17/07/2023 às 16h19min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Golpe com IA: especialista da CertiSign dá dicas para a prevenção de golpes online  

Com as novas soluções tecnológicas, os usuários devem ficar mais atentos para não cair em fraudes digitais

Beatriz Maria Cunha Rodrigues

Golpe com IA: especialista da CertiSign dá dicas para a prevenção de golpes online  

Com as novas soluções tecnológicas, os usuários devem ficar mais atentos para não cair em fraudes digitais 

São Paulo, 17 de julho de 2023 – A popularização de plataformas de Inteligência Artificial (IA) se deu com a chegada do ChatGPT no final de 2022. Desde então, a tecnologia tem sido usada para diversas finalidades, inclusive para golpes digitais. Segundo a McAfee, em relatório publicado em maio deste ano, um quarto dos entrevistados já havia experimentado algum tipo de golpe de voz de IA, 15% disseram que aconteceu com alguém que conheciam. E, 77% das vítimas, confessaram que perderam dinheiro com o golpe. 

Ainda segundo o estudo, apenas três segundos de áudio são necessários para clonar a voz de uma pessoa. Diante deste cenário, Márcio D'Avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, dá dicas para a prevenção desse e de outros golpes digitais: 

  1. Golpe com Inteligência Artificial 

"Esse é o novo golpe do momento. Por meio de vídeos e publicações nas redes sociais, os golpistas usam a tecnologia para simular a voz de pessoas e, assim, conseguir fazer transações fraudulentas", afirma o especialista.  

Para realizar esse golpe, os criminosos usam a inteligência artificial, ligam para a família e conhecidos simulando que a pessoa foi assaltada e pedindo transferência por Pix. Além disso, outra forma que a fraude pode acontecer, é por meio da ligação do golpista que se apresenta como uma instituição financeira falando que sua conta foi hackeada.  

"Por isso, é importante estar sempre atento ao receber ligações de números desconhecidos e manter a calma", comenta D'Avila."O principal fator que os criminosos têm é o bom uso da engenharia social. Caso receba ligação com a voz de conhecidos pedindo transferência por Pix, desligue e entre em contato com o número oficial da pessoa que, supostamente, estava tentando te ligar. No caso da ligação de instituições financeiras, entre em contato com a central de atendimento oficial da empresa". 

  1. Cuidado para não ser pescado! Conheça o phishing 

Os ataques de phishing continuam em alta e usam, principalmente, como isca promoções enviadas por e-mail e mensagens. Ao clicar no link malicioso, os dados podem ser roubados. 

É importante verificar se no remetente há erros de digitação e evitar clicar em links de promoções enviadas por e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, principalmente, aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento. “Para aproveitar as ofertas com segurança, o melhor caminho é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção existe de fato. E, claro, checar se o site em questão é seguro”. 

  1. "Vai de" Pix? 

Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. “É importante ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”, afirma o especialista. 

A maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação. Ele explica que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra "S" no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. 

  1. Selfie em aplicativos 

Sempre observe se nos aplicativos há a opção de biometria facial no lugar do login e senha, pois isso dificulta o roubo de dados. “A biometria identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma. 

O especialista explica que a identificação biométrica, atualmente, é capaz de detectar até mesmo o uso de máscaras hiperealistas. “Por meio da funcionalidade, baseada em inteligência artificial, chamada Liveness, é possível detectar se por trás da imagem há vida e, portanto, que não se trata de uma foto, por exemplo, ou de alguém usando uma máscara. Esses avanços têm permitido que cada vez mais serviços sejam ofertados na internet com total segurança, mesmo os que têm alta criticidade". 

  1. a hora da entrega… 

Um golpe está se tornando rotineiro: o entregador pede para fotografar o cliente e um documento de identificação para confirmação do recebimento. Os dados são compartilhados e, a partir deles, criminosos pedem empréstimos, abrem contas digitais ou adquirem itens sem o consentimento da vítima. 

“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja em que comprou. Se não estiver certo disso, negue. E, caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”, afirma D'Avila. 

Sobre a CertiSign   

 

A CertiSign  é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos. 

 

Ao longo dos anos, tornou-se sinônimo de inovação e confiança, emitiu mais de 15 milhões de certificados digitais e ultrapassou a marca de 2.200 pontos de vendas em todos o Brasil e exterior. 

Imprensa:  

[email protected] 


Link
Notícias Relacionadas »