19/07/2023 às 18h15min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h00min

Referência em recuperação, Hospital Infantil Darcy Vargas recebe Comitê Paralímpico

Unidade foi uma das instituições escolhidas para a recuperação de jovens que podem ser recrutados para a Escola Paralímpica de Esportes

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/hospital-infantil-darcy-vargas-recebe-comite-paralimpico/

 

O Hospital Infantil Darcy Vargas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), recebeu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na última sexta-feira (14), para uma aula experimental com 41 pacientes da oncologia, nefrologia ou com Síndrome de Down. A unidade na capital paulista, especializada em atendimento pediátrico de alta complexidade, foi escolhida pelo CPB para ser uma das instituições de referência para a recuperação de jovens que podem ser recrutados para a Escola Paralímpica de Esportes.

Com o apoio da administração, da Comissão de Humanização do hospital e das famílias, a expectativa para a parceria é que muitas crianças possam ter a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida pela adesão ao tratamento. Segundo Tereza Cristina Sarmento, Presidente da Comissão de Humanização do hospital e Ouvidora do Hospital Darcy Vargas, “os desafios são muitos, mas estamos esperançosos porque o esporte, aliado à saúde, trabalha outras questões além das limitações físicas, em especial a autoestima, superando o medo e barreiras colocadas, muitas vezes, pela própria doença ou pela sociedade”.

O Hospital é referência em atendimento em diversas áreas, incluindo Oncologia, Hematologia, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, Urologia e Pediatria Geral. Em 2023, foram realizados mais de 49 mil atendimentos ambulatoriais e 2,7 mil internações hospitalares, mais de 330 mil atendimentos diagnósticos e terapêuticos, 13,3 mil atendimentos no Pronto-Socorro e 1,6 mil procedimentos cirúrgicos na unidade, incluindo 178 cirurgias de emergência.

O evento, realizado na brinquedoteca da oncologia do hospital, contou também com a colaboração das voluntárias da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer e da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas. Além das 41 crianças, os membros do CPB também visitaram no leito um paciente internado para tratamento nefrológico.

A aula experimental nasceu neste ano graças à cooperação do Governo de São Paulo com o CPB, que esperam reproduzir uma história de sucesso recente. Yasmin e Gabrielle Andrade Henrique, conhecidas como as gêmeas do Karatê, são pacientes do Darcy Vargas desde os cinco anos de idade, onde fizeram tratamento para asma. As gêmeas são as atuais campeãs sul-americanas, vencendo o campeonato disputado em abril deste ano em São Paulo. Elas competirão em agosto deste ano nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile.

Paralimpíada

A visita do Comitê Paralímpico coincide com a realização do Mundial Paralímpico de Atletismo, que ocorre em Paris. A cidade francesa sediará os Jogos da Paralimpíada em 2024 e o campeonato atual serve como ensaio geral para o grande espetáculo.

Para recrutar novos talentos, o CPB mantém contato com Centros de Reabilitação em todo o país, buscando pacientes entre os 18 e 35 anos de idade, e investe no projeto da Escola Paralímpica de Esportes, que atende crianças e jovens, dos 7 aos 17 anos de idade, que treinam para 13 modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

O CPB levará atletas paralímpicos brasileiros de 22 modalidades esportivas para os Jogos de Verão, que destaca a capacidade de pessoas com diferentes habilidades e limitações em competições e que estimula a cooperação entre as nações e a superação física dos participantes.

O post Referência em recuperação, Hospital Infantil Darcy Vargas recebe Comitê Paralímpico apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »