17/07/2023 às 18h31min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Corrida e caminhada gratuitas reúnem 2 mil pessoas em Santana de Paranaíba

A cidade sediou uma etapa do Circuito Cidades Paulistas no último domingo (16/07)

Alexandre Kaniti Koda
Daniel Mello/ Rede Acesso
A cidade de Santana de Parnaíba (SP) recebeu no último domingo (16/07) a quarta etapa do Circuito Cidades Paulistas 2023, evento que reuniu duas mil pessoas para corridas de 5 e 9 km, além de uma caminhada de 5 km nas imediações do Monumento aos Bandeirantes. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos esportivos.

A etapa Santana de Parnaíba do Circuito Cidades Paulistas tem patrocínio da Harald, fabricante de chocolates que desde 1991 se instalou na cidade, e apoio de TW Espumas, empresa do ramo de plásticos.


O dia amanheceu encoberto na região e com temperatura na marca dos 11°C às 6h, momento em que os participantes começaram a chegar ao local do evento. Às 6h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento e a largada de todas as distâncias foi às 7h.

Família esportista. Nadia Cristina Buso fez a corrida de 5 km da etapa Santana de Parnaíba do Circuito Cidades Paulistas, enquanto a filha acompanhou a avó na caminhada. “Eu e minha família praticamos atividade física todos os dias e foi um prazer participar deste evento”, conta a brasiliense que veio visitar familiares na região. “Foi um percurso intenso, com muita subida, mas muito bacana”, completa.

Correndo do frio. Rafaela Alves veio de Pirituba com um grupo de amigos para participar dos 5 km da prova. “Acordamos às 5h, enfrentamos um frio de 9°C em um percurso desafiador com muitas subidas, mas muito gratificante”, comenta. “Depois de uma prova como essa, é muito bom saber que todo o treino e esforço valeram a pena”, completa.

Venceu um câncer. Helide Oliveira, que terminou um tratamento oncológico há cerca de 30 dias, participou da caminhada de 5 km. “Estou voltando às atividades físicas após um longo tratamento contra um câncer de mama e meu objetivo era pelo menos terminar a prova”, comenta a moradora de Santana de Parnaíba. “Graças a Deus deu tudo certo”, completa.

Estreante. Rodolfo Araújo participou pela primeira vez de uma etapa do Circuito Cidades Paulistas e se inscreveu nos 9 km. “A manhã foi ótima para correr, foi uma prova bem dura por ter duas subidas grandes, mas foi um prazer fazer parte do evento”, comenta o parnaibano.

Campeões. Joanderson Dias precisou de 14min46 para vencer os 5 km e foi seguido por Thiago Cristovam da Silva (18min54) e Matheus Lauermann (19min44). “O percurso foi puxado, mas muito bom e consegui finalizar com um tempo bacana. Parabéns a todos da organização e aos participantes que estiveram hoje aqui”, comenta o campeão.

Entre as mulheres, Rita Ribeiro venceu os 5 km com 23min10, seguida por Maria Eduarda da Silva (24min10) e Jessica da Silva (25min49). “A prova foi pesada por conta das subidas, mas meus treinos são puxados e acabo tendo mais facilidade na hora de encarar esse tipo de percurso”, conta a campeã que veio de Osasco.

Já nos 9 km, a vitória entre os homens foi de Wilton Isidoro dos Santos (33min36), seguido por Marcelo José da Silva (34min07) e Paulo Sergio Freire (34min23). “O percurso foi pesado, mas coloquei os treinos em prática e graças a Deus consegui vencer. A organização foi show de bola, estão todos de parabéns”, comenta o campeão. Entre as mulheres, a vitória foi de Erica Paixão (43min59), seguida por Jaquelime Lemos (45min16) e Maria Aparecida Leodorio (46min33).

A etapa Santana de Parnaíba do Circuito Cidades Paulistas é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Santana de Parnaíba. O patrocínio é da Harald e o apoio da TW Espumas.

Os resultados completos, assim como as fotos, estarão disponíveis em breve no site circuitocidadespaulistas.com.br. A próxima etapa do Circuito Cidades Paulistas acontece no dia 13 de agosto em Piracicaba (SP) e as inscrições serão abertas em breve pelo site tkx.com.br.
 

Informações para a Imprensa:

Alexandre Koda - Koda Comunicação
[email protected]
Link
Notícias Relacionadas »