18/07/2023 às 17h04min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h00min

ABREE e Prefeitura de Manaus realizam drive-thru de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo para reciclagem

Campanha será realizada no dia 22 de julho, com o intuito de preservar o meio ambiente por meio da conscientização da população

Redação
divulgação
A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e a Prefeitura de Manaus (AM) promovem a campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A iniciativa visa conscientizar e incentivar a população local a realizar a adequada disposição desses resíduos para reciclagem. No dia 22 de julho, das 10h às 17h, a ABREE disponibilizará um ponto de recebimento localizado no calçadão do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, para receber os produtos.

Durante a campanha, os manauaras terão a oportunidade de descartar uma ampla variedade de itens, desde fones de ouvido até geladeiras. Além disso, uma equipe da ABREE estará disponível no local para receber os objetos e esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao processo de reciclagem. Essa iniciativa tem como propósito receber os equipamentos que não estão mais em funcionamento ou se tornaram obsoletos em casas, oferecendo uma opção adequada para esses eletroeletrônicos e eletrodomésticos.


Com o intuito de assegurar o tratamento adequado dos resíduos coletados, a ABREE encaminhará os produtos para uma empresa de manufatura reversa. Essa parceria possibilita o devido processamento dos resíduos, permitindo sua reintegração à cadeia produtiva por meio de processos de reciclagem. Dessa maneira, é possível contribuir para a redução dos impactos ambientais negativos e promover a sustentabilidade.

"O correto descarte de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente, na conservação dos recursos naturais, na diminuição dos resíduos e no cumprimento das legislações. Através das campanhas, podemos colaborar com o avanço da logística reversa e contribuir para um futuro mais sustentável", explica Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

A ABREE, em colaboração com seus parceiros, conta com mais de 4 mil pontos de coleta em todo o país, abrangendo quase 1,3 mil municípios. Atualmente, apenas no estado do Amazonas, existem 28 pontos de coleta disponíveis. Essa ampla rede de locais possibilita que os cidadãos tenham opções convenientes para descartar seus dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira responsável ao longo do ano.
Como entidade gestora, a ABREE contribui para o cumprimento legal da destinação final adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, desempenhando um papel positivo no bem-estar do meio ambiente e da sociedade.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, tais como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para obter mais informações, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

SERVIÇO
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM MANAUS (AM)  
Data: 22 de julho
Horário: 10h às 17h
Local: no calçadão do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus
Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:  
  • Celulares
  • Fone de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar
  • Baterias
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Fogões
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Entre outros

Sobre a ABREE: 
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 184 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »