17/06/2022 às 18h34min - Atualizada em 18/06/2022 às 00h00min

TRIBU Saúde dá dicas de como manter a saúde física/mental e a qualidade de vida no retorno ao trabalho presencial/híbrido

Segundo a TRIBU, os impactos  podem ser combatidos com suporte psicológico, alimentação adequada, exercícios e sono tranquilo

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 

Nesse momento pós pandemia, com a vacinação e a queda nos índices de contaminação, muitas empresas já retornaram ou planejam retornar ao trabalho presencial, ou híbrido, e essa  mudança na rotina tem provocado ansiedade, estresse, medos e inseguranças, dificuldades para dormir, alterações na alimentação, no peso e na qualidade de vida.
 
Dados de uma pesquisa publicada no início de 2022 pela consultoria McKinsey mostram que o retorno ao trabalho presencial impactou negativamente a saúde mental de um terço das pessoas. Além de todas as medidas para evitar o contágio e assegurar a saúde física dos colaboradores, é essencial disponibilizar suporte psicológico à equipe.
 
Segundo Luiza Machado, psicóloga da TRIBU, é preciso entender que o retorno presencial exige readaptações em várias esferas, incluindo as questões emocionais. Mudanças no cotidiano podem desencadear ansiedade relacionada às expectativas (boas e ruins) criadas por cada trabalhador em relação ao retorno.
 
Também é importante compreender que o impacto emocional será diferente para cada um, a depender de vários fatores como: volta facultativa ou compulsória, se a pessoa conseguiu ou não adequar a rotina em relação à família como um todo ( crianças e outros dependentes),  se haverá flexibilidade e um retorno gradual, inclusive com tempo para estas adaptações.
 
O conforto emocional será proporcional à sensação que cada um tiver em relação às suas capacidades de lidar com os desafios do retorno. Por isso, é fundamental a auto-observação, rotinas de autocuidado, ajuda das redes de apoio (familiares e amigos) e o suporte das empresas com medidas institucionais concretas que facilitem um retorno gradual, cuidadoso e que leve em conta as particularidades de seus colaboradores.
 
Da mesma forma, como manter a alimentação saudável, a qualidade de vida no retorno ao trabalho presencial ou híbrido?
 
De acordo com Alessandra Zambom, nutricionista da TRIBU, o planejamento alimentar é fundamental para manutenção do peso e para evitar estresse desnecessário. Uma boa opção é levar suas refeições feitas em casa. Mas, com a impossibilidade de planejar e organizar suas próprias marmitas, é preciso fazer escolhas inteligentes nos restaurantes ou delivery. Se for comer fora, evite lanches ou fast foods, e escolha alimentos “de verdade”, como arroz, feijão, saladas e vegetais variados. Coma devagar e observe seu ponto de saciedade. Tenha um horário certo para os “lanchinhos”. Evite “beliscar” ou tomar muitos cafés com açúcar ao longo do dia. Leve frutas, castanhas, cenoura crua picadinha, milho verde, etc.
 
Também é importante se hidratar, tomando bastante água! Ajuda na hidratação na pele, no funcionamento intestinal, no metabolismo e na diminuição da percepção de fome, auxiliando assim na manutenção do peso saudável. Alimentação equilibrada aumenta a concentração e a produtividade.
 
Além dos cuidados com a  saúde mental e a alimentação, as práticas do retorno ao trabalho presencial/híbrido, devem ser complementadas com exercício físico e sono de qualidade, para que haja equilíbrio e uma vida saudável.
 
 
Segundo Juliana Gabriel, endocrinologista e fundadora da TRIBU, o retorno ao trabalho presencial pode fazer com que a quantidade de atividade diária seja menor. Quando estamos trabalhando de casa, pode ser mais fácil levantar regularmente para beber um copo de água, fazer um lanchinho ou mesmo se alongar (afinal, com a câmera fechada, ninguém do escritório está vendo!). Com a volta ao trabalho, a tendência de ficar muito tempo parado na mesma posição pode aumentar. E isso aumenta não apenas os riscos de lesões posturais, mas também reduz o nosso nível de atividade diária, e pode inclusive impactar negativamente no sono.


Por isso, não podemos esquecer que um corpo saudável está em movimento! Tentar fazer pausas ao longo da jornada de trabalho e buscar praticar atividade física regularmente, aumenta a expectativa de vida, diminui o risco de desenvolver doenças crônicas, melhora o humor, aumenta a força muscular, a densidade óssea e também a flexibilidade. Sem falar nos benefícios para a saúde mental e também para o sono!

 
 
Além disso, o estresse do retorno ao trabalho (aliado a piora da alimentação e ao aumento do sedentarismo) pode prejudicar de forma importante o sono. Sabemos que dormir com qualidade e em uma quantidade de horas suficiente para o organismo é fundamental, pois, durante o sono, o corpo humano trabalha para apoiar as funções cerebrais, eliminar toxinas, reparar tecidos, regular funções endócrinas e preparar o corpo para o dia seguinte. Em resumo, é aquele básico que funciona! E que, com certeza, proporcionará mais bem-estar e qualidade de vida!

Por isso, todas as profissionais da Tribu Saúde recomendam cuidar desse básico: sono, alimentação, atividade física e saúde emocional. Desta forma, o retorno ao trabalho será mais leve e muito mais saudável.

 
E você, está esperando o quê para colocar tudo isso em prática?
 
Sobre Luiza Machado
 
Psicóloga e Educadora formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Dependência Química pela UNIFESP e Gestão Pública em Saúde pela Santa Casa de São Paulo. Tenho formação em Educação Permanente em Saúde pela FIOCRUZ e mestrado pela UNICAMP, além de formação em Mediação de Conflitos pela Palas Athena. Atualmente fazendo pós-graduação em Psicanálise, linha teórica com a qual me identifico.
 
Acredito no cuidado em saúde mental com acolhimento, ética e conhecimento técnico sólido. Não creio em promessas de cuidado rápido, mágico e que sirva para qualquer pessoa. Vejo a psicoterapia como um processo artesanal, singular e muito pessoal, com objetivos de promover profundas mudanças na vida das pessoas.  
 
 Acredito também na necessidade de cuidar não apenas da doença mental, mas oferecer instrumentos para lidar com o sofrimento e as dificuldades emocionais cotidianas. Por último, entendo que promover saúde se faz em equipe, em rede, em tribu. Fazer parte da @tribu.saude é uma escolha baseada no entendimento de que o cuidado em saúde é complexo, envolve questões orgânicas, psíquicas, sociais e de escolhas alimentares. Não dá pra cuidar sozinho!
 
Instagram: @psico.luizamachado
CRP: 06/68344

 
Sobre Alessandra Zambom
 
Nutricionista, graduada pela Universidade Paulista, com especialização em Nutrição Clínica (UGF), Mestrado em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo (UNICAMP) e formação em Modulação Intestinal (IMP).
 
Acredito em cuidado diferente, integral, que abrange o ser humano como um todo, com acolhimento e respeito às suas necessidades, dificuldades e particularidades. Procuro trazer para a prática os conhecimentos científicos, ajudando cada paciente a compreender o seu tratamento e tornando fácil o caminho.
 
Estou muito feliz em fazer parte da @tribu.saude e estarmos juntos no propósito de ajudar as pessoas na saúde e bem estar, e formar um mundo mais saudável.
 
Instagram: @alessandrazambom_nutricionista
CRN3: 30092

 
 
Sobre a TRIBU
 
A endocrinologista Juliana Gabriel fundou a TRIBU (acrônimo de TRansformação através da metodologia Interdisciplinar de Base Unificada), uma plataforma de atendimento online, formada por uma equipe médica multiprofissional, com abordagem humanizada e soluções individualizadas. Saúde, educação e empreendedorismo harmonizados e voltados ao ser humano.
 
"O projeto TRIBU vem consolidar um trabalho que venho realizando nos últimos anos em conjunto com minha equipe e parceiros. É um trabalho de união, em prol da saúde e da educação, baseado na ética e na ciência, com atendimento 'artesanal'. Foi um longo caminho até a realização desse sonho, mas empreender em prol do ser humano tornou o processo incansável", explica Dra. Juliana Gabriel."
 
Tribu Saúde - formada por um coletivo de profissionais de saúde que, além de já fazerem parte da equipe de Juliana, têm em comum os valores e a forma diferenciada de atendimento - individualizada e  humanizada.
 
Tribu Educação - escola de cursos livres para profissionais de saúde, onde serão tratados temas atuais da prática de saúde, bem como questões polêmicas e relevantes, por profissionais capacitados, com embasamento científico, metodologia moderna e dinâmica. O objetivo é ensinar, desmistificar mitos e capacitar os alunos a exercerem suas profissões de forma ética, artesanal e humana, com base científica comprovada.

 
Sobre Juliana Gabriel
 
Médica Endocrinologista
 
Formação:
 
Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Especialização pela PUC-RJ/IEDE, Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (TEEM-SBEM) e Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica (CAAEP).
 
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Ciências pela UNICAMP
 
Atuação:
 
Professora Colaboradora e membro do grupo de pesquisa GIEDDS da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professora na Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic.
Médica Endocrinologista do Centro Infantil Boldrini
Fundadora da Empresa Ribeiro de Andrade Consultoria em Saúde, que é dividida em duas frentes: assistência à saúde e ensino.
Presta serviços de Consulta Médica Individual pessoalmente e por sua equipe.
Ministra Palestras e Treinamentos sobre Saúde, tanto para profissionais quanto para o público leigo e empresas.
Produção de conteúdo: textos em Blog e vídeos no Youtube, além  de ser colaboradora em diversas mídias e canais de comunicação.
Criadora do projeto "Endocrinologia para todos", um canal de Educação em Saúde, online e gratuito.
Fundadora da Tribu Saúde - clínica multiprofissional humanizada
Fundadora da Tribu Educação - escola de cursos livres para a área da saúde

 
CRM-SP 127584 / RQE 20007

Instagram: @dra.julianagabriel
@tribu.saude @tribu.education
@endocrinologiaparatodosoficial
@congressosaudetrans

 
Whatsapp Tribu (19) 99655-4787
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »