17/07/2023 às 12h19min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Integração pioneira entre SC CapRock, Nokia e Starlink amplia cobertura de rede LTE privada no Brasil

Acordo entre as empresas fornece solução única que leva conectividade de alta velocidade e baixa latência para clientes corporativos

Pedro Carvalho

São Paulo, 17 de julho de 2023 – A SC CapRock, operação brasileira do grupo Speedcast, provedora de comunicações críticas que tem acordo com a Nokia para implementar redes LTE privadas, firmou recentemente acordo global para venda dos serviços corporativos da Starlink. 

O Nokia Digital Automation Cloud (DAC), uma solução avançada de redes privadas 4.9G/LTE e 5G, será integrado ao serviços Starlink. Esse acordo vai habilitar a expansão da conectividade para as redes privadas em regiões remotas ou ainda não cobertas, por meio dos satélites de baixa órbita Starlink, fornecendo o link de conectividade à solução Nokia.

A SC CapRock implementa redes LTE privadas com equipamentos da Nokia, com quem tem um acordo de longo prazo. “Esse acordo é focado nas aplicações de missão crítica em localidades remotas do Brasil ainda não atendidas. As aplicações de missão crítica demandam uma conectividade de baixa latência (até 100ms). A associação entre a rede LTE privada NDAC (Nokia Digital Automation Cloud) com a Starlink viabiliza esse requerimento e vai ampliar a cobertura para nossos clientes", afirmou André Gustavo Sant'Anna, country manager da SC CapRock no Brasil.

As duas empresas – SC CapRock e Nokia – já executaram uma rede LTE privada para a Origem Energia conectar suas usinas de gás natural e poços associados de energia em municípios de Alagoas e da Bahia. Com a nova parceria, em caso de eventual demanda, a Origem poderá expandir sua cobertura simplesmente implantando estações rádio base portáteis e usando a rede de satélite da Starlink como um link de backhaul para transportar os dados da estações de volta para um núcleo DAC sem fio privado já implantado. Essa abordagem diminui a complexidade para locais remotos pois reduz a necessidade de instalação de um novo núcleo sem fio privado, de novas torres e de um sistema de energia.

“Há uma demanda crescente do agronegócio e dos setores de energia e mineração por redes privadas, e o recente acordo global com a Starlink vai nos ajudar a fornecer conectividade de alta velocidade e baixa latência para esses clientes, com altos níveis de desempenho e eficiência operacional”, disse Sant'Anna. 

Marcelo Entreconti, Head de Enterprise para a América Latina da Nokia, disse: “Estamos felizes com a parceria com a  SC CapRock nesta iniciativa, fornecendo as soluções de rede sem fio privadas de alta tecnologia da Nokia com foco em acelerar a transformação digital nas empresas no Brasil, aumentando a produtividade, a segurança e a eficiência, com  redes seguras e confiáveis.” 

A Nokia já implantou redes de missão crítica para mais de 2.600 clientes empresariais líderes nos segmentos de transporte, energia, indústrias, webscale e setor público em todo o mundo. A empresa também atende mais de 595 clientes privados sem fio globalmente e foi citada como a fornecedora líder de rede sem fio privada de nível industrial em todo o mundo por vários analistas do setor.

As duas empresas estão realizando demonstrações da tecnologia ao longo desta semana, de 17 a 21 de julho, no escritório de Macaé da SC Caprock. Solicitações de participação podem ser enviadas preenchendo o formulário de interesse on-line.


 
Link
Notícias Relacionadas »