16/07/2023 às 08h04min - Atualizada em 16/07/2023 às 12h00min

São Miguel Arcanjo tem turismo ecológico, rural e parque da onça

A 182 quilômetros da capital, cidade tem parque com maior território contínuo de remanescentes da Mata Atlântica

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sao-miguel-arcanjo-tem-turismo-ecologico-rural-e-parque-da-onca/
DownloadGoverno de SP
Cachoeira em São Miguel Arcanjo

Cachoeira em São Miguel Arcanjo

Cachoeira em São Miguel Arcanjo, conhecida pelo ecoturismo

A cidade de São Miguel Arcanjo, distante 182 quilômetros da capital, vem se destacando como destino turístico do sudoeste paulista com uma vasta oferta de diferentes segmentos, em especial o Ecoturismo, o Turismo Rural e até o Histórico-Cultural. O destaque vai para o Parque Estadual Carlos Botelho, que é administrado pela Fundação Florestal, e tem mais de 37 hectares. Faz parte do maior território contínuo de remanescentes da Mata Atlântica juntamente com a Serra do Mar, o Vale do Ribeira, a Serra da Mantiqueira e a Serra de Paranapiacaba.

“Bom ressaltar que o Parque Carlos Botelho é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco devido à sua importância socioambiental, cultural e histórica”, informa o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena.

Abriga florestas ombrófilas (também chamadas de florestas tropicais fluviais) densas, em que se destacam espécies como palmito-juçara, canela, jequitibá e figueira, cujo estado de preservação é considerado elevado. Em seu território, ainda há espécimes da fauna ameaçados de extinção: onça-pintada, anta, queixada.

“Possivelmente, o parque é a única unidade de conservação a abrigar o muriqui-do-sul e o mico-leão-preto”, completou o secretário.

São Miguel Arcanjo possui uma população de 32 mil habitantes e conta também com o Parque do Zizo, Parque Taquaral e Parque da Onça Parda, todos com altos índices de preservação da fauna e flora. Além das inúmeras trilhas e cachoeiras encontradas em belos cenários de Mata Atlântica, também são praticadas diversas modalidades esportivas como trekking, cascading, bike, jeep off-road, arvorismo e observação de aves. Frente a este cenário positivo para a atividade turística deste destino, que é Município de Interesse Turístico – MIT desde 2018, é visível a preocupação da cidade com o potencial turístico da região. Tanto que há um quiosque de informação turística na praça central, com variados folhetos de informação à disposição do turista, além do cuidado com a limpeza da cidade, e com os parques.

DownloadGoverno de SP
São Miguel Arcanjo tem fauna rica em espécies

São Miguel Arcanjo tem fauna rica em espécies

São Miguel Arcanjo tem fauna rica em espécies

Turismo rural

Devido à sua riqueza agrícola, este destino desponta para o Turismo Rural com atrativos do segmento, possibilitando assim conhecer a região denominada Rota do Vinho, que enfatiza nova experiência. As atividades que se destacam nesse estilo de turismo são: “Colha e Pague” e “Vinícolas Artesanais”, que hoje se encontram formatadas e abertas para visitação, degustação e venda dos produtos diariamente. Além dos vinhos, produzem sucos de uva e algumas delas produzem geleias, doces em compota e outras guloseimas.

A colônia nipônica é um dos destaques da cidade, uma vez que envolve a maior biblioteca japonesa no Brasil com um acervo de 74 mil livros, dos quais 70% são de histórias em quadrinhos. A superbiblioteca, aberta à visitação diariamente, está localizada pouco mais de 25 km do centro da cidade, na “Rota do Imigrante Japonês”. Pelo Turismo Religioso o destaque vai para a Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo. Com uma Igreja construída na década de 1950, foi oficialmente elevada à condição de Santuário em setembro de 2013. Agora, a Basílica – título concedido em 2018 – Santuário de São Miguel Arcanjo já está com um projeto em construção de um monumento em homenagem ao padroeiro, que terá 57 metros de altura, maior que a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

A cidade de São Miguel Arcanjo

A cidade de São Miguel Arcanjo

A cidade de São Miguel Arcanjo

Como chegar

Para ir até São Miguel Arcanjo, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 78, a SP-075 (Rodovia José Ermírio de Moraes) até a saída 7-B, a SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri), SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída 102, a SP-264 (várias denominações) e a SP-250 (Rodovia Nestor Fogaça).

O post São Miguel Arcanjo tem turismo ecológico, rural e parque da onça apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »