São Paulo, maio de 2022 – A RankMyApp - empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first - acaba de divulgar um estudo sobre como os brasileiros se comportaram em relação aos apps de e-commerce ao longo de 2022. E o resultado ajuda a entender por que datas como a Black Friday tiveram resultado abaixo do esperado pelo comércio: de acordo com dados da Play Store e da App Store, o ano passado registrou 19 milhões de instalações desses aplicativos, número 9,2% menor que 2021, quando o total foi de 21 milhões.
Na comparação entre os anos, cinco das sete principais datas do comércio nacional apresentaram queda considerável na quantidade de instalações de apps de e-commerce: Dia do Consumidor (-6,8%), Dia dos Pais (-22,9%), Dia das Crianças (-29,5%), Black Friday (-39,8%) e Natal (-26,4%). Apenas o Dia das Mães (17,1%) e o Dia dos Namorados (14,8%) tiveram alta.
“Ao contrário das expectativas do primeiro semestre, o cenário de instabilidade do mercado, a alta dos juros e o aumento da inflação impactaram também nos apps de e-commerce”, afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. “2022 foi um ano atípico, marcado por eventos dentro e fora do país, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, que elevou a inflação mundial, as eleições e a Copa do Mundo, o que impactou todos os setores”, acrescenta o executivo.
Engajamento
Considerando os dados de usuários da Play Store, o estudo da RankMyApp aponta que as verticais de “Artigos Esportivos” e “Móveis & Eletro” tiveram maior volume de usuários ativos por dia e por mês, enquanto “Saúde & Beleza” foi a vertical com maior Engajamento de usuários.
A análise apresenta ainda dados de engajamento separados por ano e categoria: em 2021, “Saúde & Beleza” aparece com 14,45% de Engajamento Médio, “Móveis & Eletro”,
12,58% e “Artigos Esportivos”, 10,94%; em 2022, o melhor índice seguiu com a categoria de “Saúde & Beleza”, com 13,46%, seguida por “Móveis & Eletro”, com 11,99%, e “Artigos Esportivos”, com 10,90%.
Ratings e Reviews
Os dados da RankMyApp analisam ainda os Ratings (classificação) e Reviews (comentários), métricas que impactam na decisão do usuário de fazer ou não um download. Considerando dados da Play Store e da App Store, o número de Reviews caiu 35,6% no período de 2021 a 2022, passando de 104 mil para 67 mil. A média diária passou de 285 para 184 reviews.
Em relação a Ratings, o ano de 2021 obteve média geral de 4,45, de 5 pontos totais, enquanto no ano de 2022 a média caiu para 3,41.
Dados no período de 2018 a 2022
O novo estudo da RankMyApp apresenta ainda dados importantes sobre a evolução dos apps de e-commerce no período de 2018 a 2022:
Evolução no número de downloads de apps de e-commerce
- 2018: 6 milhões
- 2019: 12 milhões
- 2020: 40 milhões
- 2021: 21 milhões
- 2022: 19 milhões
Destaques sobre instalações
- 2018: os meses com maior número de downloads foram janeiro (queima de estoque do fim do ano anterior), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal e Ano-Novo);
- 2019: aumento de 20% em relação a 2019, já que a economia brasileira demonstrava sinais de recuperação pós-crise de 2014. O maior número de downloads foi presenciado em janeiro, novembro e dezembro, sendo novembro o mês com maior número de instalações da série histórica (exceção feita aos meses de 2020)
- 2020: alta de 104% em relação ao ano anterior, sendo maio, junho e julho os meses com mais instalações, impulsionados pelos efeitos da pandemia e do isolamento social;
- 2021: queda de 40% em relação a 2020, porém alta de 21% em relação a 2019, sendo os meses com maior número de downloads março (Dia do Consumidor), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday);
- 2022: Houve queda de 9,2% em relação a 2021, com ênfase no 2º semestre. Um conjunto de fatores podem explicar: eleições, copa e alta inflação mundial.
Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)
Dia do Consumidor (março)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 220,2 mil 341,9 mil 1,75 mi 1,46 mi 1,22 mi 4,99 mi
Artigos Esportivos 68,2 mil 118,4 mil 399,9 mil 216,1 mil 288 mil 1,09 mi
Saúde & Beleza 113,6 mil 109,2 mil 141,3 mil 154,7 mil 199,2 mil 718 mil
TOTAL 1,82 mi 1,87 mi 3,33 mi 2,86 mi 2,67 mi 12,5 mi
Dia das Mães (maio)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 220,7 mil 442,7 mil 3,8 mi 1,22 mi 1,37 mi 7,05 mi
Artigos Esportivos 68,5 mil 164,6 mil 964,8 mil 212,7 mil 304,2 mil 1,71 mi
Saúde & Beleza 84,1 mil 76,4 mil 235,4 mil 163 mil 195,2 mil 754,1 mil
TOTAL 1,6 mi 1,92 mi 6,47 mi 2,58 mi 2,73 mi 15,3 mi
Dia dos Namorados (junho)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 205,7 mil 395,4 mil 4,11 mi 1,13 mi 1,24 mi 7,08 mi
Artigos Esportivos 66 mil 143,6 mil 968,7 mil 204,2 mil 306,5 mil 1,69 mi
Saúde & Beleza 75,9 mil 70,3 mil 178,4 mil 168,6 mil 176,9 mil 670,1 mil
TOTAL 1,56 mi 1,78 mi 6,69 mi 2,43 mi 2,51 mi 14,97 mi
Dia dos Pais (agosto)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 295,1 mil 467,9 mil 3,17 mi 1,49 mi 1,09 mi 6,51 mi
Artigos Esportivos 70,4 mil 153,6 mil 775,8 mil 279,3 mil 257,1 mil 1,53 mi
Saúde & Beleza 98,8 mil 92,3 mil 148,3 mil 179,4 mil 147 mil 665,8 mil
TOTAL 1,76 mi 1,92 mi 5,36 mi 2,89 mi 1,50 mi 13,43 mi
Dia das Crianças (outubro)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 409,6 mil 698,8 mil 1,71 mi 1,34 mi 982 mil 5,14 mi
Artigos Esportivos 72,9 mil 159,5 mil 378,7 mil 328,5 mil 195,5 mil 1,13 mi
Saúde & Beleza 81,4 mil 94,4 mil 137,7 mil 161,3 mil 116,2 591 mil
TOTAL 1,88 mi 2,05 mi 3,27 mi 2,73 mi 1,30 mi 11,23 mi
Black Friday (novembro)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 984,2 mil 2,58 mi 2,47 mi 848,2 mil 1,10 mi 7,98 mi
Artigos Esportivos 140,1 mil 324,9 mil 432,9 mil 347,3 mil 239,5 mil 1,48 mi
Saúde & Beleza 144,7 mil 228,3 mil 238,4 mil 274,7 mil 127 mil 1,01 mi
TOTAL 2,55 mi 4,2 mi 4,15 mi 3,3 mi 1,46 mi 15,66 mi
Natal (dezembro)
2018 2019 2020 2021 2022 TOTAL
Móveis & Eletro 451,3 mil 1,68 mi 1,19 mi 1,29 mi 1,05 mi 5,66 mi
Artigos Esportivos 159 mil 339,4 mil 247,5 mil 331,1 mil 210 mil 1,28 mi
Saúde & Beleza 49,7 mil 105,4 mil 159,1 mil 209,1 mil 89 mil 612,3 mil
TOTAL 1,93 mi 3,22 mi 2,63 mi 2,62 mi 1,35 mi 11,75 mi
Confira aqui o estudo completo!
Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.