18/05/2023 às 14h59min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

O que é necessário para criar um ecossistema parceiro de sucesso?

Por Joana Moura, Diretora de IBM Ecosystem, América Latina

SALA DA NOTÍCIA Celeste Luz
https://www.ibm.com/partnerplus/pt-BR/
Divulgação IBM
As expectativas dos clientes estão evoluindo. Cada vez mais eles têm exigido soluções e serviços especializados, mais rápidos, mais eficientes e personalizados. Por isso, as necessidades dos clientes de hoje não podem ser atendidas por um único fornecedor. Esta é uma das razões pelas quais os parceiros no ecossistema vêm ganhando um papel cada vez mais importante. 
 
Estudos internos mostram que, por meio da cocriação com o ecossistema, é possível alcançar uma maior aceleração dos negócios e trazer soluções para o mercado quatro vezes mais rápido. No caso de empresas de tecnologia ou transformação digital, o trabalho com parceiros refere-se ao desenvolvimento de produtos ou serviços que ajudam a resolver os desafios dos clientes corporativos. 
 
Para impulsionar o potencial do ecossistema parceiro, estes são três pontos-chave: 
 
Programas para parceiros devem ser construídos com os parceiros 
O papel de uma parceria é mais importante do que nunca quando se trata de marketing, uma vez que permite que as soluções cheguem mais rapidamente dos clientes. Ouvir as necessidades dos parceiros e fornecer as ferramentas necessárias permite criar um programa customizado que atenda o que eles estão procurando em um parceiro estratégico. Seja qual for o tamanho ou localização de um parceiro, é importante que todos vivenciem um programa integrado que lhes permita avançar em sua rota de negócios.
 
Investimento no ecossistema parceiro não é apenas econômico 
Hoje, o ecossistema tornou-se uma das forças mais poderosas da tecnologia e um motor de crescimento para as empresas. Um estudo do IBM Institute for Business Value menciona que as empresas de tecnologia que investem no ecossistema podem alcançar um crescimento de 40% nas receitas. Não é novidade que, quando o ecossistema se posiciona como o centro da transformação, os resultados são surpreendentes. Em consonância com esse propósito, o investimento em seus conhecimentos, treinamentos, incentivos, recursos e em fornecer o suporte necessário, permite maximizar o potencial de suas capacidades comerciais para conquistar negócios com seus clientes. 

Parceiros valorizam transparência e simplicidade 
A transparência não é uma opção, é um imperativo nos negócios. Além disso, os parceiros estão em busca de uma experiência simplificada que lhes dê visibilidade e uma linha clara de seus lucros, a elegibilidade dos acordos e seus benefícios. Essas ações permitem uma mudança significativa na forma como trabalhamos com os parceiros, proporciona a eles um ambiente seguro e, por isso, os motiva a crescer e criar impulso para si mesmos e seus clientes.
 
A abordagem do ecossistema possibilita o acesso a recursos, tecnologias e competências que enriquecem as partes interessadas, permitindo que elas aproveitem sua criatividade e cocriem um valor comercial duradouro. A condução do ecossistema será cada vez mais necessária para que as empresas avancem em suas transformações. Portanto, agora é o momento de cruzar novas fronteiras com o ecossistema

Com base nestas 3 premissas, a IBM lançou no início do ano o IBM Partner Plus, um programa com incentivos competitivos, acesso a informações privilegiadas, suporte técnico e benefícios aprimorados, criado com parceiros para parceiros. Para saber mais, acesse aqui
Link
Notícias Relacionadas »