01/06/2022 às 16h58min - Atualizada em 02/06/2022 às 00h00min

Circuito Sesc de Jazz & Blues chega a Paraty

Circuito Sesc de Jazz & Blues surge da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival de jazz e blues da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Letícia Reitberger
Jimmy Burns - Divulgação
Programação terá o pianista cubano Roberto Fonseca, A Cor do Som e muito mais, em 14 shows gratuitos entre os dias 10 e 12 de junho
 
Paraty se prepara para um fim de semana especial, com apresentações de grandes nomes do jazz e blues nacional e internacional.  Sob a chancela do Sesc RJ, o primeiro Circuito Sesc de Jazz & Blues aporta na cidade histórica mais charmosa do litoral fluminense, para três dias ao som do melhor do jazz e blues. Artistas como o pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o vencedor do The Voice Brasil - Tony Gordon, A Cor Do Som (recentemente premiada com um Grammy Latino pelo álbum ‘Rosa’), a cantora de blues Taryn e muitos outros artistas integram o line-up do evento, que é totalmente gratuito e acontece em dois espaços: Palco Praça da Matriz e Palco Sesc.

A concepção do Circuito Sesc de Jazz & Blues - etapa Paraty privilegia o esplendor da natureza local, suas igrejas, as famosas ruas de pedras e suas construções do século passado. Serão 14 shows dentro de uma programação com horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir um repertório musical de excelência, sem perder qualquer atração do festival. 

O cubano Roberto Fonseca, que se apresentará no sábado (11) no Palco Matriz, fala da sua expectativa em relação ao show em Paraty: “Tocar no Circuito Sesc de Jazz & Blues me dá a chance de continuar conhecendo pessoas incríveis ao longo do caminho e esse processo é sempre mágico para mim. O público brasileiro tem muita sensibilidade e um enorme conhecimento cultural musical”, vibra o pianista.

As próximas etapas do Circuito Sesc de Jazz & Blues serão Rio das Ostras (16 a 19 de junho), Niterói (24 a 26 de junho) e Barra do Piraí (15 a 17 de julho).

PROGRAMAÇÃO: CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – PARATY – 10 a 12 junho 2022

Line-up do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora Americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), A Cor do Som, Banda do Síndico, As Mulheres do Blues, Tony Gordon, Márvio Ciribelli, Deanna Borgart & Big Joe Manfra Blues Band e a cantora de blues Taryn.

Palcos e Programação 

SEXTA – 10 DE JUNHO

PALCO MATRIZ - Shows a partir das 20h30
- Márvio Ciribelli
- Jimmy Burns
- Banda do Síndico

SÁBADO – 11 DE JUNHO

PALCO SESC - Shows: 14h30, 15h30h e 17h
- Banda Local
- Lorenzo Thompson 
- Ari Borger Trio

PALCO MATRIZ - Shows a partir das 20h30
- Roberto Fonseca
- Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band
- A Cor do Som

DOMINGO – 12 DE JUNHO
 
PALCO SESC - Shows: 14h30, 15h30h e 17h
- Banda Local
- Taryn & Trio
- Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band

PALCO MATRIZ - Shows a partir das 20h30
- As Mulheres do Blues
- Tony Gordon

Série de cinco grandes festivais iniciou em maio no balneário de Búzios
O Circuito Sesc de Jazz & Blues iniciou em Búzios com grande sucesso: “O público recebeu muito bem a programação musical que idealizamos para a abertura do Circuito. Foram três dias com shows lotados, artistas empolgadíssimos cantando literalmente no meio da multidão. O Rio de Janeiro é, de fato, a casa do jazz e do blues!”, comemora Stenio Mattos que é o produtor responsável pela organização do Circuito e idealizador do Rio das Ostras Jazz e Blues. Segundo Mattos, o evento pretende incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural das cidades, possibilitando a injeção de capital durante sua realização. Como exemplo, o Festival de Rio das Ostras que, de acordo com pesquisas realizadas pela FGV-RJ e SEBRAE, nas suas últimas seis edições, injetou cerca de R$ 9 milhões em média nos quatro dias de sua realização.

O evento vem confirmar a importância e a relevância do Sesc RJ no fomento da cultura nacional. Com este circuito, a instituição ajudará a fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas, gestores e as cadeias produtivas locais além de levar mais entretenimento e diversão para a sua população. 

Todas as etapas do Circuito terão como finalidade formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade, além de estimular a economia das cidades, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano. Vale destacar que o festival estará imbuído de difundir e implementar as metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU (ODS) já nesta edição de 2022.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

PRÓXIMAS ETAPAS DO CIRCUITO SESC DE JAZZ E BLUES
No feriado de 16 a 19 de junho é a vez de Rio das Ostras, que receberá o pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som – ganhadora do Grammy Latino 2021 pelo melhor disco de música instrumental, Blues Etílicos, Blues Beatles, a Banda Mulheres do Blues, Nelson Faria Jazz Quarteto, Márvio Ceribelli Quinteto, Tony Gordon, entre outros músicos. 

O circuito chega a Niterói nos dias 24, 25 e 26 de junho reunindo o pianista Roberto Fonseca, o trompetista Takuya Kuroda, a baixista Ida Nielsen, a americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), a banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende Jazz Quintet, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.
E fechando o Circuito Sesc de Jazz e Blues, a cidade de Barra do Piraí realiza o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Entre as atrações estão Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base além de diversas bandas locais.

RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES JÁ RECEBEU 1 MILHÃO DE PESSOAS
Embrião do que agora é um circuito por cinco cidades, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece há 17 anos, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição, durante os quatro dias de sua realização, incluindo turistas estrangeiros e pessoas de todo o país. Desde a sua criação, em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores. 
A programação paralela inclui, no Espaço Arthur Maia (antiga Casa do Jazz), shows de novas bandas de cidades do norte-fluminense e da Costa do Sol, com apresentações nos intervalos dos shows principais. O Festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos. 

Número de atrações, palcos e total de shows Circuito Sesc de Jazz & Blues - Rio das Ostras 2022: 
- 13 bandas principais, sendo 6 internacionais e 7 nacionais e 4 bandas da cidade de Rio das Ostras que se revezarão nos palcos de Costazul, Iriry e Boca da Barra;
- 3 bandas de novos talentos, músicos da região da Costa do Sol e Norte Fluminense que já estão na estrada a algum tempo querendo mostrar o seu novo trabalho. As apresentações serão no Palco da Praça de São Pedro;
- 9 bandas regionais que se apresentarão na Casa do Jazz (palco de Costazul) de quinta-feira a sábado.
Total de Shows – 31, sendo 22 pelos quatro palcos e nove no Espaço Arthur Maia. 

Line-up do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, Nelson Faria Quarteto, Márvio Ceribelli, Tony Gordon, entre outras atrações. 

CIRCUITO SESC DE JAZZ E BLUES – RIO DAS OSTRAS – 16 a 19 de junho 2022

Palcos e Programação 
DIA 16 – Quinta-Feira:  
Palco Lagoa de Iriry (blues) - início às 14h
Show – Ari Borger Trio

Palco Boca da Barra (Jazz) - início às 17h
Show – Takuya Kuroda (USA)

Palco de Costazul - Palco Principal - Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz) – Shows de bandas do Norte-Fluminense 
 Shows no palco Principal a partir das 20h30
- Cida Garcia
- Nelson Faria Quarteto – participação especial de Chico Chagas
- Hook Herrera Blues Band (USA) 
- As Mulheres do Blues
 
DIA 17 – Sexta-feira
Palco Novos Talentos - Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
Início às 11h15 – Robson Farah 
Palco Iriry (Blues) - Início às 14h – Show com Blues Beatles    
Palco Boca da Barra (jazz) – Início às 17h – Show Ida Nielsen & The FunkBots (Dinamarca)
Palco Costazul - Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz) e Shows no palco Principal a partir das 20h30
- Márvio Ciribelli 
- Takuya Kuroda  (USA)
- Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band (USA)
- Blues Etílicos
 
DIA 18 – Sábado:
Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
11h15 – Show da cantora de R.O. Micha Devellard 
 Palco Iriry - Show às 14h às 15h15 – Deanna Bogart & Big Joe Manfra Blues Band (USA)
 Palco Boca da Barra (Jazz) - Show às 17h às 18h15 – Hook Herrera Blues Band (USA)
 Palco Costazul - Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz) e Shows no palco Principal a partir das 20h30
- Tony Gordon
- Roberto Fonseca (Cuba)
- Ida Nielsen & The FunkBots (Dinamarca)
- A Cor Do Som
 
DIA 19 – Domingo:
Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
11h15 - Show da banda carioca Ska Jazz Favela 
Palco Iriry
14h – Tony Gordon & Banda Jamz - Jam Session de Soul/Jazz Music 
15h30min – A Cor Do Som 

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES - NITERÓI - 24 a 26 junho 2022

O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Niterói acontecerá a céu aberto nos dias 24, 25 e 26 de junho. Com um palco principal à beira mar na Praça do Rádio Amador (São Francisco), além de palcos secundários no Campo de São Bento (Icaraí), Horto do Fonseca (Fonseca) e Horto do Barreto (Barreto), nos seguintes dias e horários: 24 de junho das 19h às 23h, no dia 25 das 17h à 01h e no dia 26 das 17h às 24:00h.

Público estimado 40.000 nos 3 dias
Serão cerca de 20 shows em três dias de evento, além de oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota. O festival vai colaborar para aumentar a visibilidade nacional da cidade, visando torná-la como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro. 
 
Line-up do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), vencedora do Grammy Latino 2021de melhor disco de música instrumental - a lendária A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Blues Beatles entre outros.

CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BARRA DO PIRAÍ JAZZ & BLUES – 15 A 17 DE JULHO
New Orleans, um dos berços do Jazz, e as águas do Mississipi, berço do blues, irão desaguar em Barra do Piraí trazendo grandes talentos nacionais e internacionais, em apresentações imperdíveis numa das localidades mais charmosas do Vale do Café. Serão três dias para respirar e sentir intensamente o jazz, o blues e a música Instrumental.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Barra do Piraí reunirá alguns dos melhores nomes do jazz e blues: Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn & Trio, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base e bandas locais.

Público estimado: 12 mil pessoas nos três dias do festival
A concepção do festival se dará sobre o esplendor da natureza local, no belo distrito de Ipiabas, com programação em horários definidos e com uma estrutura de palco, restaurantes ao ar livre. Os shows de sexta à sábado acontecerão a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.

PALCO E PROGRAMAÇÃO: a partir das 20h
Todos os shows serão realizados em palco montado ao lado da centenária e histórica Estação de Ipiabas, estação de trem recém reformada

Dia 15 / 07 – sexta-feira
Shows a partir das 21h
Léo Gandelman
Blues Etílicos
Banda Base 
Banda do Síndico

Dia 16 / 07- sábado
Shows a partir das 20h
Banda Local 
Tony Gordon
Blues Beatles

Dia 17 / 07 – domingo
Shows a partir das 13h
Banda Local (Instrumental)
Taryn & Trio

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »