17/07/2023 às 18h36min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Planejamento nutricional impulsiona produtividade da Granja Camari, vencedora do prêmio Agriness Melhores da Suinocultura 2022

Granja Camari (Cristais Paulista, SP) alcança resultados excepcionais com sua equipe engajada no resultado aliada à estratégia nutricional elaborada em parceria com a Trouw Nutrition

Raphaela Candido
Em qualquer atividade animal, as despesas com alimentação são as maiores, representando até 70% do custo total. Buscar alta rentabilidade e, ao mesmo tempo, atender com eficiência às exigências nutricionais dos lotes ao longo do ciclo produtivo é o grande desafio dos suinocultores. Isso porque, cada fase possui demandas específicas e a dieta deve ser planejada de acordo com essas exigências, visando promover o desenvolvimento adequado dos animais e atingir os níveis esperados de desempenho.
Nesse contexto, a nutrição de precisão é fundamental para o sucesso do negócio, como demonstram os resultados da Granja Camari (Cristais Paulista, SP), vencedora da 15ª edição do Agriness Melhores da Suinocultura. A propriedade foi escolhida como a melhor do Brasil na categoria de 1.001 a 3.000 matrizes. Segundo o diretor da granja, Camilo Mendonça, o prêmio Agriness é extremamente importante para a Camari, pois serve como grande incentivo para a melhoria contínua dos seus resultados.
Neste ano, a Camari estabeleceu o objetivo de superar os resultados dos anos anteriores para conquistar a premiação, já tendo ficado em terceiro lugar em 2020 e 2021. Essa mentalidade de renovação, esforço e disciplina foi adotada por toda a equipe e resultou em resultados significativos em 2022. "O sucesso alcançado é fruto de trabalho árduo, disciplina, planejamento estratégico e do objetivo final estabelecido. É importante ressaltar que o prêmio deve-se ao esforço coletivo, de toda a equipe. O foco na valorização das pessoas é um dos principais impulsionadores do nosso desempenho como empresa ano após ano", conta Camilo Mendonça, diretor da Granja Camari.
A nutrição desempenhou papel fundamental na conquista do prêmio, contribuindo para a maior eficiência da granja. "Sabemos que a alimentação adequada é essencial para sobrevivência, manutenção e desenvolvimento dos animais. Além disso, a eficiência nutricional contribui para que os suínos alcancem e altos níveis de produção, bem como para preservação do status sanitário. Portanto, estamos focados em realizar análises detalhadas de todas as matérias-primas e rações utilizadas, ajustando as formulações de acordo com as necessidades de cada ingrediente. Também estabelecemos parcerias com empresas comprometidas e alinhadas ao nosso propósito, como a Trouw Nutrition, que nos oferecem produtos e tecnologias de alta qualidade. Os programas de modelagem, por exemplo, são utilizados para simular as condições ambientais, sanitárias, de manejo, genética e inclusão ou exclusão de determinados nutrientes", detalha Camilo.
Diversas medidas também foram implementadas na Camari para alcançar os resultados. O gestor da granja, Gabriel Mendonça, destaca os treinamentos constantes da equipe, que incluem reciclagens de manejo, garantindo que todos os colaboradores estejam atualizados e capacitados para suas funções. "Prezamos pela gestão à vista, que auxilia a transparência e o acompanhamento dos resultados. O benchmarking também é utilizado na propriedade como estratégia para captar informações tanto internamente, com base em nossa própria experiência, quanto externamente, avaliando a aplicabilidade dessas informações em nossos processos", ressalta Gabriel.
Andrea Silvestrim, Gerente Técnico Comercial LATAM, ressalta que o sucesso na suinocultura deve-se a vários fatores. Para a Trouw Nutrition, ela exemplifica, é essencial manter o bem-estar dos animais alinhado ao retorno econômico sustentável. "A adoção de medidas, como maximização dos índices zootécnicos na produção, é primordial para garantir a segurança sanitária e a longevidade dos suínos. A Granja Camari, juntamente com a Trouw Nutrition, trabalham na sustentabilidade para garantir a saúde e o conforto dos animais, fornecendo ambiência adequada, água e alimentos de qualidade. Dessa forma, é possível obter alta produtividade, mantendo a integridade e o cuidado com os suínos como uma prioridade diária", conclui a gerente da Trouw Nutrition.
 
Link
Notícias Relacionadas »