16/07/2023 às 12h08min - Atualizada em 16/07/2023 às 16h00min

Museu da Imigração apresenta exposição inédita do artista angolano Paulo Chavonga

Morador de São Paulo, artista traz em sua obra a ótica do migrante africano e sua relação com o país e os brasileiros

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/museu-da-imigracao-apresenta-exposicao-inedita-do-artista-angolano-paulo-chavonga/
“Todo imigrante tem uma história e uma memória. Quero criar um olhar humano entre o brasileiro e o imigrante africano”, diz o artista angolano

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – inaugurou neste mês de julho a exposição inédita Onde o Arco-Íris se Esconde, do artista plástico, poeta e cineasta angolano Paulo Chavonga.

Nascido na região de Benguela, e residente em São Paulo, o artista traz, em suas obras, a ótica do migrante, egresso do continente africano, e a relação com o País e os brasileiros. O conjunto da mostra é composto de 60 pinturas, uma instalação que reproduz uma barraca de venda de tecidos da Praça da República, dois vídeos e 12 poemas. Entre as obras, em um tom autobiográfico, Chavonga expõe, no projeto, imagens da sua família em Angola.

“Todo imigrante tem uma história e uma memória. Quero criar um olhar humano entre o brasileiro e o imigrante africano. Quero dar voz aos africanos. A mostra reúne também denúncias de xenofobia e racismo, o que tem levado à migração reversa, onde os imigrantes africanos saem do Brasil para outros países ou mesmo para retornarem para sua terra natal, explica o artista.

curta-metragem Sonhos Exilados, de Chavonga, integra a exposição e aborda histórias de imigrantes nas ruas da maior cidade do Brasil. A obra fala, por um lado, das expectativas e dos sonhos comuns dessas pessoas e, por outro, das frustrações e dos desafios encontrados na capital paulista.

Durante o vernissage, poemas que compõem a exposição serão declamados pelos poetas angolanos Ermi Pazo e Mwana N’gola.

DownloadSecretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas
Mostra reúne 60 pinturas, uma instalação, dois vídeos e 12 poemas para refletir sobre temas como xenofobia, racismo e migração reversa

Paulo Chavonga

Paulo Chavonga nasceu em 1997 na província de Benguela, na região central de Angola. Começou com sua produção artística em grupos de estudos comunitários. Em 2015, já residente da cidade de Luanda, ingressou na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) e, no mesmo ano, teve a sua primeira exposição individual, Passos de Um Artista, na Mediateca de Benguela.

Entre 2015 e 2017, participou das Mostras de Jovens Criadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com itinerância internacional em países como Portugal e Moçambique, e, em 2017, participou da Expo Conexões, em Moçambique, para onde retornou em 2019, na Expo Move your Art, seguindo para a Expofacic, em Cantanhede, Portugal, naquele mesmo ano.

Em 2017, o artista emigrou para o Brasil, vivendo na cidade de São Paulo. Em 2018, começou a frequentar a comunidade hip-hop da zona sul, realizando vários projetos. Em 2020, foi selecionado para a Bienal Naïfs do Brasil, realizada no Sesc Piracicaba, com curadoria de Renata Felinto e Ana Avelar. Em 2021, participou da residência artística do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, finalizada com a mostra Rostos Invisíveis da Imigração no Brasil. Em 2022, foi um dos selecionados para o 32º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, com o projeto Áfrikas: olhares descoloniais.

Ficha Técnica:

Artista: Paulo Chavonga

Curadoria: Luciara Ribeiro

Expografia: Carmela Rocha e Sofia Gava

O post Museu da Imigração apresenta exposição inédita do artista angolano Paulo Chavonga apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »