17/07/2023 às 15h08min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Brasil registra aumento de ataques direcionados para dispositivos Android no primeiro semestre de 2023

ESET Threat Report aponta as principais ameaças detectadas ao longo do período

Cecilia Ferraz
 

São Paulo, Brasil O Brasil registrou crescimento no número de ataques direcionados para dispositivos Android no primeiro semestre de 2023. De acordo com dados divulgados pelo ESET Threat Report, elaborado pela ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, o país figurou entre os principais alvos de cibercriminosos que buscam invadir dispositivos e roubar informações. 

 

Mapa    Descrição gerada automaticamente

Mapa Descrição gerada automaticamente

(ESET Threat Report)

No primeiro semestre de 2023, também foram observadas tendências que destacam adaptabilidade dos cibercriminosos e a busca incessante de novos caminhos para atingir seus objetivos, seja explorando vulnerabilidades, obtendo acesso não autorizado, comprometendo informações confidenciais ou fraudando indivíduos. 

 

O estudo ainda mostra que, embora as ameaças de criptomoeda tenham diminuído constantemente, as atividades cibercriminosas relacionadas ao setor continuam de forma persistente, com recursos de criptomineração e roubo de criptomoedas cada vez mais incorporados entre as linhagens de malware mais versáteis. 

 

Analisando outras ameaças voltadas para o ganho financeiro, foram observados também um retorno de e-mails de sextorção, explorando os medos das pessoas em relação às suas atividades online, e um crescimento alarmante de aplicativos falsos de empréstimo para Android, mascarados como serviços legítimos de empréstimo pessoal, aproveitando-se de usuários vulneráveis com necessidades financeiras urgentes. O relatório completo, com estes e outros dados, está disponível neste link.

 

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

 

Copyright © 1992 - 2023. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

 

Contatos para Imprensa:
(11) 94135-2414
 

Cecilia Ferraz - [email protected] 
Leonardo Nascimento - [email protected]

Manuel Quilarque - [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »