29/06/2022 às 10h29min - Atualizada em 29/06/2022 às 19h00min

Como aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa

Especialista da Gofind dá dicas para implementar a estratégia

SALA DA NOTÍCIA Redação

No universo corporativo uma das melhores estratégias para a retenção e a nutrição de um bom relacionamento com os clientes é o Marketing de Relacionamento. Esta estratégia ajuda marcas a tornarem a fidelização de consumidores um objetivo estratégico na hora de reter ou ampliar os produtos e serviços que oferecem.

Isso acontece para que a relação entre as organizações e os seus clientes seja de proximidade e confiança mútua, seja numa relação B2B ou B2C. O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs e, até mesmo, influenciadores dos produtos e serviços prestados pela empresa. Para reforçar essa relação de proximidade, a empresa oferece benefícios para garantir a satisfação e o sucesso dos seus clientes.

Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência que conecta marcas e consumidores, elaborou dicas para ajudar a sua equipe a inserir um bom marketing de relacionamento nas rotinas da empresa. Confira:

Dicas de como aplicar o marketing de relacionamento

Conhecer bem os clientes

Identificar os seus clientes e manter o banco de dados cadastrais cada vez mais nutrido de informações é um trabalho básico, mas que muitas empresas subestimam.

Além disso, outra dica importante é realizar pesquisas de opinião com regularidade para ter certeza que você está cobrindo tudo que promete e se o consumidor não possui nenhum descontentamento recente.

Personalizar o atendimento

Crie abordagens personalizadas para os seus clientes, seja por categoria, segmento ou caso a caso. Nesta estratégia é importante conhecer bem os clientes e suas áreas de negócio para não padronizar demais a comunicação e acabar passando uma impressão errada.

Programas de fidelidade

Incentivar que os indivíduos comprem mais ou experimentem outros produtos e serviços que você oferece, ajuda a evoluir o relacionamento.

Além disso, programas como estes ajudam a criar um ciclo natural de compras, que permite que sua empresa não apenas venda mais, como também consiga novas chances de entender melhor o cliente, interagir com ele e cativá-lo.

Medir resultados

Toda estratégia precisa de metas, coleta e análise de resultados para identificar quais ações dão resultado ou não. No marketing de relacionamento existem algumas formas de acompanhar métricas de desempenho, seja da sua equipe ou de satisfação dos clientes.

Invista em pesquisas de satisfação, acompanhe métricas de abertura, cliques e visualizações de e-mails e crie uma forma de rankear os clientes de acordo com o seu engajamento.

Canais de comunicação

Muitos negócios erram por não ter um canal de comunicação adequado para receber reclamações ou responder às perguntas dos clientes. Em outros casos, o canal existe, mas não funciona da forma que deveria. É por esse motivo que um site como o Reclame Aqui tornou-se tão popular.

Faça com que os canais de comunicação da sua empresa sejam menos burocráticos e mais preparados para dialogar com o cliente de forma simplificada, ágil e atenciosa. Isso faz toda a diferença para um bom relacionamento.

Seguindo esses passos, a sua empresa poderá implementar uma boa estratégia de marketing de relacionamento, trazendo ganhos para os negócios, além de consumidores mais satisfeitos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »