18/07/2023 às 12h02min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h00min

Bancos latino-americanos estão prontos para abraçar benefícios da nuvem e SaaS

Relatório do Gartner estima que indústrias gastarão US$ 195 milhões em serviços de aplicativos em nuvem (SaaS) em 2023

LIPR
Reprodução / Pixabay
O desejo de cortar custos e acelerar os projetos de transformação digital está levando mais bancos a migrar para o modelo Software-as-a-Service e para a infraestrutura em nuvem. Um relatório recente do Gartner estima que as indústrias gastarão US$ 195 milhões em serviços de aplicativos em nuvem (SaaS) em 2023, com os serviços financeiros definidos como os principais contribuintes para esse gasto geral estimado.

Embora essa seja uma tendência global, a valorização dos benefícios da nuvem é maior entre os bancos latino-americanos, de acordo com uma pesquisa feita pela Economist Intelligence Unit para a Temenos, que mostra que 82% dos executivos bancários na LATAM concordam que a nuvem os ajudará a alcançar suas principais prioridades de negócios, em comparação com 72% dos entrevistados globais.


“À medida que os bancos buscam impulsionar a eficiência escalável e acelerar a transformação digital, a adoção da nuvem pelo setor financeiro cresce”, comenta Alejandro Blanco, diretor regional de produtos comerciais e SaaS da Temenos. “A tendência da nuvem também está impulsionando a demanda por SaaS bancário, que oferece todos os benefícios da nuvem, mas significa que os bancos podem se concentrar na inovação perto do cliente, não no gerenciamento de sua tecnologia, em um serviço perene.”

“Para que os bancos permaneçam competitivos e em conformidade com os padrões regulatórios, são necessárias soluções especializadas, como mitigação de crimes financeiros e processamento de pagamentos”, explica Alejandro. “Provisionar essas soluções especializadas em um modelo auto-hospedado é caro e demorado para muitos bancos implementarem. Portanto, um número crescente está optando por consumir soluções financeiras como SaaS.”

Ele continua: “As soluções SaaS tinham uma reputação no setor de serviços financeiros por limitar os bancos a versões específicas do ambiente de nuvem e não permitir o controle dos bancos no gerenciamento, monitoramento e atualização de sua solução SaaS. No entanto, os serviços bancários em nuvem líderes do setor estão evoluindo para capacitar os clientes SaaS por meio da disponibilidade de ferramentas de autoatendimento para realizar o provisionamento, atualização e monitoramento do ambiente em nuvem, bem como capacitá-los a avaliar propostas de produtos recém-lançados.”

De acordo com Alejandro, uma maior confiança nas certificações e credenciamentos de segurança SaaS também significa que os bancos estão recorrendo a provedores de SaaS para realizar monitoramento de segurança proativo, como resposta e resolução de incidentes.

“Os bancos, como entidades regulamentadas, devem cumprir as normas e diretrizes regulatórias em relação aos serviços em nuvem que pretendem consumir”, afirma. “A opção de auto-hospedagem de soluções bancárias na nuvem pública significa que os bancos seriam responsáveis pelos controles de segurança e compliance, pelo alinhamento e implementação destes controles, e também pela configuração e execução do monitoramento de segurança; tudo isso é caro e complicado de realizar os ajustes e manter. Com a segurança aprimorada, o SaaS agora parece uma solução mais segura e econômica.”

As oportunidades e riscos associados ao ESG (Ambiental, Social e Governança) também estão se tornando cada vez mais relevantes para os bancos e são mais um motivo para recorrer à nuvem. “As emissões de carbono resultantes das infraestruturas de tecnologia de ponta a ponta dos bancos estão sob intenso escrutínio”, acrescenta Alejandro. “Isso também inclui o consumo de energia dos serviços de nuvem SaaS consumidos, deixando muitos bancos ansiosos para medir e reduzir sua pegada de carbono geral e atingir as metas definidas.

Alguns provedores de SaaS lançaram calculadoras de emissões de carbono para medir, melhorar e relatar as emissões de seus serviços, ajudando seus clientes de SaaS a atingir metas sustentáveis.”


Alejandro prevê que a adoção de SaaS no setor de serviços financeiros continuará a acelerar em 2023, à medida que mais bancos adotam uma abordagem estratégica para avançar em suas transformações digitais em escala e dentro do orçamento. Além disso, os provedores de SaaS também vão redobrar seus esforços com a introdução de novas ofertas, além de aprimorar as já existentes, acompanhando as tendências e com o claro objetivo de ampliar sua participação neste mercado.

Link
Notícias Relacionadas »