17/07/2023 às 10h37min - Atualizada em 18/07/2023 às 00h00min

Positivo Tecnologia destaca principais diferenças e vantagens dos desktops, notebooks e modelos all in one para o uso corporativo

Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da marca, explica as particularidades de cada categoria de produto e como elas podem refletir em benefícios para as empresas no dia a dia

Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação / Positivo Tecnologia
Os computadores de uso doméstico e corporativo podem até ter similaridades em suas especificações técnicas e componentes, mas, para atender a todas as necessidades do dia a dia das empresas, muitas vezes é preciso escolher máquinas com configurações mais robustas, seguras e até mesmo versáteis. Entre outros diferenciais, os modelos de computador voltados ao trabalho são desenvolvidos para suportar longos períodos de utilização sem comprometer seus componentes internos e manter alto desempenho ao rodar diversas aplicações simultaneamente, diminuindo o risco dos temíveis travamentos. A fim de ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões de compra e entenderem as vantagens das principais categorias de PCs, Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia, destaca as particularidades e benefícios dos desktops, notebooks e all in one. 

“Costumo dizer que o computador é como uma ferramenta, pois sempre há uma opção mais adequada para cada tipo de tarefa. Para fazer a melhor escolha na hora de comprar novas máquinas para a empresa, é importante responder algumas perguntas e avaliar questões como a necessidade de mobilidade, o custo-benefício e até mesmo o espaço físico disponível para uso. Cada empresa tem uma realidade diferente e essas peculiaridades devem ser levantadas para uma compra consciente e eficiente”, destaca o executivo.


Principais características de cada equipamento

Com a tecnologia totalmente presente no dia a dia das pessoas, os principais tipos de computadores já estão mais conhecidos pelo grande público, mas é fundamental entender as vantagens práticas de cada opção. “Antes de comprar computadores para a empresa, é importante que as escolhas sejam bem planejadas e que os produtos estejam de acordo com as necessidades daquele trabalho, evitando gastos a longo prazo com upgrades de componentes ou substituição de máquinas. Sendo assim, o passo inicial é conhecer as diferenças de cada modelo”, pontua Guercio.

Os desktops são os modelos mais tradicionais e conhecidos. Nele seus componentes essenciais, como placa-mãe, placa de vídeo, processador, memória RAM e HD ou SSD estão localizados dentro do gabinete, e uma de suas vantagens é a possibilidade de customização com peças de acordo com cada necessidade. “O desktop será a melhor escolha quando o perfil da empresa exige atualização frequente do sistema e do hardware, normalmente em busca de desempenho. Nessa categoria, é muito simples adicionar algum recurso específico como, por exemplo, uma placa de expansão. Além disso, são produtos que costumam ter excelente vida útil, dando mais segurança e economia ao usuário”. Para uso desse tipo de computador, é necessário adquirir acessórios e periféricos, como monitores, mouses, teclados, headsets e caixas de som.

Para quem precisa de mobilidade e praticidade, os notebooks são os modelos mais indicados. Além da facilidade de transporte, outro ponto de destaque é que esse tipo de produto não demanda muitos acessórios, dependendo apenas das preferências do usuário. “Atualmente, muitas empresas optaram pelo modelo de trabalho híbrido, e com isso a portabilidade e mobilidade são requisitos obrigatórios. Portanto, a escolha de um notebook acaba se tornando ideal para garantir a produtividade a partir de qualquer lugar”.

Já o all in one, também conhecido como “tudo em um”, é um híbrido entre desktop e notebook, pois tem boa parte de seus “acessórios” integrada ao monitor, sendo necessário apenas o uso adicional de um mouse e um teclado. Essa é uma opção especialmente atraente para profissionais que usam estações fixas de trabalho, mas que têm menos espaço e buscam versatilidade e organização. “O all in one oferece uma excelente relação custo-benefício por simplificar a instalação, se encaixar em pequenos espaços e ser mais econômico quando comparado com um desktop, por exemplo”.


Perfil de trabalho e impacto na produtividade 

Segundo Guercio, na tecnologia há diferentes formas de se entender o modelo ideal para uso diário, e a pesquisa das funcionalidades é o melhor guia para a chegar a uma boa escolha. “É difícil falar em ‘certo’ e ‘errado’. Normalmente, as empresas segmentam a força de trabalho pelos perfis e, a partir dos atributos mais importantes para cada função, determinam o equipamento mais adequado para seus colaboradores”. Todas as categorias de produtos têm prós e contras, então, é importante investir algum tempo na identificação das necessidades para definir qual deles tem mais sintonia com o perfil do profissional ou da empresa.

“Para trabalhos mais dinâmicos, a mobilidade é o fator decisivo e o notebook é um equipamento bem flexível e que pode acompanhar o usuário a reuniões externas ou até em viagens. Em contrapartida, apresenta telas menores que não são confortáveis para quem precisa trabalhar por muitas horas, criando conteúdos em planilhas ou mesmo em textos e apresentações. No escritório isso pode ser contornado com o uso de um monitor conectado ao equipamento, aproveitando também a opção de uso de teclados e mouses externos. Para quem precisa de altíssimo desempenho, as máquinas portáteis também costumam custar mais caro e são menos propícias a trocas de componentes internos”, pontua o especialista. 


Já para profissionais que possuem local de trabalho fixo, o all in one e o desktop são opções eficientes, resistentes e robustas, apesar de pouco ou quase nada portáteis. “O all in one se destaca por sua simplicidade ao incorporar todos os recursos e componentes fundamentais em um único lugar. Já o desktop, é mais flexível em capacidades, mas, exige configuração extra para instalação de acessórios, ocupa mais espaço na mesa do usuário e pode requerer uma solução de gestão de cabos para manter a estação de trabalho organizada”, destaca o executivo. “Vale lembrar que é uma tendência do mercado a adoção de “mini” desktops que são equipamentos menores e que ocupam menos espaços em relação aos modelos convencionais. Como principais vantagens dos desktops estão a possibilidade de se adotar processadores de alto desempenho e a boa capacidade de expansão futura, prolongando a vida útil do equipamento”.

A Positivo Tecnologia conta com um portifólio completo de equipamentos de cada uma dessas categorias, com diferentes modelos, possibilidades de configurações e atributos para diversas necessidades. “Na linha de notebooks alguns destaques são o Positivo Master N2240, que é um modelo simples e econômico, mas bastante resistente e adequado para tarefas comuns do dia a dia; o VAIO Pro PX, ideal para quem procura um design diferenciado, mais fino e leve, e com bom desempenho, e o Positivo Master N8440, que é um modelo robusto, com acabamento em alumínio e que oferece gerenciamento avançado através da tecnologia vPro Enterprise da Intel. Para quem busca um all in one, o Positivo Master A6200 tem tela de 21.5”, processadores Intel de 12ª geração e ajuste de altura como opcional para melhor ergonomia. Por fim, a linha de desktops é composta por máquinas tradicionais, como o Positivo Master D3400, e, para quem quiser apostar no mini desktops, uma boa escolha é o Positivo Master C6400, que oferece alto desempenho e baixo consumo de energia e espaço, ambos com processadores Intel de 12ª geração”.

Para conferir outros modelos acesse o site da marca clicando aqui.


SOBRE A POSITIVO:
A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e demais soluções para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, além de suporte técnico. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, PositivoSEG, VAIO, Compaq, Infinix, 2A.M e Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Informações adicionais podem ser obtidas em  www.positivotecnologia.com.br. Para saber as últimas notícias sobre a Positivo Tecnologia, visite Sala de Imprensa, assim como os perfis da Companhia no LinkedIn, Facebook e Instagram. 
Link
Notícias Relacionadas »