18/07/2023 às 10h45min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h00min

NEC vai treinar profissionais de segurança cibernética em países membros da ASEAN

O treinamento será exclusivo para funcionários do governo e de empresas de infraestrutura crítica

Marcos Dantas de Vasconcelos

A multinacional japonesa NEC foi contratada pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), para conduzir um treinamento em cibersegurança junto a profissionais dos países membros do AJCCBC (Japan Cybersecurity Capacity Building Centre), que fazem parte da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

A NEC, em colaboração com a NEC Tailândia e a NEC Asia Pacific, aplicará aos funcionários de governos e empresas de infraestrutura crítica, com sede em países membros da ASEAN, uma série de exercícios práticos de cibersegurança com o AJCCBC, incluindo medidas de recuperação contra os ataques cibernéticos e práticas de resposta a incidentes. Esses exercícios serão realizados quatro vezes em Bangkok, Tailândia, até dezembro de 2023. 

Além disso, novos treinamentos também serão disponibilizados para instrutores, com o objetivo de capacitá-los a conduzir exercícios locais de forma independente no futuro.

Nos últimos anos, as tecnologias e os métodos têm evoluído rapidamente e os danos causados por ataques cibernéticos têm se expandido em escala mundial. No entanto, há uma escassez global de profissionais de cibersegurança, tornando o desenvolvimento de recursos humanos e o fortalecimento da capacidade uma questão crucial.

Diante desse contexto, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão inaugurou o AJCCBC, em setembro de 2018, como parte do "Fundo de Integração Japão-ASEAN 2.0" - um projeto para desenvolver recursos humanos em cibersegurança nos países da região. A partir de 2023, que marca o 50º aniversário da Amizade e Cooperação ASEAN-Japão, a JICA começará a cooperar com a Secretaria da ASEAN a fim de fortalecer a operação do projeto e desenvolvê-lo ainda mais. 

A NEC tem fornecido ambientes de treinamento desde a abertura do AJCCBC e contribuído para o desenvolvimento de recursos humanos em cibersegurança nos países membros da ASEAN, realizando 24 exercícios até 2022. No futuro, a NEC continuará contribuindo em todo o mundo para o aprimoramento das capacidades de cibersegurança, por meio de exercícios de defesa cibernética e fornecimento de produtos e serviços, com foco nas agências governamentais e empresas de infraestrutura crítica.

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation estabeleceu-se como líder na integração de TI e tecnologias de rede enquanto promove a declaração de marca "Orquestrando um mundo mais brilhante". A NEC permite que empresas e comunidades se adaptem às rápidas mudanças que ocorrem tanto na sociedade quanto no mercado, pois fornece os valores sociais de segurança, proteção, justiça e eficiência para promover um mundo mais sustentável, onde todos têm a chance de atingir todo o seu potencial. Para obter mais informações, visite a NEC em https://www.nec.com .

 

Assessoria de imprensa da NEC:

A4&Holofote Comunicação

Marília Pontes – [email protected]
Telefone: +55-11-3897-4127 | 11 9 9930-4862

Marcos Vinícius Dantas – [email protected]
Telefone: +5-11 9 9930-4862


Link
Notícias Relacionadas »