13/07/2023 às 15h53min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Quatá se associa a hub de tecnologia e leva soluções em crédito, sanidade e bem-estar animal para produtores de leite

Desenvolvidas pela Rúmina, as diferentes ferramentas digitais proporcionam desde crédito em 24h, até o monitoramento da sanidade animal e qualidade da produção

Julia de Souza Calaça
Uma fintech que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamento de leite e uma tecnologia para o diagnóstico da mastite em campo. Essas são duas das soluções da Rúmina, empresa que tem o objetivo de democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores, oferecidas aos fornecedores da Quatá, empresa brasileira de produtos lácteos.
A OnFarm é uma tecnologia exclusiva e digital que promove o controle de mastite em vacas leiteiras. “Como 50% dos casos de mastite clínica não precisam ser tratados com antibióticos, o produtor reduz gastos com medicamentos, minimiza o descarte de leite podendo, assim, comercializá-lo, além de contribuir para o conceito de sustentabilidade ao evitar o uso indiscriminado de fármacos”, detalha o Head B2B da Rúmina, Leonardo Araújo.
Com a identificação do agente causador da mastite, na própria fazenda, por meio da cultura microbiológica, esse processo se tornou fácil, entregando respostas valiosas aos produtores em 24 horas, sem sair da propriedade. “Desta forma, é possível agir rapidamente, tomar decisões mais certeiras para cada caso e controlar a doença”, diz Araújo.

O gerente Corporativo de Suprimento de Leite da Quatá Alimentos, Elimar Moreira Sousa, ressalta que com a utilização da OnFarm, a empresa conseguiu melhorar a qualidade do leite. “A ferramenta ajuda muito na redução da CCS (contagem de células somáticas), na menor incidência de antibióticos no leite e, consequentemente na diminuição do descarte, o que representa redução de custos para a indústria e para o produtor, além de menor agressão ao meio ambiente, com a redução do descarte do leite inapropriado ao consumo humano. Ou seja, para o setor traz ganhos fantásticos entre todos os elos: produtor, Quatá, Rúmina e sociedade”, afirma.
Crédito aos fornecedores do laticínio
A outra solução da Rúmina utilizada pela Quatá é a RúmiCash, uma fintech voltada à cadeia do leite que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamentos a produtores pelos laticínios parceiros. “RúmiCash oferece a possibilidade de realizar investimentos e aproveitar oportunidades no momento ideal, com adiantamento de recebíveis do leite, crédito direto ao produtor e estruturado para insumos”, explica Leonardo Araújo, lembrando que o laticínio não é uma instituição financeira. “Por isso, a Rúmina disponibiliza algumas opções para facilitar o contato entre os produtores e os próprios laticínios, em momentos muito importantes para a produção, com uma ferramenta de fomento à política leiteira”, diz.
Para o gerente da Quatá, essa opção de crédito possui inúmeras vantagens, principalmente o acesso rápido e sem burocracia. “RúmiCash possibilita ao produtor fazer compras de insumos, como milho, soja, polpa cítrica, entre outros em momentos de baixa nos preços, além do parcelamento ao produtor para equacionar seus gastos de forma planejada e consciente, reduzindo seus custos de produção”, enumera. 
Sousa ainda reforça que as vantagens oferecidas agregam principalmente para a rotina do produtor de leite, que em sua maioria está distante dos centros econômicos, onde ficam os bancos. “Pela distância, eles encontram dificuldade em deixar seus afazeres diários. RúmiCash proporciona o acesso sem sair de casa e a opção de receber todas as informações pelo WhatsApp”, salienta.
“Aqui na Quatá buscamos parcerias ganha - ganha e no caso a Rúmina e o RúmiCash nos atendem de forma complementar. Ganha o produtor com acesso rápido, sem burocracia e sem sair da fazenda e a Quatá em oferecer um serviço diferenciado aos seus produtores podendo aumentar a sua fidelização”, destaca.
“No futuro, creio ser possível aumentar ainda mais as operações com a Rúmina visto os grandes ganhos para todos os elos da cadeia. O setor está cada vez mais agressivo e concorrido e isso requer das empresas inovações que visualizem boas parcerias, que ofereçam não somente preço, mas soluções para os desafios do seu negócio”, pontua o gerente da Quatá.
Elimar Souza acredita que, nos próximos anos, a empresa e a Rúmina terão grandes avanços no setor. “Nem todo custo requer diminuição nos lucros, ou seja, mesmo buscando capital com custo alto, se bem estudado e planejado, é possível aumentar seus lucros”, afirma. 
“Quando o laticínio dispõe de ferramentas como as da Rúmina, consegue utilizá-las dentro da sua política leiteira, se colocando em vantagem no mercado. O exemplo mais clássico é quando ele chega ao pecuarista e diz ‘eu tenho uma ferramenta de crédito’. Ele vai conseguir captar mais fornecedores de leite. Outro exemplo é ofertar a OnFarm. Tem muito laticínio que atualmente já financia essa tecnologia para o produtor como forma de fomento”, finaliza Leonardo Araújo.
 
Link
Notícias Relacionadas »