29/06/2022 às 19h17min - Atualizada em 30/06/2022 às 00h00min

Unopar implementa sistema de captação e armazenagem sustentável de água da chuva

O reservatório de água da Unopar tem capacidade para armazenar 240 m3

SALA DA NOTÍCIA Unopar
Unopar
Divulgação
A escassez e uso eficiente de recursos hídricos e naturais é tema discutido nas principais pautas globais de sustentabilidade e faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Datas como o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, têm o objetivo de conscientizar e instruir a sociedade sobre o tema. Assim, a Unopar, diante da necessidade premente de se inserir no debate e de estar alinhada com ações de ESG (sigla usada para designar aspectos ambiental, social e de governança) implementou um reservatório, na unidade Piza, para captar e armazenar água das chuvas.

A operação, que teve início em novembro de 2021, está em pleno funcionamento e o reservatório foi inaugurado em período propício para poupar água, principalmente, tratada, já que no último ano, o país enfrentou a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos, devido à falta de chuvas. Isso colocou o país em alerta para um possível apagão, resultando na cobrança da mais alta taxa de energia elétrica, em um cenário onde era possível seguir o desafio de fazer parte da transformação por um mundo melhor, bem como demonstrar na prática que as ações executadas no ambiente micro podem gerar grandes impactos para toda a sociedade.

 “Disseminar iniciativas como a da Unopar faz com que outros grupos as utilizem ou percebam que é possível implementá-las e, assim, consigam aumentar os resultados e poupar os recursos naturais”, diz Frederico Lemes, diretor da Unopar Piza.

O sistema de captação de água de chuva da unidade Piza tem capacidade para reservar 240 m3. A água é utilizada na lavagem de áreas comuns do centro poliesportivo, dos laboratórios dos cursos de gastronomia e odontologia, além de mais quatro blocos da instituição. O investimento abrange R$ 68.457,00 para adaptar o reservatório e fazer o encanamento para distribuição.

“Um projeto de captação sustentável é altamente complexo, e demanda uma atuação interdisciplinar dos times. Porém, todo o investimento vale a pena, tendo em vista os frutos que iremos colher de uma ação tão propositiva como essa. O intuito é contribuir de forma eficiente com o meio ambiente e, consequentemente, com as pessoas que vivem nele”, reforça Hylton Olivieri, Diretor de Infraestrutura da Kroton, mantenedora da Unopar. 

A iniciativa na unidade é uma das frentes de ESG da Kroton, vertical B2C de ensino para jovens e adultos da holding Cogna Educação. Com forte atuação nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa, a companhia está assumindo o compromisso de implantação de pilotos do reuso de água, como esta implementada na Unopar Piza, além da coleta seletiva e eficiência energética, em algumas de suas unidades.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »