palestrantes de destaque discutiram o impacto da inteligência artificial, automação de processos e analytics na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao capital humano. Além disso, foram exploradas as melhores práticas para promover a adaptação dos colaboradores às mudanças tecnológicas e garantir o engajamento em um ambiente digital.

Um dos grandes destaques foi a palestra magna do inglês David Green, maior referência em People Analytics do mundo, que veio ao Brasil pela primeira vez, exclusivamente para o evento. Além disso, o evento contou com a apresentação antecipada de seu novo estudo sobre qualificação do profissional de RH. No espaço da feira de negócios os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações em tecnologia e serviços relacionados à gestão de recursos humanos. De softwares de gerenciamento de talentos às plataformas de aprendizagem online, a exposição trouxe um panorama das soluções disponíveis para apoiar as empresas em suas estratégias de RH.

Mariana Dias, fundadora e CEO da Gupy, encerrou o primeiro dia do evento com uma série de lançamentos da marca, com destaque para novas funções de sua Inteligência Artificial e o pré-lançamento de uma ferramenta de performance. “Além das palestras, tivemos workshops práticos, nos quais os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas específicos, como desenvolvimento de liderança, gestão de talentos e estratégias de engajamento. Essas sessões interativas permitiram que os profissionais colocassem em prática as ferramentas e técnicas aprendidas, favorecendo a aplicação direta em suas respectivas organizações”, comenta a CEO.

“Nosso foco com o HR4Results é promover um evento marcante para a gestão de recursos humanos, fornecendo insights valiosos, compartilhamento de experiências, acesso a soluções inovadoras e antecipação de tendências, tudo sempre para impulsionar as empresas”, ressalta Mariana.


Conversas que impulsionam

Com foco na transformação digital, saúde mental, performance e desenvolvimento de habilidades para liderança, o evento reforçou a importância da área de RH como um elemento-chave para impulsionar o sucesso das organizações. Os participantes saíram do evento com uma visão mais abrangente sobre as melhores práticas, tendências emergentes e ferramentas disponíveis para enfrentar os desafios e promover resultados positivos em suas respectivas empresas.

O bate-papo entre Sandra Vicari, Diretora Executiva de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista e Jason Ward, Vice-Presidente de Pessoas e Clientes na Azul, sobre como o RH pode ser um parceiro estratégico no negócio, mediado pelo Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, discutiu sobre os benefícios em utilizar processos estratégicos dentro do RH

De acordo com o estudo Modelos Operacionais de RH, realizado pela consultoria Mercer, que entrevistou 857 pessoas em 39 países diferentes, sendo 200 respondentes do Brasil, constatou que 43% dos Business Partners ainda estão presos em atividades operacionais. Menos de 20% das empresas também utilizam aplicativos e sistemas automatizados em que líderes e colaboradores consigam consultar informações e realizar solicitações de forma autônoma. “É nítido que as empresas ainda não conhecem o poder que a tecnologia têm em colaborar no dia a dia organizacional e, com isso, desenvolver um avanço estratégico dentro do RH”, comenta Sperati.

Outro tema de destaque durante o evento foi o Lifelong Learning, debatido na mesa redonda mediada pelo Rômulo Martins, Diretor da BU de Educação Corporativa da Gupy, com participação de Rafael Piccolo, Líder da KPMG Business School, e Luis Vabo Jr, Fundador da Vabo23 Educação e professor do G4 Educação. Os convidados discutiram sobre as principais razões pelas quais as empresas devem investir em programas de upskilling e reskilling, as habilidades técnicas com maior demanda no mercado de trabalho atualmente, entre outras coisas correlatas.

Na trilha Contrate, um dos bate-papos de maior evidência foi com a Arlane Gonçalves, Fundadora e Diretora da AG Consultoria e  Carolina Ignarra, CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir, sobre programas afirmativos e D&I. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, 69% das organizações citam a diversidade e equidade da força de trabalho como uma prioridade estratégica, mas ainda encontram obstáculos para transformar a frente em um mindset de todo o negócio. 

“Quando olhamos para a inclusão de pessoas com deficiência, dos 45 milhões de brasileiros que se identificam como PCD, apenas 28,3% estão empregados. Este é um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que a inclusão, de fato, ainda está sendo vetada em algumas empresas. Precisamos levar luz ao assunto”, ressalta Pedro Ventura, Especialista de Gente e Gestão da Gupy.


 
Link
Notícias Relacionadas »