18/05/2023 às 18h49min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

Especialista dá dicas para profissionais da saúde evitarem dor de cabeça com as finanças

SALA DA NOTÍCIA Tamer Comunicação
Erros na contabilidade da clínica, consultório ou no lançamento de atendimentos podem trazer muitos prejuízos para médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde. Lamarque Santos, sócio da Conta Medical, explica quais são, como evitá-los ou corrigi-los.

Um dos problemas mais comuns que desequilibram a saúde financeira de seus negócios é o desconhecimento do correto e mais proveitoso enquadramento tributário. Não saber qual é melhor regime de tributação é nocivo, porque isso determina quais impostos devem ser pagos pelas atividades desenvolvidas. E também impacta na apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Além de pesar no bolso, o enquadramento inadequado pode provocar problemas como autuações, multas e outras penalidades.

Lamarque Santos alerta que também é comum esses profissionais não tratarem corretamente a organização societária. Caso o modelo de trabalho envolva a sociedade de um ou mais profissionais, é preciso estabelecer, além do contrato social, um acordo societário, e dar o devido lastro legal à integralização de capital (entrega dos valores prometidos na emissão do contrato social), evitando muitos transtornos.

Já o campeão dos erros – e um dos que mais causam dor de cabeça aos profissionais da saúde – é misturar despesas da pessoa física (do profissional) com as da pessoa jurídica (consultório/clínica). Separar a personalidade jurídica da física pode parecer difícil e confuso, mas é extremamente necessário. Além de cumprir a legislação fiscal, permite que haja um controle mais apurado do resultado financeiro da empresa, garantindo um planejamento tributário mais efetivo para a diminuição de impostos.

Santos explica que o suporte de uma empresa de contabilidade especialista na área da saúde ajuda “a mitigar melhor os riscos tributários, que vão além da desoneração tributária e demandam o cumprimento de obrigações acessórias ao Fisco”. O executivo da Conta Medical, empresa especializada em consultoria e assessoria fiscal e tributária, informa ainda que uma contabilidade analítica, realizada de forma ativa e preventiva, pautada em resultado e com expertise no segmento de saúde, auxilia na tomada de decisão “trazendo resultados financeiros reais, diminuindo custos e, muitas vezes, aumentando o lucro da prestação de serviço”.

Sobre a Conta Medical
Desde 2018, a Conta Medical oferece aos médicos e administradores de empresas da área da saúde um serviço de contabilidade e assessoria de gestão tributária especializada. Por meio de profissionais qualificados e experientes, auxilia na gestão de questões contábeis, tributárias e fiscais de clínicas ou consultórios. 
 
Link
Notícias Relacionadas »