18/05/2023 às 13h17min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

Brasileiros fizeram 9,2% menos downloads de apps de compra em 2022, aponta estudo

Black Friday foi o período de maior queda nas instalações

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins
São Paulo, maio de 2022 – A RankMyApp - empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first - acaba de divulgar um estudo sobre como os brasileiros se comportaram em relação aos apps de e-commerce ao longo de 2022. E o resultado ajuda a entender por que datas como a Black Friday tiveram resultado abaixo do esperado pelo comércio: de acordo com dados da Play Store e da App Store, o ano passado registrou 19 milhões de instalações desses aplicativos, número 9,2% menor que 2021, quando o total foi de 21 milhões.

Na comparação entre os anos, cinco das sete principais datas do comércio nacional apresentaram queda considerável na quantidade de instalações de apps de e-commerce: Dia do Consumidor (-6,8%), Dia dos Pais (-22,9%), Dia das Crianças (-29,5%), Black Friday (-39,8%) e Natal (-26,4%). Apenas o Dia das Mães (17,1%) e o Dia dos Namorados (14,8%) tiveram alta.

“Ao contrário das expectativas do primeiro semestre, o cenário de instabilidade do mercado, a alta dos juros e o aumento da inflação impactaram também nos apps de e-commerce”, afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. “2022 foi um ano atípico, marcado por eventos dentro e fora do país, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, que elevou a inflação mundial, as eleições e a Copa do Mundo, o que impactou todos os setores”, acrescenta o executivo.

Engajamento
Considerando os dados de usuários da Play Store, o estudo da RankMyApp aponta que as verticais de “Artigos Esportivos” e “Móveis & Eletro” tiveram maior volume de usuários ativos por dia e por mês, enquanto “Saúde & Beleza” foi a vertical com maior Engajamento de usuários.
A análise apresenta ainda dados de engajamento separados por ano e categoria: em 2021, “Saúde & Beleza” aparece com 14,45% de Engajamento Médio, “Móveis & Eletro”,
12,58% e “Artigos Esportivos”, 10,94%; em 2022, o melhor índice seguiu com a categoria de “Saúde & Beleza”, com 13,46%, seguida por “Móveis & Eletro”, com 11,99%, e “Artigos Esportivos”, com 10,90%.

Ratings e Reviews
Os dados da RankMyApp analisam ainda os Ratings (classificação) e Reviews (comentários), métricas que impactam na decisão do usuário de fazer ou não um download. Considerando dados da Play Store e da App Store, o número de Reviews caiu 35,6% no período de 2021 a 2022, passando de 104 mil para 67 mil. A média diária passou de 285 para 184 reviews.

Em relação a Ratings, o ano de 2021 obteve média geral de 4,45, de 5 pontos totais, enquanto no ano de 2022 a média caiu para 3,41.

Dados no período de 2018 a 2022
O novo estudo da RankMyApp apresenta ainda dados importantes sobre a evolução dos apps de e-commerce no período de 2018 a 2022:

Evolução no número de downloads de apps de e-commerce
- 2018: 6 milhões
- 2019: 12 milhões
- 2020: 40 milhões
- 2021: 21 milhões
- 2022: 19 milhões

Destaques sobre instalações
- 2018: os meses com maior número de downloads foram janeiro (queima de estoque do fim do ano anterior), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal e Ano-Novo);
- 2019: aumento de 20% em relação a 2019, já que a economia brasileira demonstrava sinais de recuperação pós-crise de 2014. O maior número de downloads foi presenciado em janeiro, novembro e dezembro, sendo novembro o mês com maior número de instalações da série histórica (exceção feita aos meses de 2020)
- 2020: alta de 104% em relação ao ano anterior, sendo maio, junho e julho os meses com mais instalações, impulsionados pelos efeitos da pandemia e do isolamento social;
- 2021: queda de 40% em relação a 2020, porém alta de 21% em relação a 2019, sendo os meses com maior número de downloads março (Dia do Consumidor), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday);
- 2022: Houve queda de 9,2% em relação a 2021, com ênfase no 2º semestre. Um conjunto de fatores podem explicar: eleições, copa e alta inflação mundial.

Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)

Dia do Consumidor (março)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    220,2 mil    341,9 mil    1,75 mi    1,46 mi    1,22 mi    4,99 mi
Artigos Esportivos    68,2 mil    118,4 mil    399,9 mil    216,1 mil    288 mil    1,09 mi
Saúde & Beleza    113,6 mil    109,2 mil    141,3 mil    154,7 mil    199,2 mil    718 mil
TOTAL    1,82 mi    1,87 mi    3,33 mi    2,86 mi    2,67 mi    12,5 mi

Dia das Mães (maio)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    220,7 mil    442,7 mil    3,8 mi    1,22 mi    1,37 mi    7,05 mi
Artigos Esportivos    68,5 mil    164,6 mil    964,8 mil    212,7 mil    304,2 mil    1,71 mi
Saúde & Beleza    84,1 mil    76,4 mil    235,4 mil    163 mil    195,2 mil    754,1 mil
TOTAL    1,6 mi    1,92 mi    6,47 mi    2,58 mi    2,73 mi    15,3 mi

Dia dos Namorados (junho)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    205,7 mil    395,4 mil    4,11 mi    1,13 mi    1,24 mi    7,08 mi
Artigos Esportivos    66 mil    143,6 mil    968,7 mil    204,2 mil    306,5 mil    1,69 mi
Saúde & Beleza    75,9 mil    70,3 mil    178,4 mil    168,6 mil    176,9 mil    670,1 mil
TOTAL    1,56 mi    1,78 mi    6,69 mi    2,43 mi    2,51 mi    14,97 mi

Dia dos Pais (agosto)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    295,1 mil    467,9 mil    3,17 mi    1,49 mi    1,09 mi    6,51 mi
Artigos Esportivos    70,4 mil    153,6 mil    775,8 mil    279,3 mil    257,1 mil    1,53 mi
Saúde & Beleza    98,8 mil    92,3 mil    148,3 mil    179,4 mil    147 mil    665,8 mil
TOTAL    1,76 mi    1,92 mi    5,36 mi    2,89 mi    1,50 mi    13,43 mi

Dia das Crianças (outubro)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    409,6 mil    698,8 mil    1,71 mi    1,34 mi    982 mil    5,14 mi
Artigos Esportivos    72,9 mil    159,5 mil    378,7 mil    328,5 mil    195,5 mil    1,13 mi
Saúde & Beleza    81,4 mil    94,4 mil    137,7 mil    161,3 mil    116,2    591 mil
TOTAL    1,88 mi    2,05 mi    3,27 mi    2,73 mi    1,30 mi    11,23 mi

Black Friday (novembro)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    984,2 mil    2,58 mi    2,47 mi    848,2 mil    1,10 mi    7,98 mi
Artigos Esportivos    140,1 mil    324,9 mil    432,9 mil    347,3 mil    239,5 mil    1,48 mi
Saúde & Beleza    144,7 mil    228,3 mil    238,4 mil    274,7 mil    127 mil    1,01 mi
TOTAL    2,55 mi    4,2 mi    4,15 mi    3,3 mi    1,46 mi    15,66 mi


Natal (dezembro)

2018    2019    2020    2021    2022    TOTAL
Móveis & Eletro    451,3 mil    1,68 mi    1,19 mi    1,29 mi    1,05 mi    5,66 mi
Artigos Esportivos    159 mil    339,4 mil    247,5 mil    331,1 mil    210 mil    1,28 mi
Saúde & Beleza    49,7 mil    105,4 mil    159,1 mil    209,1 mil    89 mil    612,3 mil
TOTAL    1,93 mi    3,22 mi    2,63 mi    2,62 mi    1,35 mi    11,75 mi

Confira aqui o estudo completo!

Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.
 
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