28/06/2022 às 17h31min - Atualizada em 28/06/2022 às 17h50min

Projeto de aprendizagem criativa ArteLab chega à rede pública de Guaratinguetá

Iniciativa da Evoluir com patrocínio da BASF propõe metodologia mão na massa para desenvolver habilidades e competências da garotada, com capacitação de educadores e utilização de material lúdico diferenciado

SALA DA NOTÍCIA Agência Fibra
Agencia Fibra
Projeto Artelab - Evoluir 

 

Potencializar a curiosidade natural de crianças e jovens é a proposta do projeto ArteLab, que estimula de maneira lúdica o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para o futuro, como pensamento crítico, protagonismo e criatividade. A iniciativa começa a ser implementada este mês em 22 escolas da rede pública de Guaratinguetá (SP).

A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da BASF e parceria da Secretaria Municipal de Educação, utiliza a Metodologia Ativa de Aprendizagem, moderno recurso de ensino que coloca o aluno como agente ativo de sua própria evolução pedagógica, com apoio de materiais originais e divertidos para a montagem de objetos experimentais. Até dezembro de 2022, cerca de 40 educadores do município serão capacitados para aplicar as atividades do programa em sala de aula.

“O ArteLab agrega novas tecnologias de aprendizagem que apoiam o desenvolvimento integral do aluno, com atividades em que as crianças de fato colocam a mão na massa. Além disso, elas são estimuladas a descobrir e aprender enquanto constroem seus projetos experimentais com a ajuda das T-Box, que são os kits distribuídos às escolas com itens como baterias, motor e chave philips, de dos kits de programação”, explica Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “Esse processo promove habilidades, competências e a formação de mentalidades curiosas, criativas e propositivas”.

Thaís destaca que o engajamento dos professores é um ponto fundamental para o sucesso da iniciativa. “Todos participarão de uma jornada formativa com carga horária de 26 horas, encontros presenciais e online e acompanhamento técnico dos profissionais da Evoluir ao longo de toda a realização do ArteLab, com suporte para a implementação das atividades e desafios aos estudantes”, aponta a coordenadora.

“A ideia é que se sintam seguros para aplicar todos os conceitos na prática e livres para criar outras oportunidades de fomentar essa cultura da experimentação, da tentativa e erro, da busca pelas alternativas, contribuindo para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, conclui.

É fato que o uso da tecnologia como instrumento de ensino carrega grandes possibilidades. Além de transformar o ambiente educacional mais atrativo, torna-se mais assertivo, facilitando e potencializando o aprendizado das crianças e jovens. “Por isso, apoiar a implementação deste projeto de aprendizagem criativa da Evoluir em Guaratinguetá é significativo para nós. Ele mostra que estamos avançando gradativamente com nossa estratégia de engajamento social, ampliando o impacto positivo da companhia ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios”, comenta Ivania Palmeira, Consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.

“A estratégia de engajamento social da BASF na América do Sul  prioriza contribuir para a educação científica e ambiental, proteção dos recursos naturais e da biodiversidade e para a empregabilidade, atuando em duas frentes: valor compartilhado, que possibilita a realização de iniciativas que impactam no desenvolvimento socioambiental  e ao mesmo tempo viabilizam negócios rentáveis; e, cidadania corporativa, que apoiam o  desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente”, explica Patrick Silva, diretor do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá.  Somente em 2021 a companhia patrocinou 38 projetos por meio de leis de incentivo fiscal (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina), que somaram investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

 

Participam desta edição do ArteLab em Guaratinguetá as escolas Alcina Soares Novaes - 5º e 6º ano, Aliete Ferreira Gonçalves - 5º e 6º ano, Ana Fausta de Moraes - 5º e 6º ano, André Freire - 5º e 6º ano, Antonio da Cruz Payão - 5º e 6º ano, Fernando Alencar Pinto - 5º ano, Francisca de Almeida Caloi - 5º ano, Dr. Guilherme E. F. Fernandes - 5º ano, Heloisa Helena R. Alves Sanches - 5º ano, João Mendes Filho - 5º ano, Elvira Maria Giannico - 5º ano, José Augusto Antunes do Amaral - 5º ano, José Benedito Galhardo - 5º e 6º ano, Luzia de Castro Mittidieri - 5º ano, Maria Aparecida Broca Meirelles - 5º e 6º ano, Maria Carmelita de Moraes - 5º ano, Ma. Conceição Freire Salles - 5º ano, Deosdete Mendes França Silva - 5º ano, Ma. Júlia Antunes do Amaral Moreira - 5º e 6º ano, Ramão Gomes Portão - 5º e 6º ano, Virgílio Rosas da Silva - 5º e 6º ano e Zezé Figueiredo - 5º ano.

 

Sobre o ArteLab

ArteLab é um projeto desenvolvido pela Evoluir que leva às escolas e organizações sociais uma metodologia de aprendizagem criativa e maker, apoiada no fazer lúdico e mão na massa.  Estimula o desenvolvimento de habilidades e competências e de mentalidades curiosas, criativas e propositivas. Seu conteúdo agrega conceitos do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) - metodologia de ensino norte-americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão – e a técnica CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Tudo alinhado às competência da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

 

As chamadas T-Box, distribuídas às escolas, trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia ArteLab – Experiência Criativa e a plataforma ArteLab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades. Também são entregues kits de programação, para apresentar a criançada ao mundo da tecnologia e estimular o desenvolvimento do pensamento computacional.

 

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »