17/07/2023 às 15h19min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Ensino superior gratuito EAD cresce 38%, alcança 83 mil alunos e ganha mais 10 polos

De acordo com a Univesp, mantida pelo Governo do Estado, 91% dos vestibulandos de 2023 estudaram em escolas públicas e 62% são mulheres

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/ensino-superior-gratuito-ead-cresce-38-alcanca-83-mil-alunos-e-ganha-mais-10-polos/

 

O ensino superior gratuito à distância de São Paulo teve crescimento expressivo no primeiro semestre de 2023. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu 10 polos e registrou salto de 38% no número de alunos, que passou de 59 mil em dezembro de 2022 para aproximadamente 83 mil neste mês de julho, com a entrada das novas turmas.

Essa alta no acesso também carrega um significado social: 91% dos vestibulandos da Univesp em 2023 estudaram em escolas públicas, 62% são mulheres, 80% têm mais de 25 anos e 40% têm renda familiar de até dois salários mínimos. A Univesp é uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD), mantida pelo Governo de São Paulo e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A EAD viabiliza que muitas pessoas que não teriam outra possibilidade de estudar um nível superior consigam acessá-la. Então, nós temos esse perfil característico de inclusão, que é muito interessante e nos deixa muito felizes. A educação é primordial no processo de transformação de uma sociedade”, ressalta o presidente da Univesp, professor Marcos Borges.

Setor EAD em alta

O investimento do Governo de São Paulo em EAD está em consonância com o cenário nacional. De acordo com o presidente da Univesp, há mais alunos de nível superior no Brasil em modalidades à distância do que nas presenciais. “A sociedade entendeu que os cursos EAD podem ter qualidade equivalente à dos presenciais”, afirma.

O vestibular da Univesp em 2023 foi o segundo a oferecer a grade de cursos dividida em três grandes áreas: licenciatura, computação e negócios e produção. O novo modelo foi bem-sucedido e registrou recorde de inscrições. O aumento na procura também está ligado, segundo Marcos, ao perfil dos cursos, com opções bastante ligadas a tecnologia e informática.

Para aprimorar a grade oferecida, a Univesp olhou para o atual cenário profissional. “São cursos sempre muito procurados, com uma demanda muito forte e um espaço grande no mercado de trabalho”, explica Borges.

A empregabilidade dos profissionais graduados pela Univesp é alta. Em agosto de 2022, uma pesquisa realizada com formandos mostrou que 90% dos egressos dos cursos de engenharias já estavam trabalhando regularmente na área. Para as licenciaturas, a taxa alcançou 75%.

O post Ensino superior gratuito EAD cresce 38%, alcança 83 mil alunos e ganha mais 10 polos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »