19/07/2023 às 20h49min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h00min

Cozinha Paulista oferece capacitação para pessoas interessadas em Pirassununga

São 100 vagas oferecidas para moradores da região, maiores de 16 anos. As inscrições estão abertas até 27 de julho.

L. Machado
Banco de Imagens
Já parou para pensar que aprender a cozinhar pode ser uma forma de empreender ou encontrar seu espaço no mercado de trabalho? Se você procura uma atividade profissional, o setor de gastronomia pode ser uma boa ideia.

A dica é se inscrever nas aulas do projeto Cozinha Paulista. Serão oferecidas 100 vagas em curso livre e gratuito e as inscrições estão abertas até 27 de julho para maiores de 16 anos, cujo perfil socioeconômico esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo projeto, sendo voltados para moradores da região de Pirassununga, interior do Estado de São Paulo.


“A ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o património imaterial do nosso país”, Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – um dos patrocinadores do evento – ressaltando a importância de “resgatar os saberes, oferecendo a oportunidade a uma população de baixo IDH”. No programa das aulas estão pratos da culinária tradicional paulista, como virado à paulista, pamonha, cuscuz paulista, feijão tropeiro, afogado, bolinho de chuva, farofa de içá.

O curso prepara o aluno com dois objetivos. O primeiro busca a inserção no mercado de trabalho nas funções iniciais em uma carreira na área da gastronomia. O segundo objetivo é preparar o aluno para empreender no setor, dando noções de precificação, passo-a-passo para a construção de um plano de negócios, entre outros conteúdos em parceria com o SEBRAE.

Além disso, aprender a cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.
As aulas terão início no dia 1º de agosto e terminam no dia 15 de dezembro. A carga horária total é de 196 horas e os alunos selecionados serão divididos em quatro turmas de 25 alunos que terão quatro encontros semanais de três horas cada, da seguinte maneira:
Turma 1: Segunda a quinta, das 7h às 10h.
Turma 2: Segunda a quinta, das 10h às 13h.
Turma 3: Segunda a quinta, das 14h00 às 17h00.
Turma 4: Segunda a quinta, das 18h00 às 21h.  


O projeto Cozinha Paulista foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a realização tem a assinatura do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com patrocínio da Companhia Müller de Bebidas e apoio da Prefeitura Municipal de Pirassununga. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 29 de julho de 2023 na página do Facebook/Instagram do projeto.

Sobre as inscrições

A inscrição gratuita pode ser feita na página eletrônica do projeto, e a seleção estará sob responsabilidade do Prof. Dr. Rodrigo  Stolf, coordenador pedagógico do projeto, com ampla experiência em educação na área de gastronomia. Entre os critérios de seleção serão observados perfil socioeconômico, idade e currículo. Link de inscrição: https://forms.gle/5ZkCoUmquWieQ8nQ9 . Caso o interessado não tenha acesso a internet, poderá se dirigir até o Fundo Social de Pirassununga, situado na Rua Treze de Maio, 2183. Centro – Pirassununga – SP.
Sobre a Quest  
 
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens. 

Ficha técnica

Cozinha Paulista
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocinador Companhia Müller. RealizaçãoISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. ApoioPrefeitura Municipal de Pirassununga
Dias de aula: 
Turma 1: Segunda a quinta, das 7h às 10h.
Turma 2: Segunda a quinta, das 10h às 13h.
Turma 3: Segunda a quinta, das 14h00 às 17h00.
Turma 4: Segunda a quinta, das 18h00 às 21h.  


Local: Fundo Social de Solidariedade – Rua Treze de Maio, 2183. Centro – Pirassununga – SP

Mais informações:

Telefone/WhatsApp (11) 99957-1817
www.facebook.com/cozinhapaulistasp
www.instagram.com/cozinhapaulistasp

E-mail: [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »