28/06/2022 às 14h28min - Atualizada em 28/06/2022 às 18h10min

LGPD e proteção de dados: as pessoas não sabem o valor

Apenas 37% dos brasileiros conhecem “muito bem” ou “mais ou menos” a Lei Geral de Proteção de Dados

SALA DA NOTÍCIA Otávio Pepe - Diretor Brasil da Clever Global
Assessoria de Imprensa - Divulgação
Por Otávio Pepe*

O quanto a população brasileira está a par do que significa a segurança dos dados na Era Digital?

A conexão à internet pelo brasileiros, em média, acontece às 8h33 da manhã e se encerra às 22h13, segundo dados de cibersegurança NordVPN. O caminho para o entendimento da segurança de dados e da forma como a exposição digital interfere na vida das pessoas ainda é algo a se preocupar.

A previsão é de que até o final de 2026 o Brasil acumule, em média, 184,76 milhões de pessoas com pelo menos 16,18% de usuários conectados, 87,09% da população, afirma a mesma pesquisa.

Partindo desse ponto, a segurança digital é um tema que a sociedade precisa entender, pois já convivem com crimes que afetam pessoas e empresas. Em junho do ano passado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizou uma pesquisa que constatou que apenas 37% dos brasileiros conhecem “muito bem” ou “mais ou menos” a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma parcela pequena, se somarmos o número de usuários que compartilham seus dados na internet todos os dias.

Ainda observo a dificuldade das pessoas em ler, entender e aceitar, ou não, os termos de compartilhamento de dados. Somos diariamente contatados por empresas que nos encontram das maneiras mais inusitadas online, mas como é que eles conseguem informações tão precisas e privilegiadas? O ponto de atenção é que esses dados têm valor e, com o tempo, este valor só tende a aumentar.
 
O que tenho notado, na minha área de atuação e também como um usuário pessoal dos meios digitais, é que normalmente os dados são utilizados por empresas, muitas vezes do ramo varejista que vendem produtos ou serviços em grandes quantidades e que necessitam prospectar o máximo de clientes possíveis, aquele re-marketing, que seria a publicidade em diferentes meios de comunicação, para um mesmo público alvo, ou um nicho específico, saindo um pouco de moda.

Grandes empresas já perceberam que podem perder valor, quando insistem em um determinado potencial cliente, exagerando na publicidade e não dando ao usuário a opção de escolha.

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, vem se adequando e respeitando o sigilo e a confidencialidade dos dados dos seus clientes, investindo principalmente em experiência do cliente e agregando valor à marca, para que os próprios consumidores falem bem dela. Com a entrada em vigor da LGPD, e as multas já aplicadas pelos governos às grandes empresas, que não às respeitaram em diversos países do mundo, estamos progredindo, e muito, com a segurança de dados.

Como atuo diretamente na implementação de métodos e processos para a adequação à lei, é evidente que as empresas sabem o que estão fazendo, mas ainda faltam as pessoas entenderem a importância de estarem seguros quando atuam online. Dados tem um valor e a longo prazo essa premissa será cobrada.

*Otávio Pepe é diretor Brasil da Clever Global, empresa detentora da plataforma SerCAE, que integra de forma inteligente o controle de acesso, o controle de pagamento aos fornecedores e as auditorias com a Gestão Documental
Acesse:
Clever Global
http://clever-global.com

Sobre a Clever Global

A Clever Global minimiza os riscos associados à subcontratação de serviços por meio da Gestão de Fornecedores e Terceiros. A empresa espanhola, com o conceito SaaS (Software como Serviço), trabalha com plataforma online e app de gestão com foco nos fornecedores e em auditoria documental. No Brasil, desde 2012, é referência em auditoria de documentos de Saúde e Segurança do Trabalho em: Engenharia Civil – construção e obras de infraestrutura – energia renovável, distribuição de energia, mineração, indústrias, operação e manutenção de Usinas Hidroelétricas, Termo Elétricas, Barragens, Parques Eólicos ou Usinas Fotovoltaicas Solares. Para saber mais sobre os serviços visite: www.clever-global.com
 
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